Fisiologia, Histologia, Embriologia e ZoologiaCisticercose Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
andrezza
Veterano
Mensagens: 342
Registrado em: Ter 16 Abr, 2019 11:04
Última visita: 24-09-22
Abr 2019 29 15:13

Cisticercose

Mensagem não lida por andrezza »

MSV, 36 anos de idade, solteiro, do sexo masculino, pardo, procedente e natural da zona urbana de Patos, PB, procurou o serviço médico de um hospital público com queixas de cefaleia difusa, de forte intensidade, em "agulhadas", progressiva, seguida de repuxamento na cabeça (não sabia referir qual lado) e perda da consciência, situações em que os vizinhos o viam se "debater", com frequência de uma a duas vezes por semana. Referia que, após as crises, a cefaleia persistia com confusão mental, esquecimento e sonolência. A hipótese diagnóstica de neurocisticercose foi confirmada pela tomografia computadorizada e ressonância magnética de crânio. O paciente tinha cisticercos em vários estágios de evolução, com múltiplas lesões parenquimatosas. Com relação a essa parasitose e seu agente etiológico, coloque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas, e em seguida marque a alternativa CORRETA.
I. (__) A cisticercose é decorrente da infestação do homem pela larva Cysticercus cellulosae, do parasita Taenia solium.
II. (__) A cisticercose é decorrente da infestação do homem pelo ovo do parasita Taenia solium.
III. (__) Existem duas espécies de Tênias: T. solium e T. saginata, que se diferenciam pela estrutura do escólex; na T. solium este apresenta ventosas e ganchos e na T. saginata apenas ventosas.
IV. (__) A cisticercose é contraída através da ingestão de carne de boi ou do porco mal cozida que contém as larvas, essas larvas perfuram o intestino, caem na circulação sanguínea, alojando-se no cérebro.
V. (__) A teníase é adquirida através da ingestão de carne de boi ou do porco mal cozida que contém as larvas.
Resposta

C E C E C
Por que a I está certa e a II errada?




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Abr 2019 30 13:48

Re: Cisticercose

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Oi, Andrezza. Acredito que o seu gabarito esteja errado. A cisticercose é adquirida ao ingerir ovos de Taenia solium. Estes liberam a oncosfera (larva) no intestino do hospedeiro que migra para a musculatura por meio do sangue. Ao instalar-se nos músculos ocorre a manifestação da cisticercose. O item IV está errado por vários motivos, mas o principal é que a doença que se contrai comendo carne mal passada com cisticerco é a teníase (item V).

Penso que o gabarito correto seja E C C E C.



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia”