Pré-Vestibular(Poliedro) Soma de senos cujos arcos estão em P.A. Tópico resolvido

Poste aqui problemas de Vestibulares. Informe a fonte, o ano e o assunto. Exemplo: (FUVEST - 2008) Logaritmos.
Avatar do usuário
anastacialina
1 - Trainee
Mensagens: 446
Registrado em: 26 Abr 2020, 14:22
Última visita: 03-11-22
Ago 2020 01 09:32

(Poliedro) Soma de senos cujos arcos estão em P.A.

Mensagem não lida por anastacialina »

Oi, gente? Tudo bem? Poderiam me ajudar nesse exercício. Achei-o meio estranho para o que eu estou estuando. Mas como ele apresentou a fórmula e a demonstração, eu resolvi tentar. Todavia ainda eu caio em um número muito feio de trabalhar com a caneta. "Já sei, vou recorrer ao oráculo: WolframAlpha". Ainda sim o resultado é diferente. Agora não sei se estou cometendo algum erro, ou se o exercício é bugado. Vou deixar a dedução da fórmula em imagem; me perdoem, mas é MUITA coisa para digitar. Ah... o exercício diz apenas para verificar a igualdade, mas convenhamos que de todas a vezes que o livro (Poliedro, Matemática 3) trouxe esse tipo de exercíco a igualdade era verdadeira. Ele queria apenas nos fazer provar isso. Pode ser que dessa vez a igualdade seja falsa. Mas que estranho é... estranho é!

Imagem do dedução:
78.png
78.png (238.08 KiB) Exibido 2319 vezes
Resposta dada pelo WolframAlpha: somatório de senos
Poliedro — Demonstre as fórmulas da soma de senos de arcos em progressão aritmética e soma de cossenos de arcos também em progressão aritmética. Observe:
[tex3]\mathrm{\sen(a_1) + \sen(a_2) + \dots + \sen(a_n) = \frac{\sen \left( \frac{a_1 + a_n}{2} \right) \cdot \sen \left( \frac{nr}{2} \right)}{\sen \left( \frac{r}{2} \right)}}[/tex3]
[tex3]\mathrm{\cos(a_1) + \cos(a_2) + \dots + \cos(a_n) = \frac{\cos \left( \frac{a_1 + a_n}{2} \right) \cdot \sen \left( \frac{nr}{2} \right)}{\sen \left( \frac{r}{2} \right)}}[/tex3]
Verifique agora a igualdade: [tex3]\mathrm{\sen(1 \degree) + \sen(2 \degree) + \dots + \sen(179 \degree) + \sen(180 \degree) = \cotg(30 \degree)}[/tex3]
Como se trata de uma questão com muitos detalhes no quesito digitação, aqui vai ela em forma de imagem na possibilidade de eu ter digitado algo errado:
79.png
79.png (104.26 KiB) Exibido 2319 vezes

Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!
Avatar do usuário
A13235378
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 870
Registrado em: 12 Mai 2020, 13:50
Última visita: 23-07-21
Agradeceram: 2 vezes
Ago 2020 01 10:11

Re: (Poliedro) Soma de senos cujos arcos estão em P.A.

Mensagem não lida por A13235378 »

Olá:

Se você aplicar a fórmula direto:

[tex3]\frac{sen90sen(\frac{181}{2})}{sen\frac{1}{2}}[/tex3]

[tex3]\frac{sen(\frac{181}{2})}{sen\frac{1}{2}}[/tex3]

O angulo [tex3]\frac{181}{2}[/tex3] é complementar do angulo ([tex3]\frac{-1}{2}[/tex3] )

Assim o sen de 181/2 é igual ao cosseno do angulo (-1/2)

Cos é funçao par , assim cos(-1/2) = cos(1/2)

A expressao final fica como [tex3]\frac{cos(1/2)}{sen(1/2)}[/tex3] = cotg(1/2)

Usando a calculadora, voce vai encontrar o mesmo resultado do wolfram

"O que sabemos é uma gota , o que ignoramos é um oceano." Isaac Newton
Avatar do usuário
FelipeMartin
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2269
Registrado em: 04 Jul 2020, 10:47
Última visita: 13-06-24
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 28 vezes
Ago 2020 01 10:13

Re: (Poliedro) Soma de senos cujos arcos estão em P.A.

