Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia(UNEB 2011) Sistema circulatório Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: 02 Mar 2017, 12:08
Última visita: 10-09-19
Agradeceu: 152 vezes
Agradeceram: 12 vezes
Jul 2018 13 22:23

(UNEB 2011) Sistema circulatório

Mensagem não lida por danimedrado »

Brevemente será possível olhar para um pequeno dispositivo eletrônico, parecido com um relógio de pulso, e monitorar a saúde de forma tão simples quanto olhar as horas. O objetivo primário dos pesquisadores do Instituto Fraunhofer, na Alemanha, é construir um monitor pessoal capaz de prevenir tromboses, pequenas obstruções de veias que podem causar embolias pulmonares, Acidentes Vasculares Cerebrais, AVC, e ataques cardíacos. Neste verdadeiro "relógio da saúde", em vez de um mostrador de horas, encontra-se uma tela eletroluminescente, onde podem ser lidas informações, como temperatura corporal, pressão sanguínea, batimentos cardíacos, etc. O equipamento também monitora a umidade da pele, que pode apontar indícios de desidratação, um dado importante tanto para pacientes quanto para atletas. Pacientes portadores de marcapassos também se beneficiarão, já que o relógio da saúde pode sinalizar se a pessoa está se aproximando de áreas de risco, indicando a intensidade de campos elétricos ou campos eletromagnéticos que possam atrapalhar o funcionamento do implante. (RELÓGIO...,2010)
A partir do conhecimento a respeito das funções fisiológicas humanas, bem como das vantagens do desenvolvimento do relógio da saúde para um controle mais eficiente dessas funções, é correto afirmar:
01) A implantação de marcapassos em pacientes cardíacos favorece o controle do fluxo sanguíneo que deve ocorrer no sentido dos ventrículos para as aurículas do coração.
02) O equipamento, ao ser utilizado em voos de longa distância, inibe a possibilidade de desidratação corporal, que é comum nos passageiros desse tipo de viagem.
03) O relógio da saúde, ao monitorar a ocorrência de tromboses, torna-se um poderoso instrumento de prevenção de complicações cardiovasculares, de complicações respiratórias e de acidentes vasculares cerebrais.
04) A temperatura corporal monitorada pelo equipamento deve manter-se em condições normais abaixo dos 35ºC para possibilitar a ação máxima das enzimas que controlam as funções metabólicas.
05) O sistema cardiovascular apresenta ação integradora para o organismo, ao assumir, com eficiência, as funções de troca gasosa e controle endócrino nos casos de deficiência funcional dos seus respectivos órgãos primários.
Resposta

01
Alguém poderia me auxiliar nesta questão? Eu havia marcado a 3.

Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: 22 Fev 2018, 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 151 vezes
Contato:
Out 2019 10 20:59

Re: (UNEB 2011) Sistema circulatório

Mensagem não lida por Sypru »

Olá, esta questão está absurdamente errada. É de conhecimento que a direção do sangue no coração é dos átrios (ou aurículas) para os ventrículos, independente do marcapasso (como o próprio nome do instrumento induz, ele apenas controle\regula o fluxo\ritmo). A questão 3 está correta, como tu havias marcado.

A alternativa 2 está errada porque ele não inibe qualquer ação, apenas monitora, logo, ele pode até alertar sobre a desidratação, mas não inibir, e, além disso, a palavra "inibir" é muito forte e não deve ser usada em nenhuma afirmação, pois mesmo uma pessoa que tome bastante água passar por um processo de desidratação.

A alternativa 4 está errada quanto a afirmação "condições normais abaixo dos 35ºC", é sabido que a temperatura corporal do organismo humano gira em torno de 37º, 35º já seria uma redução drástica e resultaria, ao contrário do que sugere a afirmativa, na redução das reações metabólicas das enzimas.

A alternativa 5 está parcialmente correta, porém, o sistema cardiovascular não possui relação com o controle endócrino em casos de deficiência funcional de órgãos primários, ele somente é o meio de circulação dos hormônios e, apesar de possuir proteínas ligadoras a hormônios que controlam os níveis de hormônios livres, o controle sempre será exercido pelo eixo hipotálamo-hipofisário e em deficiências em órgãos primários, não há nenhum tipo de mecanismo de regulação (nem mesmo pelo eixo h-h).

Editado pela última vez por Sypru em 10 Out 2019, 20:59, em um total de 1 vez.
"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia”