LiteraturaGregório de Matos - Interpretação Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
jopagliarin
Avançado
Mensagens: 136
Registrado em: 17 Dez 2019, 07:58
Última visita: 08-05-22
Agradeceu: 16 vezes
Agradeceram: 6 vezes
Abr 2020 09 11:37

Gregório de Matos - Interpretação

Mensagem não lida por jopagliarin »

Benze-se o poeta de várias ações que observa na sua pátria

Destes que campam no mundo/ sem ter engenho profundo,/ e, entre gabos dos amigos,/ os vemos em papa-figos/ sem tempestade, nem vento: Anjo Bento.

De quem com letras secretas/ tudo que alcança é por tretas,/ baculejando sem pejo, / por matar o seu desejo,/ desde a manhã té a tarde: Deus me guarde.

Do que passeia farfante,/ muito prezado de amante/ por fora luvas, galões,/insígnias, armas, bastões,/ por dentro pão bolorento:/ Anjo Bento.

Destes beatos fingidos,/ cabisbaixos, encolhidos,/ por dentro fatais maganos,/ sendo nas caras uns Janos,/ que fazem do vício alarde:/Deus me guarde.

Que vejamos teso andar,/ quem mal sabe engatinhar,/ meio inteiro e presumido,/ ficando o outro abatido/ com maior merecimento:/ Anjo Bento.

Destes avaros mofinos,/ que põem na mesa pepinos/ de toda iguaria isenta,/ com seu limão e pimenta,/porque diz que queima e arde:/ Deus me guarde.

Que pregue um douto sermão/ um alarve, um asneirão,/ e que esgrima em demasia/ quem nunca lá na Sofia/ soube por um argumento:/ Anjo Bento.

Desse santo emascarado,/ que fala do meu pecado,/ e se tem por Santo Antônio,/mas em lutas com o demônio/ se mostra sempre cobarde:/ Deus me guarde

Que atropelando a justiça/ só com virtude postiça,/ se premeie o delinquente,/ castigando o inocente/ por um leve pensamento:/ Anjo Bento

alguém pode me ajudar na interpretação do poema?

Avatar do usuário

Tassandro
5 - Mestre
Mensagens: 1905
Registrado em: 15 Fev 2020, 17:01
Última visita: 03-10-23
Localização: Teresina, PI.
Agradeceu: 129 vezes
Agradeceram: 136 vezes
Abr 2020 09 13:29

Re: Gregório de Matos - Interpretação

Mensagem não lida por Tassandro »

jopagliarin,
Lembre que Gregório de Matos era conhecido como boca do inferno pelas duras críticas que ele fez à sociedade em que vivia. Interpretei que nesse poema ele está fazendo duras críticas ao clero católico pelas suas ações corruptas e hipócritas em relação ao que era pregado nas Igrejas.
As várias referências ao nome de Deus e ao Anjo Bento foram a base de minha interpretação.

Dias de luta, dias de glória.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Literatura”