Física IProporção entre força resultante e aceleração Tópico resolvido

Mecânica: Estática e Dinâmica
Avatar do usuário
legislacao
Ultimate
Mensagens: 803
Registrado em: 14 Mar 2019, 05:19
Última visita: 19-03-24
Agradeceu: 509 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Mai 2019 14 01:41

Proporção entre força resultante e aceleração

Mensagem não lida por legislacao »

Considerando um plano inclinado no qual a força de atrito seja a força resultante, temos a relação abaixo:

fat= m.a
fat= m. g.sen-Mi.g.cos

De acordo com a 2 lei de newton, aceleração e força resultante são diretamente proporcionais. Assim, seria correto dizer que a força de atrito é diretamente proporcional a gravidade, ao seno, ao coeficiente de atrito, e ao cosseno, já que eles todos são a aceleração?

Avatar do usuário
Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: 15 Fev 2019, 21:59
Última visita: 28-11-21
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 968 vezes
Mai 2019 14 15:16

Re: Proporção entre força resultante e aceleração

Mensagem não lida por Planck »

Olá legislacao,

Nessa situação que você propôs, a afirmação feita é válida!

Avatar do usuário
legislacao
Ultimate
Mensagens: 803
Registrado em: 14 Mar 2019, 05:19
Última visita: 19-03-24
Agradeceu: 509 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Mai 2019 14 20:18

Re: Proporção entre força resultante e aceleração

Mensagem não lida por legislacao »

Planck escreveu: 14 Mai 2019, 15:16 Olá legislacao,

Nessa situação que você propôs, a afirmação feita é válida!
Muito obrigado! Depois de ler de novo esse tópico me surgiram 2 dúvidas:

1- Nesse caso a força de atrito não seria inversamente proporcional ao cosseno? Por exemplo, se o for o cosseno de 0, o mi, a massa e a gravidade serão multiplicados por 1, se for o cosseno de 60, o mi, a massa e a gravidade serão multiplicados por 1/2, o que dará um resultado menor.

2 - Ainda sobre as leis de newton, a 2 lei nos diz que :

- força resultante e aceleração são diretamente proporcionais
- aceleração e massa são inversamente proporcionais

Seguindo esse caminho, não seria correto dizer que a massa é inversamente proporcional a força resultante?
Avatar do usuário
Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: 15 Fev 2019, 21:59
Última visita: 28-11-21
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 968 vezes
Mai 2019 14 21:11

Re: Proporção entre força resultante e aceleração

Mensagem não lida por Planck »

legislacao escreveu: 14 Mai 2019, 20:18 1- Nesse caso a força de atrito não seria inversamente proporcional ao cosseno? Por exemplo, se o for o cosseno de 0, o mi, a massa e a gravidade serão multiplicados por 1, se for o cosseno de 60, o mi, a massa e a gravidade serão multiplicados por 1/2, o que dará um resultado menor.
Isso prova que é diretamente proporcional. Do contrário, o valor do cosseno diminuiria e a força de atrito aumentaria.
legislacao escreveu: 14 Mai 2019, 20:18 Seguindo esse caminho, não seria correto dizer que a massa é inversamente proporcional a força resultante?
A questão é que a massa, pelo menos em análises não-relativísticas, é constante. No entanto, podemos fazer essa análise, matematicamente:

[tex3]F_r = m \cdot a[/tex3]

Com [tex3]a=cte[/tex3] :

[tex3]\frac{F_r}{m} = a[/tex3]

Note que é uma razão obtendo um resultado constante, ou seja, massa e força resultante são diretamente proporcionais. :mrgreen:
Avatar do usuário
legislacao
Ultimate
Mensagens: 803
Registrado em: 14 Mar 2019, 05:19
Última visita: 19-03-24
Agradeceu: 509 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Mai 2019 14 21:33

Re: Proporção entre força resultante e aceleração

Mensagem não lida por legislacao »

Planck escreveu: 14 Mai 2019, 21:11
legislacao escreveu: 14 Mai 2019, 20:18 1- Nesse caso a força de atrito não seria inversamente proporcional ao cosseno? Por exemplo, se o for o cosseno de 0, o mi, a massa e a gravidade serão multiplicados por 1, se for o cosseno de 60, o mi, a massa e a gravidade serão multiplicados por 1/2, o que dará um resultado menor.
Isso prova que é diretamente proporcional. Do contrário, o valor do cosseno diminuiria e a força de atrito aumentaria.
legislacao escreveu: 14 Mai 2019, 20:18 Seguindo esse caminho, não seria correto dizer que a massa é inversamente proporcional a força resultante?
A questão é que a massa, pelo menos em análises não-relativísticas, é constante. No entanto, podemos fazer essa análise, matematicamente:

[tex3]F_r = m \cdot a[/tex3]

Com [tex3]a=cte[/tex3] :

[tex3]\frac{F_r}{m} = a[/tex3]

Note que é uma razão obtendo um resultado constante, ou seja, massa e força resultante são diretamente proporcionais. :mrgreen:
Eu entendi a parte da massa, mas a outra parte eu ainda fiquei em dúvida.

