Genética, Citologia e BioquímicaRNA Tópico resolvido

Avatar do usuário
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: 02 Mar 2017, 12:08
Última visita: 10-09-19
Agradeceu: 152 vezes
Agradeceram: 12 vezes
Mar 2018 14 14:52

RNA

Mensagem não lida por danimedrado »

O código genético é a relação códon - anticódon - aminoácido e é invariável e universal.
Com base nos conhecimentos advindos dos experimentos realizados pelos cientistas na tentativa de elucidar o código genético, é possível afirmar:
a) Cada trinca de nucleotídeos corresponde especificamente à decodificação de um único RNA mensageiro.
b) Dentre as trincas de aminoácidos que constituem o código genético, dez possíveis combinações levam à incorporação de nucleotídeos que finalizam a síntese proteica.
c) Diferentes tipos celulares utilizam distintos códigos genéticos para viabilizar a produção variada de proteínas, compatível com a função celular específica.
d) Muitos aminoácidos são especificados por mair de um códon, explicando, assim, a existência de 64 tipos de códons e de apenas 20 tipos de aminoácidos.
e) Para cada aminoácido há um só RNAt.
Resposta

Letra D
Alguém poderia me ajudar? Eu marquei letra E. Achava que a D estava errada.

Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: 22 Fev 2018, 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 151 vezes
Contato:
Abr 2018 28 13:09

Re: RNA

Mensagem não lida por Sypru »

Olá, para ajudar-te a resolver esta questão, mostrarei o que há de incoerência nas outras alternativas:

A) Um RNA mensageiro corresponde a milhares de trincas. O equívoco que aqui poderia ocorrer é confundir RNAm com RNAt, o qual estaria a preposição corretamente.

B) Não existe "nucleotídeos" incorporados. Os códons de paragem/finalização não são decodificados.

C) O próprio enunciado afirma que o código genético é universal, a leitura não possui diferentes interpretações, o equívoco que pode ocorrer é que há diferentes arranjos dos nucleotídeos para diferentes células.

D) Preposição correta. Existem peptídeos que são originados por mais de um códon, por exemplo, os códons ACG e GAC pode representar um único aminoácido.

E) Esta alternativa está intimamente ligada à alternativa anterior e é normal ter tido a confusão entre as duas. Se ACG e GAC codificam um mesmo aminoácido, há diferentes RNAt para um mesmo peptídeo (lembre- se de que o RNAt é composto por um anticódon específico para cada códon)

"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”