Ensino Médio ⇒ Ângulo no Triângulo - Geometria Tópico resolvido
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- Marcovsky
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Mar 2012
06
09:28
Ângulo no Triângulo - Geometria
Olá pessoal do fórum, esse problema vem me causando algumas dores de cabeça.
Encontre o ângulo â, sabendo que o triângulo ABC é isósceles (com AB = AC), BÂC = 20º e AD = BC.
Encontre o ângulo â, sabendo que o triângulo ABC é isósceles (com AB = AC), BÂC = 20º e AD = BC.
- Anexos
-
- Aqui a imagem do triângulo.
- imagemtriangulo.jpg (9.31 KiB) Exibido 8937 vezes
- Marcovsky
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Mar 2012
07
11:11
Re: Ângulo no Triângulo - Geometria
Esqueci de colocar o Gabarito .
30º
Resposta
30º
Editado pela última vez por Marcovsky em 07 Mar 2012, 11:11, em um total de 1 vez.
- poti
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Mar 2012
07
13:19
Re: Ângulo no Triângulo - Geometria
Estou curioso, não consegui resolver essa questão e ela não parece difícil. Algúem ?
VAIRREBENTA!
- caju
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Mar 2012
07
22:46
Re: Ângulo no Triângulo - Geometria
Olá Marcovsky,
Vamos desenhar alguns traços auxiliares (os ângulos foram calculados fazendo-se a soma igual a 180):
[tex3]BE[/tex3] é bissetriz do ângulo [tex3]\widehat{ABC}[/tex3] , e [tex3]FE[/tex3] é bissetriz de [tex3]\widehat{BEA}[/tex3]
Note que os triângulos [tex3]BEF[/tex3] e [tex3]BEC[/tex3] são idênticos (ângulos iguais e um dos lados comum a ambos (BE) ). Portanto, [tex3]FE=EC[/tex3] e [tex3]\boxed{BC=FB=X}[/tex3] .
Agora vamos colocar um ponto [tex3]G[/tex3] em [tex3]AC[/tex3] tal que [tex3]\widehat{GFE}=80^{\circ}[/tex3] :
Nesse momento existem duas propriedades nesse desenho que devem ser vistas juntamente:
1) Os triângulos [tex3]GFE[/tex3] e [tex3]BFE[/tex3] são idênticos (ângulos iguais e um dos lados comum a ambos). Isso implica que [tex3]FG=FB[/tex3] , mas [tex3]FB=X[/tex3] , portanto [tex3]\boxed{FG=X}[/tex3] .
2) Se [tex3]\widehat{GFE}=80^{\circ}\,\,\rightarrow \,\,\widehat{AFG}=20^{\circ}[/tex3] e isso nos indica que o triângulo [tex3]AFG[/tex3] é isósceles com [tex3]FG=AG=X[/tex3] . Mas [tex3]AD=X[/tex3] , então [tex3]G=D\,\,\rightarrow \,\,DF=X[/tex3] .
Com estas deduções, temos a seguinte figura:
Agora podemos concluir, com clareza, que os triângulos [tex3]DFE[/tex3] e [tex3]BFE[/tex3] são idênticos. E, com isso, [tex3]BE=ED[/tex3] e o triângulo [tex3]EBD[/tex3] é isósceles. Assim, o ângulo [tex3]\widehat{DBE}=\widehat{EDB}=\frac{180-120}{2}=\boxed{\boxed{30^\circ}}[/tex3]
Grande abraço,
Prof. Caju
Vamos desenhar alguns traços auxiliares (os ângulos foram calculados fazendo-se a soma igual a 180):
[tex3]BE[/tex3] é bissetriz do ângulo [tex3]\widehat{ABC}[/tex3] , e [tex3]FE[/tex3] é bissetriz de [tex3]\widehat{BEA}[/tex3]
Note que os triângulos [tex3]BEF[/tex3] e [tex3]BEC[/tex3] são idênticos (ângulos iguais e um dos lados comum a ambos (BE) ). Portanto, [tex3]FE=EC[/tex3] e [tex3]\boxed{BC=FB=X}[/tex3] .
