Química GeralMudanças de estado da matéria Tópico resolvido

Avatar do usuário
K1llua
sênior
Mensagens: 46
Registrado em: 22 Jan 2024, 19:41
Última visita: 21-05-24
Mai 2024 20 15:59

Mudanças de estado da matéria

Mensagem não lida por K1llua »

(UNESP-SP) À pressão ambiente, o iodo tem pontos de fusão e de ebulição superiores a 100°C. Um estudante colocou iodo sólido em um frasco limpo, que foi hermeticamente fechado.
O frasco ficou em absoluto repouso à temperatura ambiente. Após algum tempo, notou -se a formação de cristais de iodo na tampa do frasco devido à:

a) pressão osmótica do iodo.
b) sublimação do iodo.
c) fusão do iodo.
d) decomposição do iodo.
e) alta reatividade química do iodo.
Resposta

Gabarito
Letra b
A minha dúvida é a seguinte: Como é possível ocorrer a sublimação do iodo a temperatura ambiente, se a pressão ambiente o iodo tem pontos de fusão e ebulição superiores a 100°C?

Avatar do usuário
Jigsaw
5 - Mestre
Mensagens: 2170
Registrado em: 15 Nov 2018, 22:45
Última visita: 02-06-24
Agradeceu: 599 vezes
Agradeceram: 553 vezes
Mai 2024 20 19:57

Re: Mudanças de estado da matéria

Mensagem não lida por Jigsaw »

K1llua escreveu: 20 Mai 2024, 15:59 (UNESP-SP) À pressão ambiente, o iodo tem
pontos de fusão e de ebulição superiores a
100°C. Um estudante colocou iodo sólido em um frasco limpo, que foi hermeticamente fechado.
O frasco ficou em absoluto repouso à
temperatura ambiente. Após algum tempo,
notou -se a formação de cristais de iodo na
tampa do frasco devido à:
a) pressão osmótica do iodo.
b) sublimação do iodo.
c) fusão do iodo.
d) decomposição do iodo.
e) alta reatividade química do iodo.



A minha dúvida é a seguinte: Como é possível ocorrer a sublimação do iodo a temperatura ambiente, se a pressão ambiente o iodo tem pontos de fusão e ebulição superiores a 100°C?
K1llua, encontrei uma resposta para essa questao em outro Forum que dizia o seguinte:

Re: Propriedades da materia e energia
Mensagem por Gisele Lustoza Sex 16 Jun 2023, 10:20

EstudanteCiencias escreveu:
Valeu pela informação euclides, mas eu continuo com a seguinte duvida: Se a temperatura minima necessaria para o Iodo fundir/ebulir é superior a 100ºC, a saber fusão: 113,7 ºC e ebulição: 184,3 ºC, como ele pode sublimar em uma temperatura inferior a 100 ºC. Entende o que quero dizer?

RESPOSTA = A temperatura de ebulição do Iodo é de 100°C a pressão ambiente, mas em um frasco hermeticamente fechado a pressão é menor e as temperaturas de fusão e de ebulição de qualquer substâncias variam diretamente com a pressão. Ou seja, quanto menor a pressão menor a temperatura de fusão ou ebulição. Nesse caso, dentro do frasco o Iodo está em uma pressão menor que a do ambiente, consequentemente, ele vai evaporar em uma temperatura menor. Ao encontrar a tampa do frasco com uma temperatura menor ele vai ressublimar.

Gisele Lustoza
Iniciante

Mensagens : 9
Data de inscrição : 04/11/2016
Idade : 35
Localização : Rio de Janeiro

Diante dessa resposta fui pesquisar o grafico do PONTO TRIPLO DO IODO conforme indicado abaixo:
1234.png
Pelo que entendi da resposta acima num frasco hermeticamente fechado há diminuição da PRESSÃO, entao na T = 20º C e P = 101,3 teriamos a LINHA VERMELHA indicando a mudança de estado, mas na mesma T = 20º C e P entre 0,027 e 12,1 teríamos a LINHA AZUL, ou seja, numa P menor ocorre a passagem direta do estado SOLIDO para o estado GASOSO (sublimação).

