[…] a conversão da propriedade privada em propriedade coletiva, tão preconizada pelo socialismo, não teria outro efeito que não fosse o de tornar a situação dos operários mais precária, retirando-lhes a livre disposição do seu salário […] e toda a possibilidade de aumentar o seu patrimônio e melhorar a sua situação […] A propriedade privada e pessoal é para o homem de direito natural […] O homem deve tomar com paciência a sua condição; é impossível que, na sociedade civil, toda a gente seja elevada ao mesmo nível […] Contra a natureza todos os esforços são vãos […] O erro capital […] é o de crer que as duas classes são inimigas natas uma da outra, como se a natureza tivesse armado os ricos e os pobres para se combaterem mutuamente… Não pode haver capital sem trabalho, nem trabalho sem capital. A concordância engendra a ordem e a beleza […] Toda a economia das verdades religiosas […] é de natureza a aproximar […] os ricos e os pobres, lembrando às duas classes os seus mútuos deveres […]
Documento 2
O Congresso reunido em Saint Imier declara:
1. Que a destruição de todo poder político é o primeiro dever do proletariado.
2. Que toda organização de um poder que pretende ser provisório e revolucionário para efetivar aquela destruição é um engano, e seria tão perigoso para o proletariado como todos os governos que existem hoje.
3. Que, rejeitando todo compromisso para chegar à realização da Revolução Social, os proletários de todos os países devem estabelecer, fora de toda política burguesa, a solidariedade da ação revolucionária.
Os documentos anteriores correspondem a duas interpretações sobre a realidade social do século XIX. Respectivamente:
A) ao socialismo científico e à doutrina social da igreja.
Resposta
B)
C) ao socialismo libertário e ao socialismo utópico.
D) ao socialismo utópico e ao socialismo científico.
E) à doutrina social da igreja e ao socialismo científico.
Por que não pode ser a letra e?