Agora vamos colocar um ponto [tex3]G[/tex3] em [tex3]AC[/tex3] tal que [tex3]\widehat{GFE}=80^{\circ}[/tex3] :
Nesse momento existem duas propriedades nesse desenho que devem ser vistas juntamente:
1) Os triângulos [tex3]GFE[/tex3] e [tex3]BFE[/tex3] são idênticos (ângulos iguais e um dos lados comum a ambos). Isso implica que [tex3]FG=FB[/tex3] , mas [tex3]FB=X[/tex3] , portanto [tex3]\boxed{FG=X}[/tex3] .
2) Se [tex3]\widehat{GFE}=80^{\circ}\,\,\rightarrow \,\,\widehat{AFG}=20^{\circ}[/tex3] e isso nos indica que o triângulo [tex3]AFG[/tex3] é isósceles com [tex3]FG=AG=X[/tex3] . Mas [tex3]AD=X[/tex3] , então [tex3]G=D\,\,\rightarrow \,\,DF=X[/tex3] .
Com estas deduções, temos a seguinte figura:
Agora podemos concluir, com clareza, que os triângulos [tex3]DFE[/tex3] e [tex3]BFE[/tex3] são idênticos. E, com isso, [tex3]BE=ED[/tex3] e o triângulo [tex3]EBD[/tex3] é isósceles. Assim, o ângulo [tex3]\widehat{DBE}=\widehat{EDB}=\frac{180-120}{2}=\boxed{\boxed{30^\circ}}[/tex3]
Grande abraço,
Prof. Caju
Editado pela última vez por caju em 07 Mar 2012, 22:46, em um total de 2 vezes.
"A beleza de ser um eterno aprendiz..."
- theblackmamba
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Mar 2012
08
15:21
Re: Ângulo no Triângulo - Geometria
Pensei muito nesse exercício ontem e vou postar minha solução apesar de muito longa para compartilhar a vocês.
Seja [tex3]BC=AD=x[/tex3] e [tex3]AB=AC=y[/tex3] .
Como o triângulo é isósceles, os outros ângulos valem 80º.
[tex3]\frac{x}{\sen 20} = \frac{y}{\sen 80}[/tex3]
[tex3]\frac{x}{2\sen 10 \cdot \cos 10} = \frac{y}{\cos 10}[/tex3]
[tex3]x = 2y \sen 10[/tex3]
Regra dos \sen os no triângulo BCD:
[tex3]\frac{x}{\sen a} = \frac{y-x}{\sen (180 - (80+a))}[/tex3]
[tex3]\frac{x}{\sen a} = \frac{y-x}{\sen (80+a)}[/tex3]
[tex3]x \cdot \sen (80+a) = y \cdot \sen a - x \cdot \sen a[/tex3]
[tex3]2y \sen 10 \cdot \sen (80+a) = y \cdot \sen a - 2y \sen 10 \cdot \sen a[/tex3]
[tex3]2\sen 10 \cdot \sen (80+a) = \sen a - 2 \cdot \sen 10 \cdot \sen a[/tex3]
[tex3]2\sen 10 \cdot (\sen 80 \cdot \cos a + \sen a \cdot \cos 80) = \sen a - 2\sen 10 \cdot \sen a[/tex3]
[tex3]2\sen 10 \cdot \cos 10 \cdot \cos a + 2\sen 10 \cdot \sen 10 \cdot \sen a = \sen a - 2 \cdot \sen 10 \cdot \sen a[/tex3]
[tex3]\sen 20 \cdot \cos a = \sen a(1 - 2\sen 10 - 2\sen ^2 10)[/tex3]
[tex3]tga = \frac{\sen 20}{1 - 2\sen 10 - 2\sen ^2 10)}[/tex3]
Trabalhando com o denominador do lado direito da equação:
[tex3]1 - 2\sen 10 - 2\sen ^2 10) = (1-2\sen ^2 10) - 2 \sen 10 \cdot \sen 90 = \cos 20 + \cos 100-\cos 80[/tex3]
Mas há uma relação trigonométrica que diz: [tex3]\cos 80 = \cos 20-\cos 40[/tex3] .
