Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Ensino MédioAnálise Combinatória Tópico resolvido

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio devem ser postados aqui. Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular

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Willrf
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Abr 2019 29 21:52

Análise Combinatória

Mensagem não lida por Willrf »

Considere a notação [tex3]C_{m,n}[/tex3] para simbolizar a combinação de [tex3]m[/tex3] elementos tomados [tex3]n[/tex3] a [tex3]n[/tex3] . Usando esta notação, assinale a alternativa que mostra a solução [tex3]x[/tex3] da equação seguinte:

[tex3]\frac{4C_{x,5}}{4C_{x,6}}=\frac{2}{3}[/tex3]

A) 10.
B) 12.
C) 14.
D) 16.
E) 18.
Resposta

Resposta letra C

Editado pela última vez por caju em 29 Abr 2019, 23:37, em um total de 1 vez.
Razão: colocar tex nas expressões matemáticas.
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MateusQqMD
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Abr 2019 30 00:04

Re: Análise Combinatória

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá. Observe a manipulação e qualquer dúvida você manda aqui :)

[tex3]\frac{4C_{x,5}}{4C_{x,6}}=\frac{2}{3} [/tex3]

[tex3]\frac{4 \cdot \frac{x!}{5!(x-5)!}}{4 \cdot \frac{x!}{6!(x-6)!} }=\frac{2}{3}[/tex3]

[tex3]\frac{x!}{5!(x-5)!} \cdot \frac{6!(x-6)!}{x!} = \frac{2}{3}[/tex3]

[tex3]\frac{x!}{5!(x-5)(x-6)!} \cdot \frac{6\cdot 5!(x-6)!}{x!} = \frac{2}{3}[/tex3]

[tex3]\frac{6}{x-5} = \frac{2}{3}[/tex3]

[tex3]x = 14[/tex3]

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Movido de Pré-Vestibular para Ensino Médio em 30 Abr 2019, 12:53 por ALDRIN

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eumarccoss
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Re: Análise Combinatória

Mensagem não lida por eumarccoss »

MateusQqMD escreveu: 30 Abr 2019, 00:04 Olá. Observe a manipulação e qualquer dúvida você manda aqui :)
[tex3]x = 14[/tex3]
Mateus, muito obrigado, entendi perfeitamente a resolução, só ficando na dúvida em saber que o fatorial do (x-5) é (x-6). Poderia explicar por qual motivo é isso, por favor? Obrigado novamente
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MateusQqMD
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Re: Análise Combinatória

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Oi, Marcos

O fatorial de um número é calculado pelo produto desse número com seus antecessores até chegar ao número [tex3]1.[/tex3] Por exemplo, [tex3]7! = 7 \cdot 6 \cdot 5 \cdot 4 \cdot 3 \cdot 2 \cdot 1, \, [/tex3] isto é, [tex3]7! = (7-1)\cdot (7-2) \cdot \,\, ... \,\, \cdot (7-6).[/tex3] Perceba, ainda, que [tex3]7![/tex3] é equivalente a [tex3]7\cdot 6![/tex3]

Da mesma forma, [tex3](x-5)! = (x-5) \cdot ( x-5 - 1 )\cdot (x-5 -2) \cdot \,\, ... \,\, \cdot \underbrace{(x-5 - k)}_{1}[/tex3]

Ou seja, iremos desenvolver [tex3](x-5)![/tex3] em [tex3](x-5)(x-6)![/tex3]

Entende?
Editado pela última vez por MateusQqMD em 19 Mai 2019, 16:05, em um total de 1 vez.
Razão: corrigir erro de digitação
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eumarccoss
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Re: Análise Combinatória

Mensagem não lida por eumarccoss »

Eu não entendi, mas vou tentar decorar a lógica; Por exemplo:

[tex3]
(x-1)! = (x-1).(x-2).(x-3).(x-4).(x-5)... [/tex3]

Está correto?

Mas o fatorial vai até o infinito, no caso?
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MateusQqMD
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Re: Análise Combinatória

Mensagem não lida por MateusQqMD »

É quase isso! Mas não vai até o infinito. Como eu disse ali em cima, o produto vai até o número 1.

Observe alguns exemplo:

[tex3]3! = 3 \cdot 2 \cdot 1.[/tex3]

[tex3]5! = 5 \cdot 4 \cdot 3 \cdot 2 \cdot 1.[/tex3]

Caso seja um número [tex3]k[/tex3] qualquer, temos:

[tex3]k! = (k-1) \cdot (k-2) \cdot (k-3) \cdot \,\, ... \,\, \cdot 1.[/tex3]

Nessa questão, o número é [tex3]x-5.[/tex3] Subtraindo 1, o próximo termo será: [tex3](x-5) - 1 = x - 6, \,[/tex3] e assim sucessivamente, até chegarmos ao número [tex3]1.[/tex3] Ficou melhor?

É melhor deixar pra decorar as coisas de química, matemática é mais fácil entender hehe :)

Se não tiver entendido, grita aí.

"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."
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