IME / ITAEsfera inscrita no octaedro, IME/ITA nível 2 Tópico resolvido

Aqui deverão ser postadas questões desses vestibulares e de outras instituições militares (EN, CN, EsPCEx etc.).

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
lookez
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Dom 31 Mar, 2019 16:46
Última visita: 21-03-24
Set 2019 08 23:33

Esfera inscrita no octaedro, IME/ITA nível 2

Mensagem não lida por lookez »

No octaedro de aresta a, calcule o raio de uma esfera tangente as quatro faces e tangente a esfera inscrita.

Consigo visualizar o problema, entretanto não vejo métrica para encontrar o raio pedido, todas seções que tentei fazer para enxergar algo acabam me dando uma incógnita a mais do que encontro equações para resolver.

OBS: Gabarito pode estar incorreto
Resposta

[tex3]\frac{a\sqrt{6}(3 - \sqrt{2})}{9}[/tex3]
A esfera pedida seria a em vermelho na figura abaixo, tangente a quatro faces e a esfera inscrita do octaedro:
sphere.png
sphere.png (165.71 KiB) Exibido 2325 vezes




Avatar do usuário
LostWalker
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 677
Registrado em: Seg 04 Mar, 2019 16:34
Última visita: 07-03-24
Set 2019 09 00:43

Re: Esfera inscrita no octaedro, IME/ITA nível 2

Mensagem não lida por LostWalker »

Eu tenho uma ideia linear pra resolver e tento amanhã de manha. Mas o que eu queria mesmo era dizer que tem uma parte do Fórum para a dificuldade ITA/IME. Você colocou a pergunta na seção de Ensino Médio :|



"[...] Mas essa é a graça dos encontros e desencontros: a Coincidência e o Destino. Se pudesse resumir, diria: A causalidade é a Ironia do Universo."
-Melly

Avatar do usuário
Autor do Tópico
lookez
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Dom 31 Mar, 2019 16:46
Última visita: 21-03-24
Set 2019 09 00:51

Re: Esfera inscrita no octaedro, IME/ITA nível 2

Mensagem não lida por lookez »

LostWalker escreveu:
Seg 09 Set, 2019 00:43
Eu tenho uma ideia linear pra resolver e tento amanhã de manha. Mas o que eu queria mesmo era dizer que tem uma parte do Fórum para a dificuldade ITA/IME. Você colocou a pergunta na seção de Ensino Médio :|
Perdão, sempre fico em dúvida pois a seção IME/ITA diz na descrição "questões desses vestibulares", como não é uma questão de vestibular e sim de apostila, inclusive uma apostila do ensino médio (turma 3ª série preparatória IME/ITA) acabo postando aqui, postarei lá da próxima vez.



Movido de Ensino Médio para IME / ITA em Seg 09 Set, 2019 08:46 por joaopcarv

Avatar do usuário
joaopcarv
3 - Destaque
Mensagens: 588
Registrado em: Ter 18 Out, 2016 21:11
Última visita: 16-02-24
Localização: Osasco-SP
Set 2019 09 08:48

Re: Esfera inscrita no octaedro, IME/ITA nível 2

Mensagem não lida por joaopcarv »

Tópico movido :D se é ligado a militares, pode postar aqui mesmo


That's all I'd do all day. I'd just be the catcher in the rye and all.

"Last year's wishes are this year's apologies... Every last time I come home (...)"

Poli-USP

Avatar do usuário
LostWalker
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 677
Registrado em: Seg 04 Mar, 2019 16:34
Última visita: 07-03-24
Set 2019 09 11:39

Re: Esfera inscrita no octaedro, IME/ITA nível 2

Mensagem não lida por LostWalker »

Tem a parte mais básica que é como chegar no Raio da esfera Inscrita, caso você tenha decorado é [tex3]r_i=\frac{a\sqrt6}{6}[/tex3] e nem eu tinha decorado isso. Mas para tentar visualizar melhor a imagem, vamos fazer uma baguncinha:
Icosaedro.png
Icosaedro.png (164.18 KiB) Exibido 2290 vezes
É, vou deixar as imagens grandes para melhor visualização

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

No Triângulo [tex3]\Delta{ABC}[/tex3] , [tex3]\overline{AD}[/tex3] é Altura ([tex3]h[/tex3] ), que pode ser calculada como

[tex3]h^2+\left(\frac a2\right)^2=a^2[/tex3]

[tex3]h=\frac{a\sqrt3}2[/tex3]


Considerando o Triângulo [tex3]\Delta{ADO}[/tex3] , [tex3]\overline{AO}[/tex3] é Altura [tex3]H[/tex3] e sabendo que [tex3]\overline{DO}=\frac a2[/tex3]

[tex3]H^2+\left(\frac a2\right)^2=h^2[/tex3]

