Off-TopicUma Mensagem MUITO Séria!

Fórum para discussões gerais, que não sejam dúvidas de matérias nem caibam em nenhum outro fórum existente.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20808)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Mai 2018 27 17:12

Uma Mensagem MUITO Séria!

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20808) »

Muitos questionam ser ruim a educação brasileira, mas é exatamente aí o cerne do problema, todos esperam que o Estado dê uma educação excelente a todos, mas na verdade quem precisa ir atrás da educação é o aluno e não o Estado, é muito ingênuo achar que governos demagogos irão querer a população mais inteligente e produzindo mais riquezas sendo que seus votos são obtidos através das migalhas que eles dão a essa população sem conhecimento.

Sabendo isso, falta uma orientação a todos os alunos para quais livros estudar, já que o material usado nesses colégios não dá nem pra passar nem no vestibular mais fácil do Brasil, uma prova disso é chegar em qualquer colégio e perguntar a todos os alunos se conhecem a coleção Fundamentos de Matemática Elementar, provavelmente nenhum conhecerá. Por isso é uma grande desinformação esse papo de pirataria, essa caça às bruxas contra a pirataria é que impede alunos de todas as classes irem atrás do conhecimento, pois pense bem, você acha que os alunos que tem uma família que mal consegue um salário mínimo terá condição de comprar uma coleção de 11 livros que cada um custa cerca de 180 reais? Eu posso afirmar que não teria nem 5% do conhecimento que tenho se não fosse os livros em PDF. Aliás esse nome de pirataria é uma farsa, o conhecimento sempre cresceu em um ambiente de compartilhamento de conhecimento, tanto é que a Biblioteca de Alexandria antes de você entrar nela tinha que dar um livro para eles copiarem a mão só aí te devolviam o livro original. E ela foi um dos lugares que mais produziu conhecimento na história.

Tendo sites como o SouExatas para ter o livro que quiser é impossível alguém ter a coragem de falar que não passa nas melhores universidades(ITA, IME, USP) por causa da sua posição social. Muitos vem com esse papo que não podem pagar cursinho, e eu falo o seguinte: cursinho é o pior ambiente que um aluno pode estar, acontece tudo no cursinho, menos o estudo sério de um aluno autodidata. A existência de cursinhos é a maior prova que a educação brasileira é uma falha. Acha o contrário? Então duvido que você tenha coragem de dizer que um aluno de cursinho é superior em matemática a um aluno que finalizou a coleção Fundamentos de Matemática Elementar, já que o cursinho o único foco é o simples propósito de passar em uma prova, por isso suas apostilas são tão mal-feitas e resumidas, já no estudo autodidata é como se fosse uma tarefa sagrada em absorver todo o conteúdo detalhado dos grandes livros, que ao finalizá-los dá pra ter a convicção que esse conhecimento você levará até a morte, em contrapartida no cursinho o conhecimento é dado e no ano seguinte à aprovação é esquecido. Outra coisa muito importante: Os alunos auto-didatas conseguem muito melhor desempenho na universidade que os de cursinho, já que o auto-didata corre atrás do conhecimento, e não recebe tudo de graça de um professor piadista. Quando você estuda sozinho você está usando o próprio livro que é usado para fazer as provas e os livros de cursinho, e quando você faz cursinho você está estudando uma cópia mal feita desses livros. Teria coragem de desafiar alguém na matemática que finalizou Lidski sendo que você finalizou algumas apostilas do Poliedro?

Há alguns dias vi um cara falar que só dá para aprender Cálculo I com a ajuda de professor, e eu entretanto afirmo: Você pode aprender tudo sozinho, até mesmo pode aprender a fabricar uma bomba nuclear sem nem sair do seu quarto. Já perguntei a vários estudantes do ITA e do IME que afirmaram com convicção: Qualquer aluno sozinho pode chegar ao nível de um aluno IME/ITA/USP, basta uma boa orientação a quais livros usar, mas isso já temos com esses grandes fóruns de estudo.