Mensagem não lida por FelipeMartin »

EDIT: de fato a cotangente é de 0.5º, não de 30º

existe uma demonstração, inclusive aqui no fórum dessas fórmulas de soma de senos e cossenos em P.A: viewtopic.php?f=28&t=19744

Eu prefiro a usada pelo wolframalpha pois ela é mais geral e permite resolver somas de potências de senos:
[tex3]\sum_{k=1}^n \sen^3(2k)[/tex3] por exemplo.
O que o wolframalpha fez, de forma discreta, foi usar uma identidade que você eventualmente vai ter que decorar que é a fórmula de Euler:
[tex3]e^{ix} = \cos x + i \sen x \implies \cos (x) = \frac{e^{ix} + e^{-ix}}2[/tex3]
repare que a soma de senos ou cossenos ou mesmo potências deles se reduzem a somas de exponenciais (se os ângulos estão em P.A as exponenciais estarão em P.G e a soma da P.G é fácil)
[tex3]\sum_{k=1}^n \cos (a_k) = \frac12 (\sum_{k=1}^n e^{ia_k} + \sum_{k=1}^{n} e^{-ia_k}) = \frac12(e^{ia_1}(\frac{e^{inr}-1}{e^{ir}-1}) + e^{-ia_1}(\frac{e^{-inr}-1}{e^{-ir}-1}))[/tex3]
e ai teria que simplificar de volta essa expressão usando [tex3]e^{ix} = \cos (x) + i \sen(x)[/tex3] dá um trabalho de fazer contas, mas evita ter que ter a visão.
Editado pela última vez por FelipeMartin em 01 Ago 2020, 12:41, em um total de 4 vezes.
φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.
Avatar do usuário
anastacialina
1 - Trainee
Mensagens: 446
Registrado em: 26 Abr 2020, 14:22
Última visita: 03-11-22
Ago 2020 01 11:38

Re: (Poliedro) Soma de senos cujos arcos estão em P.A.

Mensagem não lida por anastacialina »

A13235378, muito obrigado. Eu pensei que daria uma simplificação marota e do "nada" nós chegaríamos na cotg(30º). Mas a o resultado foi mesmo a cotg(1/2º). Muito obrigado. E eu sonhando com a raiz de 3. LOL. ♥♥♥

FelipeMartin, muito obrigado. Então de fato a igualdade não se confirma. Estranho, primeiro exercício desse livro onde a igual não se confirma, mas ainda sim penso ser algum erro de digitação. Já vi acontecer alguma vezes. Acho estranho também esse tipo de exercício que envolva complexos na demonstração da propriedade (demonstração que eu upei). Eu não vi complexos ainda, nem P.A e P.G. LOL. Gente, qual é a desse livro? Há sempre um exercício ou outro que eu tenho que assistir uma aula aqui ou ali pra resolver (e olha que essa eu nem resolvi), dado que não me foi apresendado aquele conteúdo no livro ainda. Mas tá bom, né? Ainda bem que esse fórum existe! O que seria de mim? LOL.

FelipeMartin, infelizmente eu não entendi a tal "fórmula de Euler". Pois como eu disse, não vi complexos ainda. Mas por favor, mesmo que seja alguma conteúdo avançado que tenha possibilidade de eu não ter visto ainda, não deixe de comentar. Eu certamente irei estudar complexos (tipo... uns poucos capítulos daquele que estou), e então voltarei aqui para entender. Juro, eu guardo vários links aqui do fórum. "Um dia eu responderei essa questão". "Um dia entenderei esse teorema".
Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!
Avatar do usuário
Jvrextrue13
1 - Trainee
Mensagens: 77
Registrado em: 18 Jul 2020, 16:58
Última visita: 09-06-21
Ago 2020 01 12:31

Re: (Poliedro) Soma de senos cujos arcos estão em P.A.

Mensagem não lida por Jvrextrue13 »

FelipeMartin escreveu: 01 Ago 2020, 10:13
O que o wolframalpha fez, de forma discreta, foi usar uma identidade que você eventualmente vai ter que decorar que é a fórmula de Euler:
[tex3]e^{ix} = \cos x + i \sen x \implies \sen (x) = \frac{e^{ix} + e^{-ix}}2[/tex3]
Essa parte, acho que isso seria o cos(x), não?

o sen(x) seria :
[tex3]sen(x)=\frac{e^{ix}-e^{-ix}}{2i}[/tex3]

Eu acho kkkk, posso estar ficando louco.
Ensinar/ajudar é uma das melhores formas de fixar o que já foi estudado :D
Avatar do usuário
FelipeMartin
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2269
Registrado em: 04 Jul 2020, 10:47
Última visita: 13-06-24
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 28 vezes
Ago 2020 01 12:36

Re: (Poliedro) Soma de senos cujos arcos estão em P.A.

Mensagem não lida por FelipeMartin »

Jvrextrue13, corretíssimo. Obrigado pelo aviso.

φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Resp.
    Exibições
    Últ. msg

Voltar para “Pré-Vestibular”