[tex3]H=\frac{a\sqrt2}{2}[/tex3]


Sendo [tex3]\overline{EO}=r_i[/tex3] e também tendo o ângulo reto, podemos usar a propriedade que:

[tex3]\overline{DO}\cdot\overline{AO}=\overline{AD}\cdot\overline{EO}[/tex3]

[tex3]\frac a2\cdot \frac{a\sqrt2}2=\frac{a\sqrt3}2\cdot r_i[/tex3]

[tex3]r_i=\frac{\sqrt6} 6[/tex3]

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nova Ilustração:
Icosaedro 2.png
Icosaedro 2.png (163.26 KiB) Exibido 2290 vezes
Nosso objetivo atual é achar o Ponto G, mais precisamente, [tex3]\overline{BG}[/tex3]


Sabemos que [tex3]\overline{BO}-\overline{GO}=\overline{BG}[/tex3] , sendo que, [tex3]\overline{BO}[/tex3] metade da diagonal no Quadrado (faz um pitágoras e encontra [tex3]a\sqrt2[/tex3] , esse seria a Diagonal, e claro, queremos metade disso), e [tex3]\overline{GO}=r_i[/tex3]

[tex3]\overline{BO}-\overline{GO}=\overline{BG}[/tex3]

[tex3]\frac{a\sqrt2}{2}-\frac{a\sqrt6}{6}=\overline{BG}[/tex3]

[tex3]\overline{BG}=\frac {a(3\sqrt2-\sqrt6)}{6}[/tex3]


Vamos jogar esse [tex3]3[/tex3] para dentro da raiz e depois usar evidência

[tex3]\overline{BG}=\frac {a\sqrt6(\sqrt3-1)}{6}[/tex3]

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Agora, vamos esquecer essas contas um poucos, vamos criar uma nova medida chamada [tex3]\frac{b\sqrt2}2[/tex3]
Icosaedro 3.png
Icosaedro 3.png (163.5 KiB) Exibido 2290 vezes
"Só pela imagem, já da pra ver que agora sujo legal..."

O nosso [tex3]\frac{b\sqrt2}2[/tex3] se refere a medida de [tex3]\overline{BG}[/tex3] . Porém, se você observar que isso se refere a um corte Vertical, ele mantém linhas paralelas ao Octaedro, na verdade, esse corte forma metade de Octaedro. Sendo assim, vamos manter igualdades

[tex3]\overline{BG}=\overline{BI}=\overline{BJ}=\overline{BK}=\overline{BL}=\frac {b\sqrt2}2[/tex3]

Vamos pensar na mesma ideia de quando achamos o [tex3]H[/tex3] , só que de trás-pra-frente, sendo [tex3]M[/tex3] o Ponto Médio de [tex3]\overline{JK}[/tex3]

Sendo o Triângulo [tex3]\Delta{GJK}[/tex3] Retângulo, usando Pitágoras temos

[tex3]\overline{GJ}^2+\overline{GK}^2=\overline{JK}^2[/tex3]

[tex3]\left(\frac {b\sqrt2}2\right)^2+\left(\frac {b\sqrt2}2\right)^2=\overline{JK}^2[/tex3]

[tex3]\overline{JK}=b[/tex3]

Mas vamos lembrar que isso se refere a metade de um Octaedro, logo, [tex3]\overline{JK}=\overline{IJ}=\overline{KL}=\overline{IL}=\overline{BI}=\overline{BJ}=\overline{BK}=\overline{BL}=b[/tex3]

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vamos pensar agora em dois Pontos Médios, o Ponto [tex3]M[/tex3] , ponto médio de [tex3]\overline{JK}[/tex3] e [tex3]N[/tex3] , ponto médio de [tex3]\overline{IL}[/tex3] , já vamos adicionar o Círculo dentro do Triângulo [tex3]\Delta{BMN}[/tex3]
Icosaedro 4.png
Icosaedro 4.png (164.38 KiB) Exibido 2290 vezes
Sabemos que [tex3]A=pr[/tex3] , e podemos calcular [tex3]A[/tex3] usando [tex3]\frac{\overline{MN}\cdot\overline{BG}}{2}[/tex3] .

