Química Orgânica(UESPI) Reações de substituição Tópico resolvido

Estamos a procura de moderadores para os fóruns de Química.
Se for do seu interesse, envie uma mensagem para o Prof. Caju
Avatar do usuário
Hinani
sênior
Mensagens: 41
Registrado em: 14 Nov 2019, 14:39
Última visita: 04-10-21
Agradeceram: 1 vez
Nov 2019 21 14:34

(UESPI) Reações de substituição

Mensagem não lida por Hinani »

O halotano é o nome usual do derivado halogenado (bromo-2-cloro-2-trifluoretano-1), que é largamente utilizado como anestésico. Um dos métodos de preparação deste anestésico consiste na reação de:

a) adição de ácido fluorídrico ao tricloroetileno em presença de tricloreto de antimônio, seguida de uma reação de substituição com bromo.

b) adição de ácido bromídrico ao tricloroetileno em presença de tricloreto de antimônio, seguida de uma reação de substituição com cloro.

c) adição de ácido clorídrico ao tricloroetileno em presença de tricloreto de antimônio, seguida de uma reação de substituição com flúor.

d) adição de ácido bromídrico ao tricloroetileno em presença de tricloreto de antimônio, seguida de uma reação de substituição com bromo.

e) adição de ácido fluorídrico ao tricloroetileno em presença de tricloreto de antimônio, seguida de uma reação de substituição com cloro.
Resposta

gabarito A

Avatar do usuário
Deleted User 23699
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Nov 2019 28 18:08

Re: (UESPI) Reações de substituição

Mensagem não lida por Deleted User 23699 »

Olá.
Achei essa questão bem específica: só encontrei "tricloreto de antimônio" em algumas teses de Ensino Superior - e bem poucas ainda.
Mas vamos lá:

bromo-2-cloro-2-trifluoretano-1 -> pelo nome do composto, sabemos que ele possui FLÚOR, CLORO e BROMO.
Hinani escreveu: 21 Nov 2019, 14:34 e) adição de ácido fluorídrico ao tricloroetileno em presença de tricloreto de antimônio, seguida de uma reação de substituição com cloro.
Na alternativa E, não temos a adição de bromo em nenhuma etapa. O produto resultante, com certeza, não terá bromo. Não é essa.
Hinani escreveu: 21 Nov 2019, 14:34 d) adição de ácido bromídrico ao tricloroetileno em presença de tricloreto de antimônio, seguida de uma reação de substituição com bromo.
Na alternativa D, não temos a adição de flúor em nenhuma etapa. O produto resultante, com certeza, não terá bromo. Não é essa.
Hinani escreveu: 21 Nov 2019, 14:34 c) adição de ácido clorídrico ao tricloroetileno em presença de tricloreto de antimônio, seguida de uma reação de substituição com flúor.
Na alternativa C, não temos adição de bromo em nenhuma etapa. O produto resultante, com certeza, não terá bromo. Não é essa.
Hinani escreveu: 21 Nov 2019, 14:34 b) adição de ácido bromídrico ao tricloroetileno em presença de tricloreto de antimônio, seguida de uma reação de substituição com cloro.
Na alternativa B, não temos adição de flúor em nenhuma etapa. O produto resultante, com certeza, não terá flúor. Não é essa.
Hinani escreveu: 21 Nov 2019, 14:34 a) adição de ácido fluorídrico ao tricloroetileno em presença de tricloreto de antimônio, seguida de uma reação de substituição com bromo.
Nessa alternativa temos a adição de flúor (pelo ácido fluorídrico) em um composto que já possui cloro (tricloroetileno) e em presença de um composto clorado (tricloreto de antimônio). A adição do bromo vem depois, com a reação de substituição.

Por eliminação, só pode ser a letra A.

A reação específica, sinceramente, não sei.

Espero ter ajudado.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Resp.
    Exibições
    Últ. msg

Voltar para “Química Orgânica”