Avatar do usuário
K1llua
sênior
Mensagens: 46
Registrado em: 22 Jan 2024, 19:41
Última visita: 21-05-24
Mai 2024 21 08:57

Re: Mudanças de estado da matéria

Mensagem não lida por K1llua »

Jigsaw escreveu: 20 Mai 2024, 19:57
K1llua escreveu: 20 Mai 2024, 15:59 (UNESP-SP) À pressão ambiente, o iodo tem
pontos de fusão e de ebulição superiores a
100°C. Um estudante colocou iodo sólido em um frasco limpo, que foi hermeticamente fechado.
O frasco ficou em absoluto repouso à
temperatura ambiente. Após algum tempo,
notou -se a formação de cristais de iodo na
tampa do frasco devido à:
a) pressão osmótica do iodo.
b) sublimação do iodo.
c) fusão do iodo.
d) decomposição do iodo.
e) alta reatividade química do iodo.



A minha dúvida é a seguinte: Como é possível ocorrer a sublimação do iodo a temperatura ambiente, se a pressão ambiente o iodo tem pontos de fusão e ebulição superiores a 100°C?
K1llua, encontrei uma resposta para essa questao em outro Forum que dizia o seguinte:

Re: Propriedades da materia e energia
Mensagem por Gisele Lustoza Sex 16 Jun 2023, 10:20

EstudanteCiencias escreveu:
Valeu pela informação euclides, mas eu continuo com a seguinte duvida: Se a temperatura minima necessaria para o Iodo fundir/ebulir é superior a 100ºC, a saber fusão: 113,7 ºC e ebulição: 184,3 ºC, como ele pode sublimar em uma temperatura inferior a 100 ºC. Entende o que quero dizer?

RESPOSTA = A temperatura de ebulição do Iodo é de 100°C a pressão ambiente, mas em um frasco hermeticamente fechado a pressão é menor e as temperaturas de fusão e de ebulição de qualquer substâncias variam diretamente com a pressão. Ou seja, quanto menor a pressão menor a temperatura de fusão ou ebulição. Nesse caso, dentro do frasco o Iodo está em uma pressão menor que a do ambiente, consequentemente, ele vai evaporar em uma temperatura menor. Ao encontrar a tampa do frasco com uma temperatura menor ele vai ressublimar.

Gisele Lustoza
Iniciante

Mensagens : 9
Data de inscrição : 04/11/2016
Idade : 35
Localização : Rio de Janeiro

Diante dessa resposta fui pesquisar o grafico do PONTO TRIPLO DO IODO conforme indicado abaixo:

1234.png

Pelo que entendi da resposta acima num frasco hermeticamente fechado há diminuição da PRESSÃO, entao na T = 20º C e P = 101,3 teriamos a LINHA VERMELHA indicando a mudança de estado, mas na mesma T = 20º C e P entre 0,027 e 12,1 teríamos a LINHA AZUL, ou seja, numa P menor ocorre a passagem direta do estado SOLIDO para o estado GASOSO (sublimação).
Aaah, muito obrigada! Isso realmente sanou minhas dúvidas.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Resp.
    Exibições
    Últ. msg
  • Nova mensagem Mudanças de Estado Físico
    por MatheusZip » » em Química Geral
    1 Resp.
    1102 Exibições
    Últ. msg por LucasPinafi
  • Nova mensagem Mudanças de Estado Físico
    por MatheusZip » » em Química Geral
    0 Resp.
    798 Exibições
    Últ. msg por MatheusZip
  • Nova mensagem Termologia - Mudanças de estado
    por pinkprint » » em Física II
    1 Resp.
    1978 Exibições
    Últ. msg por Augustus
  • Nova mensagem Termologia - Mudanças de estado
    por pinkprint » » em Física II
    1 Resp.
    1472 Exibições
    Últ. msg por Matheusrpb
  • Nova mensagem (Usberco e Salvador) Mudanças de estado
    por albertnewton » » em Química Geral
    1 Resp.
    2075 Exibições
    Últ. msg por Augustus

Voltar para “Química Geral”