Atualização:

Vídeo que complementa o que falei.


Vídeo que mostra o lixo que são essas apostilas de cursinho comparado aos livros didáticos.


Vídeo para quem não valoriza a Meritocracia.

Última edição: Auto Excluído (ID:20808) (Dom 27 Mai, 2018 18:31). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Mai 2018 27 18:31

Re: Uma Mensagem MUITO Séria!

Mensagem não lida por Sypru »

[Mensagem deletada]

Última edição: Sypru (Seg 28 Mai, 2018 15:44). Total de 2 vezes.


"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20808)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Mai 2018 28 00:52

Re: Uma Mensagem MUITO Séria!

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20808) »

Sypru, já que é ingenuidade esperar que o governo e os meios de comunicação revertam a piada que é a educação que temos(com raras exceções como os Polos Olímpicos de Treinamento), a solução para a sua cidade de origem seria você mesmo conversar com conhecidos de lá, mandando um pen drive com os PDFs dos principais livros didáticos(só entrar no SouExatas), pois duvido que a maioria não tenha no mínimo um smartphone ou um computador pessoal(mesmo não tendo internet). Daí as dúvidas que eles tiverem mandam em carta para você e você posta nos fóruns. Outra solução seria exigir das empresas um cabeamento de internet na cidade, e caso não der certo, fazer os mais jovens se mudarem para uma cidade mais "evoluída" tecnologicamente. Grande abraço!
Última edição: Auto Excluído (ID:20808) (Seg 28 Mai, 2018 01:09). Total de 2 vezes.



Avatar do usuário
pensadornato
Avançado
Mensagens: 124
Registrado em: Qua 22 Jun, 2016 22:06
Última visita: 13-07-20
Localização: Jaraguá do sul/SC
Mai 2018 28 02:57

Re: Uma Mensagem MUITO Séria!

Mensagem não lida por pensadornato »

Na minha opinião buscar conhecimento de certo modo é perda de tempo,a não ser se você não sabe tal área,por exemplo:Um Gênio não é aquele que busca conhecimento,muito pelo contrario é aquele que cria conhecimento,pois a ciência é a mágica que cria o conhecimento,ciência é controvérsia antes de ser comprovação,quero dizer com isso que ciência é controvérsia,debate,discussão e dúvida e depois comprovação,meu intuito não é buscar conhecimento e sim cria-lo,pois meu sonho é ser cientista(Físico teórico).
Última edição: pensadornato (Seg 28 Mai, 2018 02:58). Total de 1 vez.


O homem não é nada sem o ser e o agir,o ser é o que tu é,e o agir é sua atitude.

Avatar do usuário
LucasPinafi
5 - Mestre
Mensagens: 1765
Registrado em: Dom 07 Dez, 2014 00:08
Última visita: 11-04-24
Mai 2018 28 10:10

Re: Uma Mensagem MUITO Séria!

Mensagem não lida por LucasPinafi »

