Física IMRUV Tópico resolvido

Mecânica: Estática e Dinâmica

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legislacao
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MRUV

Mensagem não lida por legislacao »

Não achei a resolução desse exercício e só gostaria de confirmar se resolvi corretamente. Segue o exercício:

O motorista de um veículo que se aproxima de um bloqueio na estrada inicia um processo de frenagem com aceleração constante. Na tabela estão indicados alguns valores da velocidade do veículo desde o início da frenagem.
p3.png
p3.png (6.47 KiB) Exibido 975 vezes

Se a massa total do veículo é de 800 kg e a força de resistência do ar é desprezível, o módulo do trabalho realizado pelo atrito dos pneus com o asfalto, do início da frenagem até a parada total do veículo, é 320 kJ.

Minha resolução:

G = ΔEc
G = - m.[tex3]v^{2}[/tex3] / 2
G = - 800. [tex3]40^{2}[/tex3] / 2
G =
Resposta

640.000 portanto o gabarito da questão seria errado




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Planck
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Re: MRUV

Mensagem não lida por Planck »

Olá legislacao,

Podemos calcular o Trabalho por:

[tex3]\tau =\Delta E_c[/tex3]

No entanto, essa ideia é válida somente para sistemas conservativos, o que não corresponde ao caso, pois ocorre dissipação de energia pelo Trabalho da Força de Atrito. Logo, podemos fazer:

[tex3]\tau _{diss}=\Delta E_m[/tex3]

[tex3]\tau _{diss}=E_{mf}-E_{mi}[/tex3]

Como só temos Energia Cinética:

[tex3]\tau _{diss}=\cancelto0{\frac{m\cdot v_f^2}{2}}-\frac{m\cdot v_i^2}{2}[/tex3]

[tex3]\tau _{diss}=-\frac{800\cdot 40^2}{2}=\boxed{-640000J}[/tex3]

Ou:

[tex3]\tau _{diss}=\boxed{-640kJ}[/tex3]

Logo:

[tex3]|\tau _{diss}|=\boxed{640kJ}[/tex3]
Se a massa total do veículo é de 800 kg e a força de resistência do ar é desprezível, o módulo do trabalho realizado pelo atrito dos pneus com o asfalto, do início da frenagem até a parada total do veículo, é 320 kJ.
[tex3]{\color{red}Falso}[/tex3]




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legislacao
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Re: MRUV

Mensagem não lida por legislacao »

Planck, muito obrigado pela resposta!



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legislacao
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Re: MRUV

Mensagem não lida por legislacao »

Planck escreveu:
Seg 25 Mar, 2019 16:53
Olá legislacao,

Podemos calcular o Trabalho por:

[tex3]\tau =\Delta E_c[/tex3]

No entanto, essa ideia é válida somente para sistemas conservativos, o que não corresponde ao caso, pois ocorre dissipação de energia pelo Trabalho da Força de Atrito. Logo, podemos fazer:

[tex3]\tau _{diss}=\Delta E_m[/tex3]

[tex3]\tau _{diss}=E_{mf}-E_{mi}[/tex3]

Como só temos Energia Cinética:

[tex3]\tau _{diss}=\cancelto0{\frac{m\cdot v_f^2}{2}}-\frac{m\cdot v_i^2}{2}[/tex3]

[tex3]\tau _{diss}=-\frac{800\cdot 40^2}{2}=\boxed{-640000J}[/tex3]

Ou:

[tex3]\tau _{diss}=\boxed{-640kJ}[/tex3]

Logo:

[tex3]|\tau _{diss}|=\boxed{640kJ}[/tex3]
Se a massa total do veículo é de 800 kg e a força de resistência do ar é desprezível, o módulo do trabalho realizado pelo atrito dos pneus com o asfalto, do início da frenagem até a parada total do veículo, é 320 kJ.
[tex3]{\color{red}Falso}[/tex3]
Planck, hoje fui olhar de novo esse exercício e fiquei com uma dúvida. Você disse que só se pode usar a fórmula [tex3]\tau =\Delta E_c[/tex3] quando o sistema é conservativo, porém mesmo assim eu usei essa fórmula e cheguei ao mesmo resultado. Foi apenas uma coincidência?



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Planck
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Re: MRUV

Mensagem não lida por Planck »

legislacao escreveu:
Ter 26 Mar, 2019 08:45

Planck, hoje fui olhar de novo esse exercício e fiquei com uma dúvida. Você disse que só se pode usar a fórmula [tex3]\tau =\Delta E_c[/tex3] quando o sistema é conservativo, porém mesmo assim eu usei essa fórmula e cheguei ao mesmo resultado. Foi apenas uma coincidência?
Exatamente, foi mera coincidência!




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