Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia(ACAFE 2014) Folhetos embrionários

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: 02 Mar 2017, 12:08
Última visita: 10-09-19
Agradeceu: 152 vezes
Agradeceram: 12 vezes
Jun 2018 14 19:36

(ACAFE 2014) Folhetos embrionários

Mensagem não lida por danimedrado »

Durante o desenvolvimento embrionário da maioria das espécies animais, no estagio da gástrula, os blastômeros reorganizam-se em três conjuntos de células: ectoderma, mesoderma e endoderma. Quanto a esses conjuntos celulares, também chamados de folhetos germinativos, analise as afirmações a seguir.

l. O ectoderma é o folheto mais externo que reveste o embrião. Origina a epiderme (camada externa da pele) e estruturas associadas a ela: pêIos, unhas, glândulas sebáceas etc. Está presente em todos os filos animais.
II. O mesoderma se localiza entre o ectoderma e o endoderma e origina, entre outros, os músculos, ossos, sistema cardiovascular e sistema nervoso. Está presente em todos os filos animais, com exceção dos filos porífera e cnidária.
III. O Endoderma é o folheto germinativo mais interno e delimita a cavidade do arquêntero. Forma as estruturas glandulares associadas â digestão, como glândulas salivares, pâncreas e fígado. É encontrado em todos os filos animais, com exceção do porífera.

Está(ao) correta(s):
a. a afirmação III.
b. a afirmação II.
c. as afirmações I e III.
d. as afirmações II e III.
Resposta

A
Alguém poderia me ajudar nessa questão? Eu considerei a III incorreta pois, onde estudei, os poríferos são considerados diblásticos, possuindo ectoderma e endoderma e a alternativa afirma que os poríferos não possuem endoderma.

Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: 22 Fev 2018, 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 151 vezes
Contato:
Jun 2018 14 22:46

Re: (ACAFE 2014) Folhetos embrionários

Mensagem não lida por Sypru »

Olá, tenho de fazer uma correção. Os poríferos não têm folhetos. Isso deve-se ao fato que eles desenvolvem-se até a fase da blástula, com isso, não possuem diferenciação tecidual.

A III está completamente correta. Explicar-te-ei as incoerências nas outras proposições.

I- A definição acerta do folheto ectoderma está completamente correta - embora não tenha incluindo o sistema nervoso, que é por ele originado. Porém, tal folheto não está presente nos poríferos, pelo motivo supracitado. Portanto, ele só existe a partir dos animais diblásticos (cnidárias);

II- O sistema nervoso é originado pelo ectoderma; é fácil essa dedução a partir do momento que se lembra do processo de formação da notocorda e sua intrínseca relação com o ectoderma. Está correta ao dizer que não se apresenta nos filos porífera e cnidária.

Editado pela última vez por Sypru em 15 Jun 2018, 10:33, em um total de 1 vez.
"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia”