Física I(PUC-SP)-Cinemática vetorial - composição de movimentos de direção quaisquer Tópico resolvido

Mecânica: Estática e Dinâmica
Avatar do usuário
inguz
Guru
Mensagens: 495
Registrado em: 26 Mai 2020, 15:55
Última visita: 07-02-24
Localização: Fortaleza-CE
Jul 2021 21 21:06

(PUC-SP)-Cinemática vetorial - composição de movimentos de direção quaisquer

Mensagem não lida por inguz »

A correnteza de um rio tem velocidade v em relação ao solo. Um nadador que desenvolve uma velocidade de 3v/2 em relação à correnteza deve atravessar o rio perpendicularmente à velocidade da correnteza.Sua velocidade em relação à margem será:
a)maior que 3v/2
b)menor que v
c)igual a 3v/2
d) igual a √5v/2
e)v/2
Resposta

d

Obs: Altamente interessada em física clássica, matemática e em ressuscitar meu usuário neste Fórum :shock:
"A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita".
-Mahatma Gandhi
Avatar do usuário
felix
2 - Nerd
Mensagens: 312
Registrado em: 12 Jul 2021, 17:05
Última visita: 16-06-24
Agradeceram: 20 vezes
Jul 2021 22 09:15

Re: (PUC-SP)-Cinemática vetorial - composição de movimentos de direção quaisquer

Mensagem não lida por felix »

Anexos
NADADOR.jpg
NADADOR.jpg (61.52 KiB) Exibido 5678 vezes

Avatar do usuário
inguz
Guru
Mensagens: 495
Registrado em: 26 Mai 2020, 15:55
Última visita: 07-02-24
Localização: Fortaleza-CE
Jul 2021 23 10:42

Re: (PUC-SP)-Cinemática vetorial - composição de movimentos de direção quaisquer

Mensagem não lida por inguz »

Oie Felix! Muito grata pela sua resolução, só estou tendo dificuldade de interpretar o enunciado e o desenho.
O cálculo eu entendi, mas agora estou me confundido com o enunciado e o desenvolvimento do desenho.
Note: explicação da minha dúvida no anexo
[tex3]\vec{V}[/tex3] c.s (correnteza em relação ao solo)
Entendi a direção(horizontal) do movimento de arrastamento
[tex3]\vec{V}[/tex3] n.c (nadador em relação à correnteza)
Mas é essa parte q está me confundido. No enunciado disse que a velocidade do nadador em relação a correnteza deve ser perpendicular (formar um ângulo de 90⁰) com a velocidade da correnteza. Isso não seria a Velocidade relativa??
E por último, a velocidade do nadador em relação às margens, que seria a velocidade resultante dessas demais componentes.
Obrigada novamente, eu vi a mesma resolução proposta por vc em outro site, mas estou tendo dificuldade em interpretar... desculpa pelo o incômodo.
Anexos
20210723_102855.jpg
20210723_102855.jpg (41.78 KiB) Exibido 5668 vezes
Obs: Altamente interessada em física clássica, matemática e em ressuscitar meu usuário neste Fórum :shock:
"A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita".
-Mahatma Gandhi
Avatar do usuário
felix
2 - Nerd
Mensagens: 312
Registrado em: 12 Jul 2021, 17:05
Última visita: 16-06-24
Agradeceram: 20 vezes
Jul 2021 23 16:53

Re: (PUC-SP)-Cinemática vetorial - composição de movimentos de direção quaisquer

Mensagem não lida por felix »

INGUZ, ENTENDI A SUA DÚVIDA. LENDO AGORA COM MAIS CALMA, CONCORDO COM SUA COLOCAÇAO. NO ENUNCIADO, ONDE SE LÊ: PERPENDICULARMENTE À VELOCIDADE DA CORRENTEZA, DEVERÍAMOS LER: PERPENDICULARMENTE ÀS MARGENS.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Resp.
    Exibições
    Últ. msg

Voltar para “Física I”