Reino Monera, Vírus e Parasitologia(FASEH 2015) Platelmintos Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Ago 2018 27 17:51

(FASEH 2015) Platelmintos

Mensagem não lida por danimedrado »

Leia a descrição de um conhecido invertebrado a seguir.
Animalzinho simpático, este vermezinho aquático. Parece ter uns olhinhos na parte superior de seu corpo, é achatado devido à ausência de cavidade corporal. Também não possui ânus. A despeito de ser esquisito, é uma simpatia.
Com base nessa descrição, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE outra característica marcante nesse animal.
a. Presença de pigmentos respiratórios.
b. Respiração branquial e traqueal.
c. Ausência de tecido sanguíneo.
d. Dismorfismo sexual.
Resposta

C
Alguém poderia me auxiliar nessa questão?




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Mai 2019 05 10:29

Re: (FASEH 2015) Platelmintos

Mensagem não lida por MateusQqMD »

E aí, Dani. Vou deixar uma resolução para essa questão mesmo já tendo algum tempo que ela já foi postada.

A ideia é perceber que o enunciado está falando de uma planária:
(FASEH 2015) Platelmintos.jpg
(FASEH 2015) Platelmintos.jpg (24 KiB) Exibido 1876 vezes
Os ocelos são pequenas estruturas na parte superior de seus corpos capazes de captar luz do ambiente externo (parecem com olhos). Os platelmintos são acelomados e, portanto, não possuem cavidade corporal. Já o sistema digestório é incompleto, em que a cavidade gastrovascular possui apenas uma abertura, a boca, que serve tanto para a entrada de alimento como para a saída dos restos não aproveitados. A cavidade digestória é muito ramificada, e os produtos úteis da digestão difundem-se para todas as células do corpo graças a essa grande ramificação (não há sistema circulatório). Por isso, ela é denominada cavidade gastrovascular, por cumprir os papéis de digestão e de distribuição dos alimentos. Quanto às trocas gasosas, planárias e outros platelmintos não possuem órgãos ou sistemas especializados para essa função. Gás oxigênio e gás carbônico são absorvidos e eliminados por difusão, que ocorre por toda a superfície epidérmica, ou seja, são animais que apresentam respiração cutânea. Por fim, o item e) está errado pois as planárias são monóicas: cada animal apresenta gônadas masculinas (testículos) e gônadas femininas (ovários).



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Reino Monera, Vírus e Parasitologia”