Olá, Comunidade!

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Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

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Prof. Caju

IME / ITA(ITA) Análise combinatória Tópico resolvido

Aqui deverão ser postadas questões desses vestibulares e de outras instituições militares (EN, CN, EsPCEx etc.).

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Autor do Tópico
thetruthFMA
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Abr 2019 12 11:59

(ITA) Análise combinatória

Mensagem não lida por thetruthFMA »

Sobre os lados de um triângulo marcam-se, respectivamente, 3, 4 e 5 pontos distintos, não coincidindo com os vértices. Quantos segmentos de reta podemos obter, unindo, 2 a 2, os centros de todas as circunferencias que passam por 3 quaisquer dos pontos marcados?
Resposta

20910

desde já agradeço pela ajuda pessoal! Arigatou!
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csmarcelo
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Re: (ITA) Análise combinatória

Mensagem não lida por csmarcelo »

Dá pra chegar no gabarito, mas eu vejo um problema: 4 pontos quaisquer podem fazer parte de uma mesma circunferência, com isso, não poderíamos tratar cada trio distinto de pontos como uma circunferência distinta.

De qualquer forma, segue a resolução.

Suponhamos que os três pontos foram marcados no lado [tex3]a[/tex3] , os quatro pontos foram marcados no lado [tex3]b[/tex3] e os cinco pontos foram marcados no lado [tex3]c[/tex3] .

Devemos escolher sempre três pontos, desde que não sejam os três colineares simultaneamente.

Vamos analisar os casos.

1)

[tex3]C^3_1=3[/tex3] maneira(s) de escolher um ponto no lado [tex3]a[/tex3] .
[tex3]C^4_1=4[/tex3] maneira(s) de escolher um ponto no lado [tex3]b[/tex3] .
[tex3]C^5_1=5[/tex3] maneira(s) de escolher um ponto no lado [tex3]c[/tex3] .

Isso dá um subtotal de 60 combinações de pontos.

2)

[tex3]C^3_2=3[/tex3] maneira(s) de escolher um ponto no lado [tex3]a[/tex3] .
[tex3]C^4_1=4[/tex3] maneira(s) de escolher um ponto no lado [tex3]b[/tex3] .

Isso dá um subtotal de 12 combinações de pontos.

3)

[tex3]C^3_2=3[/tex3] maneira(s) de escolher um ponto no lado [tex3]a[/tex3] .
[tex3]C^5_1=5[/tex3] maneira(s) de escolher um ponto no lado [tex3]c[/tex3] .

Isso dá um subtotal de 15 combinações de pontos.

4)

[tex3]C^4_2=6[/tex3] maneira(s) de escolher um ponto no lado [tex3]b[/tex3] .
[tex3]C^3_1=3[/tex3] maneira(s) de escolher um ponto no lado [tex3]a[/tex3] .

Isso dá um subtotal de 18 combinações de pontos.

5)

[tex3]C^4_2=6[/tex3] maneira(s) de escolher um ponto no lado [tex3]b[/tex3] .
[tex3]C^5_1=5[/tex3] maneira(s) de escolher um ponto no lado [tex3]c[/tex3] .

Isso dá um subtotal de 30 combinações de pontos.

6)

[tex3]C^5_2=10[/tex3] maneira(s) de escolher um ponto no lado [tex3]c[/tex3] .
[tex3]C^3_1=3[/tex3] maneira(s) de escolher um ponto no lado [tex3]a[/tex3] .

Isso dá um subtotal de 30 combinações de pontos.

7)

[tex3]C^5_2=10[/tex3] maneira(s) de escolher um ponto no lado [tex3]c[/tex3] .
[tex3]C^4_1=4[/tex3] maneira(s) de escolher um ponto no lado [tex3]b[/tex3] .

Isso dá um subtotal de 40 combinações de pontos.

Temos, então, um total de [tex3]60+12+15+18+30+30+40=205[/tex3] combinações de três pontos, o que resulta em 205 circunferências e, portanto, [tex3]C^{205}_2=20910[/tex3] segmentos que unem, 2 a 2, os centros das circunferências.

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csmarcelo
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Abr 2019 12 14:41

Re: (ITA) Análise combinatória

Mensagem não lida por csmarcelo »

MateusQqMD
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Valdir
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Re: (ITA) Análise combinatória

Mensagem não lida por Valdir »

csmarcelo, Olá, queria saber se realmente entendi o exercício.
Essa figura que fiz representa um dos 20910 segmentos de reta ? [tex3]C^{205}_2=20910[/tex3]
WhatsApp Image 2019-04-12 at 15.48.28.jpeg
WhatsApp Image 2019-04-12 at 15.48.28.jpeg (48.91 KiB) Exibido 2884 vezes
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csmarcelo
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Re: (ITA) Análise combinatória

Mensagem não lida por csmarcelo »

Valdir, exatamente!
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MateusQqMD
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Abr 2019 12 20:00

Re: (ITA) Análise combinatória

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Marcelo, eu não consegui entender porque cada trio de três pontos distintos não garantem circunferências distintas. Para mim o que você fez está certo. Outra forma de fazer essa contagem é por inclusão-exclusão. Há [tex3]C_{12}^3 = 220 [/tex3] modos de selecionar quaisquer três pontos. Há [tex3]C_3^3 = 1[/tex3] modo de selecionar três pontos colineares pertencentes a um dos lados. Há [tex3]C_4^3 = 4[/tex3] modos de selecionar três pontos colineares pertencentes a um dos lados. Há [tex3]C_5^3 = 10[/tex3] modos de selecionar três pontos colineares pertencentes a um dos lados. Daí, são em número de [tex3]220 - 1 - 4 - 10 = 205[/tex3] as formas de selecionar três pontos não colineares.
"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."
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csmarcelo
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Abr 2019 12 22:43

Re: (ITA) Análise combinatória

Mensagem não lida por csmarcelo »

Quaisquer três pontos na imagem (com exceção dos vértices) determinam a mesma circunferência.
Untitled.png
Untitled.png (35.25 KiB) Exibido 2872 vezes
Edit: E o centro [tex3]D[/tex3] da circunferência.
Editado pela última vez por csmarcelo em 12 Abr 2019, 22:45, em um total de 1 vez.
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Valdir
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Re: (ITA) Análise combinatória

Mensagem não lida por Valdir »

MateusQqMD,então, me desculpa se eu tiver enganado, mas a notação correta não seria: [tex3]C_3^5 = 10[/tex3]
ou seria assim mesmo: [tex3]C_5^3 = 10[/tex3]
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MateusQqMD
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Re: (ITA) Análise combinatória

Mensagem não lida por MateusQqMD »

csmarcelo escreveu: 12 Abr 2019, 22:43 Quaisquer três pontos na imagem (com exceção dos vértices) determinam a mesma circunferência.

Edit: E o centro [tex3]D[/tex3] da circunferência.
Estranho, porque aí não consigo enxergar como a gente conta isso
"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."
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csmarcelo
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Re: (ITA) Análise combinatória

Mensagem não lida por csmarcelo »

Todo mundo coloca [tex3]n[/tex3] embaixo, mas eu tenho o costume de colocar em cima. :mrgreen:

De qualquer forma, não dá pra condunfir, o número total de elementos sempre será maior que o número de elementos agrupados.

Movido de Pré-Vestibular para IME / ITA em 16 Abr 2019, 14:21 por ALDRIN

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