"Isso prova que é diretamente proporcional. Do contrário, o valor do cosseno diminuiria e a força de atrito aumentaria." Vou tentar mostrar de onde sai a minha dúvida:

Considerando um angulo de 0 graus, e sabendo que cosseno de 0 é 1
fat= m. g.sen-Mi.g.cos
fat= m. g.sen-Mi.g.1

Considerando um angulo de 60 graus, e sabendo que o cosseno de 60 é 1/2:
fat= m. g.sen-Mi.g.cos
fat= m. g.sen-Mi.g.0,5

Ou seja, quando eu aumentei o angulo, a força de atrito foi diminuida. Assim, não seria correto dizer que a força de atrito é inversamente
proporcional ao angulo de inclinação?
Avatar do usuário
Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: 15 Fev 2019, 21:59
Última visita: 28-11-21
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 968 vezes
Mai 2019 14 21:37

Re: Proporção entre força resultante e aceleração

Mensagem não lida por Planck »

legislacao escreveu: 14 Mai 2019, 21:33 Ou seja, quando eu aumentei o angulo, a força de atrito foi diminuida. Assim, não seria correto dizer que a força de atrito é inversamente
proporcional ao angulo de inclinação?
Nesse caso, faz sentido sim. Note que a proporcionalidade quanto ao cosseno do ângulo é diferente da proporcionalidade quanto ao ângulo.
Avatar do usuário
legislacao
Ultimate
Mensagens: 803
Registrado em: 14 Mar 2019, 05:19
Última visita: 19-03-24
Agradeceu: 509 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Mai 2019 14 21:49

Re: Proporção entre força resultante e aceleração

Mensagem não lida por legislacao »

Planck escreveu: 14 Mai 2019, 21:37
legislacao escreveu: 14 Mai 2019, 21:33 Ou seja, quando eu aumentei o angulo, a força de atrito foi diminuida. Assim, não seria correto dizer que a força de atrito é inversamente
proporcional ao angulo de inclinação?
Nesse caso, faz sentido sim. Note que a proporcionalidade quanto ao cosseno do ângulo é diferente da proporcionalidade quanto ao ângulo.
"Note que a proporcionalidade quanto ao cosseno do ângulo é diferente da proporcionalidade quanto ao ângulo."

Não consigo "aceitar" isso como verdade :lol: Digo isso porque ao alterar o angulo necessariamente o cosseno também será alterado...

Mas de qualquer forma, dizer que a força de atrito é inversamente proporcional ao cosseno não seria contrariar a 2 lei de newton? Pois a 2 lei de newton diz que força resultante é diretamente proporcional a aceleração, e se o cosseno está dentro da aceleração, haveria uma incoerência.
Avatar do usuário
legislacao
Ultimate
Mensagens: 803
Registrado em: 14 Mar 2019, 05:19
Última visita: 19-03-24
Agradeceu: 509 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Mai 2019 14 22:36

Re: Proporção entre força resultante e aceleração

Mensagem não lida por legislacao »

Planck escreveu: 14 Mai 2019, 21:37
legislacao escreveu: 14 Mai 2019, 21:33 Ou seja, quando eu aumentei o angulo, a força de atrito foi diminuida. Assim, não seria correto dizer que a força de atrito é inversamente
proporcional ao angulo de inclinação?
Nesse caso, faz sentido sim. Note que a proporcionalidade quanto ao cosseno do ângulo é diferente da proporcionalidade quanto ao ângulo.
Acho que agora entendi essa parte "Note que a proporcionalidade quanto ao cosseno do ângulo é diferente da proporcionalidade quanto ao ângulo."

A explicação pra isso é que quando aumentamos o angulo, aumentamos o seno, mas diminuímos o cosseno, certo? Por isso posso dizer que a força de atrito é inversamente proporcional ao cosseno, mas não posso dizer que ela é inversamente proporcional ao seno. Porém ainda tenho a dúvida abaixo:

Dizer que a força de atrito é inversamente proporcional ao cosseno não seria contrariar a 2 lei de newton? Pois a 2 lei de newton diz que força resultante é diretamente proporcional a aceleração, e se o cosseno está dentro da aceleração, haveria uma incoerência."
Avatar do usuário
Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: 15 Fev 2019, 21:59
Última visita: 28-11-21
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 968 vezes
Mai 2019 14 22:37

Re: Proporção entre força resultante e aceleração

Mensagem não lida por Planck »

legislacao escreveu: 14 Mai 2019, 21:49
Planck escreveu: 14 Mai 2019, 21:37
legislacao escreveu: 14 Mai 2019, 21:33 Ou seja, quando eu aumentei o angulo, a força de atrito foi diminuida. Assim, não seria correto dizer que a força de atrito é inversamente
proporcional ao angulo de inclinação?
Nesse caso, faz sentido sim. Note que a proporcionalidade quanto ao cosseno do ângulo é diferente da proporcionalidade quanto ao ângulo.
"Note que a proporcionalidade quanto ao cosseno do ângulo é diferente da proporcionalidade quanto ao ângulo."

