Olá. A força resultante responsável pela freada dos veículos é a força de atrito dinâmica ou estática, dependendo da situação. Pela 2ª Lei de Newton, podemos escrever:
O que vai mudar de uma situação para outra é a força que age em cada um deles.
Mateus, obrigado pela resposta. Digamos que "matematicamente" eu consigo entender que cortamos a massa porque ela multiplica todos termos da equação, mas isso não parece "bater" com a realidade. Por exemplo, ao imaginar um carro e um caminhão freando até parar, não consigo visualizar como a massa não importa, já que parece ser mais "difícil" parar um caminhão do que um carro.
Olá. A força resultante responsável pela freada dos veículos é a força de atrito dinâmica ou estática, dependendo da situação. Pela 2ª Lei de Newton, podemos escrever:
O que vai mudar de uma situação para outra é a força que age em cada um deles.
Mateus, obrigado pela resposta. Digamos que "matematicamente" eu consigo entender que cortamos a massa porque ela multiplica todos termos da equação, mas isso não parece "bater" com a realidade. Por exemplo, ao imaginar um carro e um caminhão freando até parar, não consigo visualizar como a massa não importa, já que parece ser mais "difícil" parar um caminhão do que um carro.
Tem algo a ver com a força de resistência do ar?
Penso que seja isso mesmo. A aerodinâmica do veículo vai acabar influenciando nesse quesito.
"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."
Olá. A força resultante responsável pela freada dos veículos é a força de atrito dinâmica ou estática, dependendo da situação. Pela 2ª Lei de Newton, podemos escrever:
O que vai mudar de uma situação para outra é a força que age em cada um deles.
Mateus, obrigado pela resposta. Digamos que "matematicamente" eu consigo entender que cortamos a massa porque ela multiplica todos termos da equação, mas isso não parece "bater" com a realidade. Por exemplo, ao imaginar um carro e um caminhão freando até parar, não consigo visualizar como a massa não importa, já que parece ser mais "difícil" parar um caminhão do que um carro.
Tem algo a ver com a força de resistência do ar?
Penso que seja isso mesmo. A aerodinâmica do veículo vai acabar influenciando nesse quesito.
Pesquisando no google me parece que isso tem a ver também com a quantidade de movimento. O caminhão tem mais massa, e como a quantidade de movimento é massa vezes velocidade ao quadrado, o caminhão tem mais quantidade de movimento, e
quanto maior a quantidade de movimento, maior a energia cinética e maior a dificuldade em converter energia cinética em outras formas de energia que ajudem a parar o caminhão.
Então, eu não sei se vai ter relação, mas eu também fui fazer uma pesquisa porque não conheço muito sobre o assunto. O que eu encontrei é que realmente não depende da massa e que o principal fator está relacionado com os freios. Dá uma olhada nessa página, https://www.if.ufrgs.br/novocref/?conta ... -automovel, é bem interessante.
"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."
Então, eu não sei se vai ter relação, mas eu também fui fazer uma pesquisa porque não conheço muito sobre o assunto. O que eu encontrei é que realmente não depende da massa e que o principal fator está relacionado com os freios. Dá uma olhada nessa página, https://www.if.ufrgs.br/novocref/?conta ... -automovel, é bem interessante.
É curioso ver como muitas coisas na física vão totalmente contra o senso comum, interessante.
Bom dia a todos. Vejam esta questão. Não é uma questão complicada. O resultado é 2 \sqrt{3} /3.
O problema está na análise das opções para resposta.
O gabarito é letra C. Inicialmente eu considerei...
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progaust , pois é.
Foi o mesmo argumento do Otero, acima. Ou seja, os dados não nos dão condição de prever informações detalhadas para cada componente, mas fazer a previsão. Curioso foi que, num...
Na figura, massas m1, m2 e M são 20kg, 5kg e 50kg, respectivamente. O coeficiente de atrito entre M e terra é zero. O coeficiente de atrito entre m1 e M e entre m2 e solo é 0,3. As polias e as cordas...
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a)
Screenshot 2023-10-26 114525.png
b) Se as forças f_1 e f_2 fossem ambas de atrito cinético, teríamos f_1= \mu m_1g e f_2= \mu m_2 g, e teríamos f_1=4f_2 ao invés de 2f_2. Se as duas fossem de...
O exercício referido foi tirado do livro Tópicos de Física - Volume 1.
No arranjo experimental da figura, o homem puxa a corda para a esquerda e, com isso, consegue acelerar horizontalmente a caixa...
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de fato o atrito cinético é um pouco menor que o atrito estático (pelo menos nos livros pelo o qual já estudei), ma por algum motivo o elaborador da questão quis colocas os atritos como iguais.
Minha dúvida é: quando a força exercida no bloco de baixo extrapola o limite da força de atrito do bloco em cima dele e este entra em movimento, para que direção ele se movimenta? Se a única força...