Física IIICampo elétrico Tópico resolvido

Eletricidade e Magnetismo

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
andrezza
Veterano
Mensagens: 342
Registrado em: Ter 16 Abr, 2019 11:04
Última visita: 24-09-22
Abr 2019 26 22:20

Campo elétrico

Mensagem não lida por andrezza »

Considerando que, em uma dada região do espaço, existe um campo elétrico, assinale o que for correto.
01) Em cada ponto dessa região, o vetor campo elétrico (E) é perpendicular à linha de força que passa por esse ponto.
02) Em quaisquer pontos dessa região, as linhas de força são sempre perpendiculares às eqüipotenciais.
04) Um elétron, colocado nessa região, sofre ação de uma força na mesma direção e sentido do campo.
08) Na ausência de qualquer força externa, uma carga elétrica puntiforme, colocada nesse campo, sempre percorre uma linha de força.
16) É nulo o trabalho realizado para deslocar uma carga de prova sobre uma eqüipotencial.
32) Em se tratando de um campo elétrico uniforme, uma carga de prova sempre se desloca com velocidade constante
Resposta

2-8-16




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Abr 2019 27 09:37

Re: Campo elétrico

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Oi, Andrezza. Eu por aqui de novo :)

01) Falso. Linha de força de um campo elétrico é uma linha que tangencia, em cada ponto, o vetor campo elétrico resultante associado a esse ponto.

02) Verdadeiro.

04) Falso. Quando uma carga de prova com carga negativa é colocada sob ação de um campo elétrico, os vetores [tex3]\vec{\text{Fe}}[/tex3] e [tex3]\vec{\text{E}}[/tex3] têm mesma direção, mas sentidos opostos:
Campo elétrico.png
Campo elétrico.png (28.97 KiB) Exibido 1038 vezes
08) Verdadeiro.

16) Verdadeiro. O trabalho realizado em um campo elétrico é calculado pela razão:

[tex3]\tau_{\text{AB}} = \text{q}(\text{V}_{\text{A}} -\text{V}_{\text{B}}) [/tex3]

Caso [tex3]\text{V}_{\text{A}} = \text{V}_{\text{B}},[/tex3] então implica que [tex3]\tau_{\text{AB}} = 0[/tex3]

32) Falso. A força elétrica que atua no transporte de uma carga do ponto A até o ponto B realiza um trabalho que modifica sua velocidade.



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Física III”