Para achar [tex3]\overline{MN}[/tex3] , vamos encontra, vamos entender que ele é igual a [tex3]\overline{IJ}[/tex3] e [tex3]\overline{LK}[/tex3]


Com isso, temos que [tex3]A[/tex3] :

[tex3]A=\frac{\overline{MN}\cdot\overline{BG}}{2}[/tex3]

[tex3]A=\frac{b\cdot\frac{b\sqrt2}{2}}{2}[/tex3]

[tex3]A=\frac{b^2\sqrt2}{4}[/tex3]


Agora, o semi-perimetro de [tex3]\Delta{BMN}[/tex3] . Sabemos também que [tex3]\overline{BM}=\overline{BN}[/tex3] e para [tex3]\overline{BM}[/tex3]

[tex3]\overline{BG}^2+\overline{GM}^2=\overline{BM}^2[/tex3]

[tex3]\left(\frac{b\sqrt2}{2}\right)^2+\left(\frac{b}{2}\right)^2=\overline{BM}^2[/tex3]

[tex3]\overline{BM}=\frac{b\sqrt3}2[/tex3]


E com isso o semi-perímetro é:

[tex3]p=\frac{\overline{BM}+\overline{BN}+\overline{MN}}{2}[/tex3]

[tex3]p=\frac{\frac{b\sqrt3}2+\frac{b\sqrt3}2+b}{2}[/tex3]

[tex3]p=\frac{b(\sqrt3+1)}{2}[/tex3]

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sabendo que esse mesmo Triângulo [tex3]\Delta{BMN}[/tex3] também ocorre na Horizontal, podemos afirmar que o raio do Circulo é igual ao Raio de uma esfera que se encaixa no mesmo lugar, e para esse [tex3]r[/tex3] :

[tex3]A=pr[/tex3]

[tex3]r=\frac Ap[/tex3]

[tex3]r=\frac{\frac{b^2\sqrt2}{4}}{\frac{b(\sqrt3+1)}{2}}[/tex3]

[tex3]r=\frac{b\sqrt2(\sqrt3-1)}{4}[/tex3]

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vamos agora pra uma básica regra de [tex3]3[/tex3] , como eu havia definido, [tex3]\overline{BG}=\frac{b\sqrt2}2[/tex3] porém já tínhamos definido que [tex3]\overline{BG}=\frac {a\sqrt6(\sqrt3-1)}{6}[/tex3] e então, encontramos o raio para [tex3]a[/tex3]

[tex3]\frac{\frac{b\sqrt2}2}{\frac{b\sqrt2(\sqrt3-1)}{4}}=\frac{\frac {a\sqrt6(\sqrt3-1)}{6}}r[/tex3]

[tex3]r=\frac{{\frac {a\sqrt6(\sqrt3-1)}{6}}\cdot\frac{b\sqrt2(\sqrt3-1)}{4}}{\frac{b\sqrt2}2}[/tex3]

[tex3]r=\frac{{\frac {a\sqrt6(\sqrt3-1)}{6}}\cdot{\color{Red}\cancel{\color{Black}\frac{b\sqrt2}{2}}}\cdot\frac{(\sqrt3-1)}{2}}{\color{Red}\cancel{\color{Black}\frac{b\sqrt2}{2}}}[/tex3]

[tex3]r=\frac {a\sqrt6(\sqrt3-1)^2}{12}[/tex3]

[tex3]r=\frac {a\sqrt6(3-2\sqrt3+1)}{12}[/tex3]

[tex3]r=\frac {a\sqrt6(4-2\sqrt3)}{12}[/tex3]

[tex3]r=\frac {2a\sqrt6(2-\sqrt3)}{12}[/tex3]


[tex3]\color{MidNightBlue}\boxed{r=\frac {a\sqrt6(2-\sqrt3)}{6}}[/tex3]

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Bom, foi o que eu encontrei, espero que o Gabarito esteja errado mesmo XD
*Caso tenha percebido que o nome das imagens é Icosaedro, ignora, eu fiquei com preguiça de arrumar
Última edição: LostWalker (Seg 09 Set, 2019 14:47). Total de 4 vezes.


"[...] Mas essa é a graça dos encontros e desencontros: a Coincidência e o Destino. Se pudesse resumir, diria: A causalidade é a Ironia do Universo."
-Melly

Avatar do usuário
LostWalker
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 677
Registrado em: Seg 04 Mar, 2019 16:34
Última visita: 07-03-24
Set 2019 09 13:08

Re: Esfera inscrita no octaedro, IME/ITA nível 2

Mensagem não lida por LostWalker »

Só pra constar, havia algumas formas de reduzir a quantidade de contas, eu meio que ignorei mesmo. Por exemplo, sabendo que esse Meio Octosaedro é proporcional ao maior, dava para ter medido os tamanhos do grande a partir do maior, tanto que me aproveitei disso e escolhi especificamente [tex3]\frac{b\sqrt2}2[/tex3] , afinal, ele estava para [tex3]\frac{a\sqrt2}2[/tex3] e todos os outros valores você pode ver que são iguais. Isso diminuiria a quantidade de contas, mas eu quis meio que seguir o passo-a-passo e talvez, quem sabe, eu tenha uma lado Masoquista dentro de mim para ter re-deduzido as igualdades. Imagino que sendo feito esse exercício em prova, o ideal acreditar que essas igualdades continuavam. Eu quis aproveitar que é só uma explicação para provar isso, tanto que minha conta ficou maior. Enfim, ainda espero que Gab esteja errado, ou eu ficaria bem triste em ver que eu devo ter errado uma coisa boba para a minha resposta ser 3 vezes maior que o Gab. :D
Última edição: LostWalker (Seg 09 Set, 2019 13:10). Total de 1 vez.


"[...] Mas essa é a graça dos encontros e desencontros: a Coincidência e o Destino. Se pudesse resumir, diria: A causalidade é a Ironia do Universo."
-Melly

Avatar do usuário
Autor do Tópico
lookez
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Dom 31 Mar, 2019 16:46
Última visita: 21-03-24
Set 2019 09 14:25

Re: Esfera inscrita no octaedro, IME/ITA nível 2

Mensagem não lida por lookez »

LostWalker escreveu:
Seg 09 Set, 2019 13:08
Só pra constar, havia algumas formas de reduzir a quantidade de contas, eu meio que ignorei mesmo. Por exemplo, sabendo que esse Meio Octosaedro é proporcional ao maior, dava para ter medido os tamanhos do grande a partir do maior, tanto que me aproveitei disso e escolhi especificamente [tex3]\frac{b\sqrt2}2[/tex3] , afinal, ele estava para [tex3]\frac{a\sqrt2}2[/tex3] e todos os outros valores você pode ver que são iguais. Isso diminuiria a quantidade de contas, mas eu quis meio que seguir o passo-a-passo e talvez, quem sabe, eu tenha uma lado Masoquista dentro de mim para ter re-deduzido as igualdades. Imagino que sendo feito esse exercício em prova, o ideal acreditar que essas igualdades continuavam. Eu quis aproveitar que é só uma explicação para provar isso, tanto que minha conta ficou maior. Enfim, ainda espero que Gab esteja errado, ou eu ficaria bem triste em ver que eu devo ter errado uma coisa boba para a minha resposta ser 3 vezes maior que o Gab. :D
Lendo rápido percebi um erro, quando você foi calcular r em função de b, na verdade resulta em [tex3]\frac{b(\sqrt6 - \sqrt2) }4[/tex3] , não sei se só essa mudança resulta no gabarito, vou ler com calma em casa. Muito obrigado!
Última edição: lookez (Seg 09 Set, 2019 14:26). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
LostWalker
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 677
Registrado em: Seg 04 Mar, 2019 16:34
Última visita: 07-03-24
Set 2019 09 14:44

Re: Esfera inscrita no octaedro, IME/ITA nível 2

Mensagem não lida por LostWalker »

lookez, realmente, eu deixei sobre [tex3]2[/tex3] , e como vc disse, era sobre [tex3]4[/tex3] , vou arrumar a conta. Bom, com isso fica mais perto da resposta, talvez tenha outra erro na conta...
Última edição: LostWalker (Seg 09 Set, 2019 14:48). Total de 1 vez.


"[...] Mas essa é a graça dos encontros e desencontros: a Coincidência e o Destino. Se pudesse resumir, diria: A causalidade é a Ironia do Universo."
-Melly

Avatar do usuário
LostWalker
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 677
Registrado em: Seg 04 Mar, 2019 16:34
Última visita: 07-03-24
Set 2019 09 15:12

Re: Esfera inscrita no octaedro, IME/ITA nível 2

Mensagem não lida por LostWalker »

LostWalker escreveu:
Seg 09 Set, 2019 13:08
Imagino que sendo feito esse exercício em prova, o ideal acreditar que essas igualdades continuavam.
Eu usei isso agora a pouco e também cheguei na mesma resposta (No caso a que ficou depois de corrigir o erro que você informou)


"[...] Mas essa é a graça dos encontros e desencontros: a Coincidência e o Destino. Se pudesse resumir, diria: A causalidade é a Ironia do Universo."
-Melly

Avatar do usuário
joaopcarv
3 - Destaque
Mensagens: 588
Registrado em: Ter 18 Out, 2016 21:11
Última visita: 16-02-24
Localização: Osasco-SP
Set 2019 09 16:05

Re: Esfera inscrita no octaedro, IME/ITA nível 2

Mensagem não lida por joaopcarv »

LostWalker escreveu:
Seg 09 Set, 2019 15:12
LostWalker escreveu:
Seg 09 Set, 2019 13:08
Imagino que sendo feito esse exercício em prova, o ideal acreditar que essas igualdades continuavam.
Eu usei isso agora a pouco e também cheguei na mesma resposta (No caso a que ficou depois de corrigir o erro que você informou)
Eu fiz de uma outra forma e também cheguei no mesmo resultado



That's all I'd do all day. I'd just be the catcher in the rye and all.

"Last year's wishes are this year's apologies... Every last time I come home (...)"

Poli-USP

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “IME / ITA”