Então,
[tex3]\cos 20 + \cos 100- (\cos 20 + \cos 40) = \cos 100 + \cos 40 = 2 \cos 70 \cdot \cos 30[/tex3] . Mas, [tex3]\cos 70 = \sen 20[/tex3] , logo temos:
[tex3]tga = \frac{\sen 20}{2\sen 20 \cdot \cos 30} = \frac{1}{2 \cdot \frac{\sqrt{3}}{2}} = \frac{\sqrt{3}}{3}[/tex3]
Portanto,
[tex3]\boxed{a = 30^{\circ}}[/tex3]
Relações:
[tex3]\sen (x+y) = \sen x \cdot \cos y + \sen y \cdot \cos x[/tex3]
[tex3]\cos x + \cos y = 2 \cdot \cos \,\frac{x+y}{2} \cdot \cos \,\frac{x-y}{2}[/tex3]
[tex3]\cos x - \cos y = -2\sen \frac{x+y}{2} \cdot \sen \frac{x-y}{2}[/tex3]
[tex3]\cos (2x) = \cos ^2 x - \sen ^2 x = (1 - \sen ^2 x) - \sen ^2 x = 1 - 2\sen ^2 x[/tex3]
Seja [tex3]BC=AD=x[/tex3] e [tex3]AB=AC=y[/tex3] .
Como o triângulo é isósceles, os outros ângulos valem 80º.
[tex3]\frac{x}{\sen 20} = \frac{y}{\sen 80}[/tex3]
[tex3]\frac{x}{2\sen 10 \cdot \cos 10} = \frac{y}{\cos 10}[/tex3]
[tex3]x = 2y \sen 10[/tex3]
Regra dos \sen os no triângulo BCD:
[tex3]\frac{x}{\sen a} = \frac{y-x}{\sen (180 - (80+a))}[/tex3]
[tex3]\frac{x}{\sen a} = \frac{y-x}{\sen (80+a)}[/tex3]
[tex3]x \cdot \sen (80+a) = y \cdot \sen a - x \cdot \sen a[/tex3]
[tex3]2y \sen 10 \cdot \sen (80+a) = y \cdot \sen a - 2y \sen 10 \cdot \sen a[/tex3]
[tex3]2\sen 10 \cdot \sen (80+a) = \sen a - 2 \cdot \sen 10 \cdot \sen a[/tex3]
[tex3]2\sen 10 \cdot (\sen 80 \cdot \cos a + \sen a \cdot \cos 80) = \sen a - 2\sen 10 \cdot \sen a[/tex3]
[tex3]2\sen 10 \cdot \cos 10 \cdot \cos a + 2\sen 10 \cdot \sen 10 \cdot \sen a = \sen a - 2 \cdot \sen 10 \cdot \sen a[/tex3]
[tex3]\sen 20 \cdot \cos a = \sen a(1 - 2\sen 10 - 2\sen ^2 10)[/tex3]
[tex3]tga = \frac{\sen 20}{1 - 2\sen 10 - 2\sen ^2 10)}[/tex3]
Trabalhando com o denominador do lado direito da equação:
[tex3]1 - 2\sen 10 - 2\sen ^2 10) = (1-2\sen ^2 10) - 2 \sen 10 \cdot \sen 90 = \cos 20 + \cos 100-\cos 80[/tex3]
Mas há uma relação trigonométrica que diz: [tex3]\cos 80 = \cos 20-\cos 40[/tex3] .
Então,
[tex3]\cos 20 + \cos 100- (\cos 20 + \cos 40) = \cos 100 + \cos 40 = 2 \cos 70 \cdot \cos 30[/tex3] . Mas, [tex3]\cos 70 = \sen 20[/tex3] , logo temos:
[tex3]tga = \frac{\sen 20}{2\sen 20 \cdot \cos 30} = \frac{1}{2 \cdot \frac{\sqrt{3}}{2}} = \frac{\sqrt{3}}{3}[/tex3]
Portanto,
[tex3]\boxed{a = 30^{\circ}}[/tex3]
Relações:
[tex3]\sen (x+y) = \sen x \cdot \cos y + \sen y \cdot \cos x[/tex3]
[tex3]\cos x + \cos y = 2 \cdot \cos \,\frac{x+y}{2} \cdot \cos \,\frac{x-y}{2}[/tex3]
[tex3]\cos x - \cos y = -2\sen \frac{x+y}{2} \cdot \sen \frac{x-y}{2}[/tex3]
[tex3]\cos (2x) = \cos ^2 x - \sen ^2 x = (1 - \sen ^2 x) - \sen ^2 x = 1 - 2\sen ^2 x[/tex3]
Editado pela última vez por theblackmamba em 08 Mar 2012, 15:21, em um total de 3 vezes.
