IME/ITAITA 1975 — Conservação de energia Tópico resolvido

Aqui deverão ser postadas questões desses vestibulares e de outras instituições militares (EN, CN, EsPCEx etc.).

Moderador: [ Moderadores TTB ]

anastacialina
1 - Trainee
Mensagens: 446
Registrado em: 26 Abr 2020, 14:22
Última visita: 03-11-22
Mai 2020 31 18:05

ITA 1975 — Conservação de energia

Mensagem não lida por anastacialina »

Oi, pessoas. Eu aqui novamente. Essa lista minha de hoje tá fogo... LOL. Poderiam me ajudar com essa questão aqui?

Olhem só o que eu fiz, poderiam dar algum jugamento de valor? Comentar algo? Acrescentar algo? Explicitar algum erro?

I. Se eu tiver uma variação da energia potencial sendo 0, ainda sim eu posso ter variação da energia cinética.
II. Eis o teorema da energia cinética, [tex3]\mathrm{W_{\vec{F_R}} = \Delta E_C}[/tex3]
III. Eu sei que o [tex3]\mathrm{W_P = - \Delta E_{PG}}[/tex3] , como [tex3]\mathrm{\vec{P}}[/tex3] (peso) é uma força conservativa e também é a resultante nesse cenário, então posso dizer que [tex3]\mathrm{\vec{P} = \vec{F_R}}[/tex3] . Como o [tex3]\mathrm{W_{\vec{F_R}} = \Delta E_C}[/tex3] , logo temos que [tex3]\mathrm{W_{\vec{F_R}} = W_{\vec{P}}}[/tex3] , então [tex3]\mathrm{\Delta E_C = - \Delta E_P}[/tex3] . Não consigo entender se esse meu pensamente está correto, pois lá na redação é dito "a menos do sinal". Eu nem sei o que ele quis dizer com isso. Fui pesquisar essa expressão e não encontrei nada. Qual seria o seu valor semântico? Pesquisei no Google, DuckDuckGo, Bing e Aurélio, mas não encontrei nada satisfatório. Achei estranho essa redação. Isso é comum no ITA?

P.S.: Na hipótese de eu ter digitado algo que comprometa o entendimento da questão, aqui está ela em forma de imagem: questão
ITA — A variação da energia cinética de uma partícula em movimento, num dado referencial inercial, entre dois pontos distintos, P e Q é sempre igual:

I. à variação da energia potencial entre esses dois pontos.
II. ao trabalho da resultante das forças aplicadas à partícula para deslocá-la entre esses dois pontos.
III. à variação da energia potencial entre esses dois pontos, a menos do sinal, quando a força resultante aplicada à partícula for conservativa.

Pode-se afirmar que:
a) somente I é correta.
b) I e II são corretas.
c) somente III é correta.
d) II e III são corretas.
e) somente II é correta.
Resposta

D, segundo o Poliedro

Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!
Movido de Física I para IME/ITA em 31 Mai 2020, 18:19 por MateusQqMD

Avatar do usuário
Tassandro
5 - Mestre
Mensagens: 1905
Registrado em: 15 Fev 2020, 17:01
Última visita: 03-10-23
Localização: Teresina, PI.
Agradeceu: 129 vezes
Agradeceram: 136 vezes
Mai 2020 31 18:33

Re: ITA 1975 — Conservação de energia

Mensagem não lida por Tassandro »

anastacialina escreveu: 31 Mai 2020, 18:05 Isso é comum no ITA?
Sim.
Respondendo ao tópico:
Eu penso que a expressão "a menos do sinal" foi usada para indicar que elas são iguais em módulo, mas não algebricamente. Como você já mostrou, [tex3]ΔK=-ΔU,[/tex3] para forças conservativas.
Penso que seja isso.

Dias de luta, dias de glória.
anastacialina
1 - Trainee
Mensagens: 446
Registrado em: 26 Abr 2020, 14:22
Última visita: 03-11-22
Jun 2020 01 07:38

Re: ITA 1975 — Conservação de energia

Mensagem não lida por anastacialina »

Tassandro, obrigado. Você acha então que meu pensamento está condizente?

Rant: uma questão difícil — não estou fizendo que esse seja A DIFÍCIL — é aceitável, como é de praxe do ITA. Mas uma questão difícil com uma redação confusa... isso é sacanagem. O Aurélio não registra essa tal expressão "a menos do sinal". Por que não dizer com uma clareza maior? Mas faz sentido pensar que seja um igualdade modular, e não algébrica com o Tassandro disse acima. Eu até pensei, remotamente, nessa possibilidade, mas estava afim mesmo era de uma outra consideração.
Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!
Avatar do usuário
Tassandro
5 - Mestre
Mensagens: 1905
Registrado em: 15 Fev 2020, 17:01
Última visita: 03-10-23
Localização: Teresina, PI.
Agradeceu: 129 vezes
Agradeceram: 136 vezes
Jun 2020 01 08:16

Re: ITA 1975 — Conservação de energia

Mensagem não lida por Tassandro »

anastacialina,
De nada. Seu pensamento está condizente sim. E concordo com você que isso é uma sacanagem. Tenho de admitir, que quando o ITA ou o IME cobram questões teóricas, eles usam essa redação confusa para tentar fazer o vestibulando errar por causa de uma ou duas palavrinhas na questão.
Dias de luta, dias de glória.
Avatar do usuário
profotavio
iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 17 Jul 2020, 13:43
Última visita: 05-10-20
Jul 2020 17 13:47

Re: ITA 1975 — Conservação de energia

Mensagem não lida por profotavio »

O termo "a menos de sinal" é muito utilizado na Matemática, principalmente em nível superior.

O Teorema Fundamental da Aritmética é geralmente enunciado assim: "a decomposição em fatores primos, a menos de sinal e ordem dos fatores, é única".

Não achei, também, difícil de deduzir a terminologia.

Há muitos termos em Matemática. Já vi coisas do tipo: "sem perda de generalidade" e "condição necessária mas não suficiente" serem questionadas. São jargões matemáticos clássicos.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Nova mensagem Energia Potencial e Conservação de Energia
    por guh » » em Física I
    1 Respostas
    948 Exibições
    Última mensagem por mateusITA
  • Nova mensagem Energia Potencial e Conservação de Energia
    por vitorarj777 » » em Física I
    1 Respostas
    1310 Exibições
    Última mensagem por aleixoreis
  • Nova mensagem Conservação de energia - energia potencial
    por juremilda » » em Física I
    1 Respostas
    1062 Exibições
    Última mensagem por vitorsl123
  • Nova mensagem Energia potencial e conservação de energia
    por Willbrse » » em Física I
    1 Respostas
    1942 Exibições
    Última mensagem por alevini98
  • Nova mensagem energia potencial e conservacao de energia
    por emaria » » em Física I
    1 Respostas
    1592 Exibições
    Última mensagem por A13235378

Voltar para “IME/ITA”