Não consigo "aceitar" isso como verdade :lol: Digo isso porque ao alterar o angulo necessariamente o cosseno também será alterado...

Mas de qualquer forma, dizer que a força de atrito é inversamente proporcional ao cosseno não seria contrariar a 2 lei de newton? Pois a 2 lei de newton diz que força resultante é diretamente proporcional a aceleração, e se o cosseno está dentro da aceleração, haveria uma incoerência.
Revisando o tópico, notei um erro na fórmula. O correto seria:

[tex3]F_r = P_x - F_{at}[/tex3]

Desenvolvendo os termos:

[tex3]F_r = P \cdot \sen \theta - \mu \cdot P \cdot \cos \theta[/tex3]

[tex3]F_r = P \cdot( \sen \theta - \mu \cdot \cos \theta)[/tex3]

[tex3]F_r = m \cdot g \cdot( \sen \theta - \mu \cdot \cos \theta)[/tex3]

Poderíamos obter que:

[tex3]a = g \cdot ( \sen \theta - \mu \cdot \cos \theta)[/tex3]

Ou seja, a força resultante é diretamente proporcional à seguinte expressão:

[tex3]( \sen \theta - \mu \cdot \cos \theta)[/tex3]

Note que o valor de [tex3]\sen \theta[/tex3] aumenta enquanto o de [tex3]\cos \theta[/tex3] diminui. Analisando apenas a força de atrito:

[tex3]F_{at} = \mu \cdot m \cdot \cos \theta[/tex3]

O valor da força de atrito é diretamente proporcional ao valor do cosseno do ângulo de inclinação. Se o ângulo aumenta, o valor do cosseno diminui e a força de atrito também.
Avatar do usuário
legislacao
Ultimate
Mensagens: 803
Registrado em: 14 Mar 2019, 05:19
Última visita: 19-03-24
Agradeceu: 509 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Mai 2019 14 22:43

Re: Proporção entre força resultante e aceleração

Mensagem não lida por legislacao »

Planck escreveu: 14 Mai 2019, 22:37
legislacao escreveu: 14 Mai 2019, 21:49
Planck escreveu: 14 Mai 2019, 21:37
legislacao escreveu: 14 Mai 2019, 21:33 Ou seja, quando eu aumentei o angulo, a força de atrito foi diminuida. Assim, não seria correto dizer que a força de atrito é inversamente
proporcional ao angulo de inclinação?
Nesse caso, faz sentido sim. Note que a proporcionalidade quanto ao cosseno do ângulo é diferente da proporcionalidade quanto ao ângulo.
"Note que a proporcionalidade quanto ao cosseno do ângulo é diferente da proporcionalidade quanto ao ângulo."

Não consigo "aceitar" isso como verdade :lol: Digo isso porque ao alterar o angulo necessariamente o cosseno também será alterado...

Mas de qualquer forma, dizer que a força de atrito é inversamente proporcional ao cosseno não seria contrariar a 2 lei de newton? Pois a 2 lei de newton diz que força resultante é diretamente proporcional a aceleração, e se o cosseno está dentro da aceleração, haveria uma incoerência.
Revisando o tópico, notei um erro na fórmula. O correto seria:

[tex3]F_r = P_x - F_{at}[/tex3]

Desenvolvendo os termos:

[tex3]F_r = P \cdot \sen \theta - \mu \cdot P \cdot \cos \theta[/tex3]

[tex3]F_r = P \cdot( \sen \theta - \mu \cdot \cos \theta)[/tex3]

[tex3]F_r = m \cdot g \cdot( \sen \theta - \mu \cdot \cos \theta)[/tex3]

Poderíamos obter que:

[tex3]a = g \cdot ( \sen \theta - \mu \cdot \cos \theta)[/tex3]

Ou seja, a força resultante é diretamente proporcional à seguinte expressão:

[tex3]( \sen \theta - \mu \cdot \cos \theta)[/tex3]

Note que o valor de [tex3]\sen \theta[/tex3] aumenta enquanto o de [tex3]\cos \theta[/tex3] diminui. Analisando apenas a força de atrito:

[tex3]F_{at} = \mu \cdot m \cdot \cos \theta[/tex3]

O valor da força de atrito é diretamente proporcional ao valor do cosseno do ângulo de inclinação. Se o ângulo aumenta, o valor do cosseno diminui e a força de atrito também.
Aah sim, acho que agora entendi. Eu fiz confusão com o significado de diretamente proporcional e fato de o angulo aumentar e o cosseno diminuir. Muito obrigado pela ajuda! Eu estava a mais ou menos 2 horas pensando numa questão simples como essa :lol:

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Física I”