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Mar 2012
08
15:47
Re: Ângulo no Triângulo - Geometria
Olá, Theblackmamba!theblackmamba escreveu: Trabalhando com o denominador do lado direito da equação:
[tex3]1 - 2\sen10 - 2\sen^2 10) = (1-2\sen10^{\circ}) - 2 \sen10 \cdot \sen90 = \cos20 + \cos100-\cos80[/tex3]
Eu não entendi porque você igualou [tex3]- 2\sen^2 10 \, = \, - 2 \sen10 \cdot \sen90[/tex3] .
Poderia explicar melhor?
Um abraço!
Editado pela última vez por emanuel9393 em 08 Mar 2012, 15:47, em um total de 2 vezes.
As modernas teorias científica afirmam que em dentro de 5 bilhões de anos, a humanidade presenciará a morte do sol. Imagine como seria presenciar esse evento...
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Mar 2012
08
16:09
Re: Ângulo no Triângulo - Geometria
theblackmamba escreveu: Trabalhando com o denominador do lado direito da equação:
[tex3]1 - 2\sen 10 - 2\sen ^2 10) = (1-2\sen 10^{\circ}) - 2 \sen 10 \cdot \sen 90 = \cos 20 + \cos 100-\cos 80[/tex3]
Olá emanuel,
Desculpe, esqueci de levar o termo ao quadrado. O certo é:
[tex3]1 - 2\sen 10 - 2\sen ^2 10 = (1 - 2\sen ^2 10) - 2\sen 10 \cdot 1 = \cos 20 - 2\sen 10 \cdot \sen 90[/tex3]
Obrigado. Grande abraço.
Editado pela última vez por theblackmamba em 08 Mar 2012, 16:09, em um total de 2 vezes.
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Mar 2012
08
16:14
Re: Ângulo no Triângulo - Geometria
Agora sim, entendi.
Genial a sua resolução, Theblackmamba!
Genial a sua resolução, Theblackmamba!
As modernas teorias científica afirmam que em dentro de 5 bilhões de anos, a humanidade presenciará a morte do sol. Imagine como seria presenciar esse evento...
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Mar 2012
08
17:40
Re: Ângulo no Triângulo - Geometria
Olá theblackmamba,
Muito legal esta sua resolução algébrica, parabéns!!!
Você já fez a demonstração da identidade trigonométrica utilizada? Se sim, compartilhe conosco... caso contrário, lançamos o desafio neste tópico mesmo!
Em uma prova dissertativa ela deveria ser mencionada.
Grande abraço,
Prof. Caju
Muito legal esta sua resolução algébrica, parabéns!!!
Você já fez a demonstração da identidade trigonométrica utilizada? Se sim, compartilhe conosco... caso contrário, lançamos o desafio neste tópico mesmo!
Em uma prova dissertativa ela deveria ser mencionada.
Grande abraço,
Prof. Caju
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Mar 2012
08
17:52
Re: Ângulo no Triângulo - Geometria
Olá Profº Caju,
[tex3]\cos 80º = \cos 20º-\cos 40º[/tex3]
[tex3]\cos 80º + \cos 40º = \cos 20º[/tex3]
[tex3]LE = 2\cos \,\frac{120º}{2} \cdot \cos \,\frac{40º}{2}[/tex3]
[tex3]LE = 2\cos 60º \cdot \cos 20º = 2 \cdot \frac{1}{2} \cdot \cos 20º = \cos 20º = LD[/tex3] CQD.
LE = lado esquerdo da equação
LD = lado direito da equação
É desta maneira que demonstraria a identidade ?
Abraço.
[tex3]\cos 80º = \cos 20º-\cos 40º[/tex3]
[tex3]\cos 80º + \cos 40º = \cos 20º[/tex3]
[tex3]LE = 2\cos \,\frac{120º}{2} \cdot \cos \,\frac{40º}{2}[/tex3]
[tex3]LE = 2\cos 60º \cdot \cos 20º = 2 \cdot \frac{1}{2} \cdot \cos 20º = \cos 20º = LD[/tex3] CQD.
LE = lado esquerdo da equação
LD = lado direito da equação
É desta maneira que demonstraria a identidade ?
Abraço.
Editado pela última vez por theblackmamba em 08 Mar 2012, 17:52, em um total de 2 vezes.
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