Reino Monera, Vírus e ParasitologiaTuberculose e AIDS

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Jul 2018 25 10:34

Tuberculose e AIDS

Mensagem não lida por danimedrado »

"Doenças que afetam grande número de brasileiros e causam muitas mortes, a tuberculose e a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) recebem uma atenção diferenciada do sistema público de saúde. Quando as duas doenças estão associadas, porém, a situação ainda mais preocupante, já que essa coinfecção aumenta o risco de morte."
Uma análise dos diferentes fatores, associados à tuberculose e à infecção conjunta de Mycobacterium tuberculosis e HIV, permite afirmar:
a) O fenômeno da resistência bacteriana aos medicamentos tem sua base molecular na variação decorrente de alterações na informação genética.
b) O bacilo de Koch e o HIV compartilham a existência de um aparato ribossomal e enzimático para a síntese de proteínas específicas desses patógenos.
c) O vírus e o bacilo formam uma aliança perigosa devido à intensa competição que se estabeleceu na luta para a entrada, em primeiro lugar na célula alvo.
d) Na coinfecção Aids-tuberculose, o HIV, com um bacteriófago, realiza um ciclo lítico, incorporando seu material genético aos plasmídeos de M. tuberculosis.
e) A combinação de quatro fármacos bactericidas em um único comprimido torna o tratamento eficaz, pois libera o sistema imunológico do paciente da resposta primária à infecção.
Resposta

A
Alguém poderia me explicar essa questão?




Avatar do usuário
VctMR
Elite
Mensagens: 181
Registrado em: Sex 11 Mai, 2018 21:54
Última visita: 23-08-21
Ago 2019 06 13:47

Re: Tuberculose e AIDS

Mensagem não lida por VctMR »

danimedrado,
a resistência bacteriana configura-se, com a reprodução sexuada, uma maior variabilidade genética, ou seja, há a formação de novas bactérias por conjugação (transferência de plasmídio ou dna circular) o que promove uma seleção natural aos medicamentos. Tal relação de resistência também é intrínseca ao vírus da AIDS, posto que estes apresentam variabilidade antigênica, seu material genético é capaz de sofrer mutações. Quando esses dois agentes estão associados (vírus da imunodeficiência humana e bacilo de Koch) ocorre falhas na imunidade celular acarretadas pelo HIV, que diminuem a capacidade de combater e controlar a infecção da tuberculose. Contrair a doença quando se tem HIV pode significar um agravamento potencialmente fatal. A principal causa de morte entre as pessoas vivendo com HIV é a tuberculose. O HIV então, ataca e destrói as defesas do corpo, facilitando a ocorrência de infecções, como a tuberculose e outras doenças oportunistas.

leia mais sobre: https://www.minhavida.com.br/saude/mate ... uberculose

Última edição: VctMR (Ter 06 Ago, 2019 13:51). Total de 1 vez.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Reino Monera, Vírus e Parasitologia”