Química Orgânica(PUC-Rio – 2005) Aspirina: éster, caráter (acidez/basicidade) Tópico resolvido

Estamos a procura de moderadores para os fóruns de Química.
Se for do seu interesse, envie uma mensagem para o Prof. Caju
Avatar do usuário
anastacialina
1 - Trainee
Mensagens: 446
Registrado em: 26 Abr 2020, 14:22
Última visita: 03-11-22
Jun 2020 13 09:41

(PUC-Rio – 2005) Aspirina: éster, caráter (acidez/basicidade)

Mensagem não lida por anastacialina »

Oi, gente. How you doin'? 8) Atualmente eu estou estudando químia orgânica (início), mas já ouvi falar no conceito de ácido, base e pH. Mas só isso mesmo, por enquanto. Estava fazendo essa questão aqui (abaixo) e me perguntei: "ácido carboxílico é responsável pelo caráter ácido desse composto, mas será que só ele é o responsável? Pois o éster vem incluso na resposta. O éster tem algum papel aí? Poderiam falar algo a respeito disso sem entrar muito nos meandros da química relativa a pH, ácido e base — nem sei o nome dessa área, LOL. Mas se por algum motivo for necessário, entre sim. Eu não serei capaz de entender a explicação agora, mas quando eu estiver estudando pH, ácido e bases então eu voltarei aqui. That's all folks!
PUC-Rio — O ácido acetilsalicílico (figura a seguir), mas conhecido como aspirina, é uma das substâncias de propriedades analgésicas mais consumidas no mundo.
100.png
100.png (20.28 KiB) Exibido 1401 vezes
Assinale a alternativa que contém os grupos funcionais presentes na molécula da aspirina e a faixa de pH característica de uma solução aquosa dessa substância a 25º C.

a) Ácido carboxílico, éster, pH < 7
b) Cetona, éter, pH = 7
c) Aldeído, ácido carboxílico, pH > 7
d) Amina, amida, pH = 7
e) Éster, éter, pH <7
Resposta

a

Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!
Avatar do usuário
Ósmio
5 - Mestre
Mensagens: 1230
Registrado em: 03 Abr 2020, 00:07
Última visita: 15-06-24
Localização: Nova Iguaçu - Rio de Janeiro
Agradeceram: 3 vezes
Jun 2020 13 14:40

Re: (PUC-Rio – 2005) Aspirina: éster, caráter (acidez/basicidade)

Mensagem não lida por Ósmio »

Olá anastacialina,

Os grupos responsáveis pela acidez e basicidade são aminas e ácidos carboxílicos porque um pode receber um íon H+ e outro doá-lo. Ésteres não contribuem para esse fenômeno, ou sua participação é desprezível. Ele só aparece na reposta porque é um grupo funcional na molécula como apresenta o comando da questão. Os grupos são éster e ácido carboxílico e o pH é ditado pela presença do grupo ác. carbox.

Avatar do usuário
anastacialina
1 - Trainee
Mensagens: 446
Registrado em: 26 Abr 2020, 14:22
Última visita: 03-11-22
Jun 2020 13 15:01

Re: (PUC-Rio – 2005) Aspirina: éster, caráter (acidez/basicidade)

Mensagem não lida por anastacialina »

Eu amo o Ósmio, mas agora ele tá com cara de mal. Concisão e clareza são seu segundo nome. Tirou aquela fotinha fofa do Crash Bandicoot :(, LOL... Obrigado ♥

Editado pela última vez por anastacialina em 13 Jun 2020, 15:03, em um total de 2 vezes.
Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Resp.
    Exibições
    Últ. msg

Voltar para “Química Orgânica”