Concordo em partes.
1) Realmente, esperar que algum governo lhe dá algo, principalmente educação de qualidade, é de uma ingenuidade infinita. As baratas não lhe dão o inseticida. Se o governo realmente se preocupasse com a educação, computação e programação de computadores seriam ensinados para crianças desde muito cedo.
2) Algumas pessoas simplesmente não conseguem aprender certos tipos de conteúdos sozinhos. Por exemplo, eu tenho uma grande dificuldade em geometria e por mais que eu tente, parece não descer liso como os demais conteúdos. Vendo aulas de cursinhos online dá um up muito bom.
3) A maioria dos cursinhos realmente adota a prática da decoreba para o vestibular. Cara, eu vejo aqueles vídeos no YouTube de professor criando "funk" para os alunos decorarem equações absolutamente simples, como por exemplo, F = ma ... isso me dá uma raiva enorme. Claramente a pessoa não entendeu o conceito da coisa.
4) Compartilhar material livremente tem 2 faces:
a) O livro já foi muito vendido, como por exemplo o FME. Nesse caso, não vejo problema nenhum em compartilhar o material livremente. Creio que não o autor deve ver problema.
b) O livro é recente no mercado. Suponha que seja um livro de ótima qualidade, que levou muita dedicação por parte do autor para escrevê-lo. Alguém vai e pirateia o livro e coloca em algum site bem conhecido. Isso eu já acho sacanagem com o autor e provavelmente não veremos outro livro dele.
Lembre-se que são poucos os autores realmente bons aqui no Brasil.
5) Apostilas de cursinho servem apenas como fonte de exercícios (os exercícios geralmente são bem melhores do que dos livros). Tem que ser bem doido pra querer estudar teoria pura por apostila de cursinho!


Ser ̶m̶e̶l̶h̶o̶r̶ pior a cada dia

Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Mai 2018 28 10:20

Re: Uma Mensagem MUITO Séria!

Mensagem não lida por Brunoranery »

pensadornato escreveu:
Seg 28 Mai, 2018 02:57
Na minha opinião buscar conhecimento de certo modo é perda de tempo,a não ser se você não sabe tal área,por exemplo:Um Gênio não é aquele que busca conhecimento,muito pelo contrario é aquele que cria conhecimento,pois a ciência é a mágica que cria o conhecimento,ciência é controvérsia antes de ser comprovação,quero dizer com isso que ciência é controvérsia,debate,discussão e dúvida e depois comprovação,meu intuito não é buscar conhecimento e sim cria-lo,pois meu sonho é ser cientista(Físico teórico).
Mas pra você criar conhecimento, precisa buscar. Um programador não vai criar nada sem buscar conhecimentos de programação. Um físico não vai reformular uma teoria sem estudá-la. Um matemático não vai criar uma teorema sem estudara área da matemática que ele atua. Ninguém nasce sabendo, isso é inatismo, ideia platônica, no meu ponto de vista, ultrapassada. A inteligência é alcançada pela busca do conhecimento e a inventividade surge com a ruptura com a busca do conhecimento.
Não concordo com tal teoria, logo, vou provar o oposto. Mas para que eu faça isso, preciso estudar a teoria para saber quais são suas falhas. Prova disso é que ainda estudamos as teorias de Aristóteles em relação ao movimento (que Galileu reformulou) e em relação à termologia, embora saibamos que tais perspectivas aristotélicas foram refutadas e alteradas por grandes físicos.


Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Avatar do usuário
pensadornato
Avançado
Mensagens: 124
Registrado em: Qua 22 Jun, 2016 22:06
Última visita: 13-07-20
Localização: Jaraguá do sul/SC
Mai 2018 28 12:52

Re: Uma Mensagem MUITO Séria!

Mensagem não lida por pensadornato »

Brunoranery escreveu:
Seg 28 Mai, 2018 10:20
pensadornato escreveu:
Seg 28 Mai, 2018 02:57
Na minha opinião buscar conhecimento de certo modo é perda de tempo,a não ser se você não sabe tal área,por exemplo:Um Gênio não é aquele que busca conhecimento,muito pelo contrario é aquele que cria conhecimento,pois a ciência é a mágica que cria o conhecimento,ciência é controvérsia antes de ser comprovação,quero dizer com isso que ciência é controvérsia,debate,discussão e dúvida e depois comprovação,meu intuito não é buscar conhecimento e sim cria-lo,pois meu sonho é ser cientista(Físico teórico).
Mas pra você criar conhecimento, precisa buscar. Um programador não vai criar nada sem buscar conhecimentos de programação. Um físico não vai reformular uma teoria sem estudá-la. Um matemático não vai criar uma teorema sem estudara área da matemática que ele atua. Ninguém nasce sabendo, isso é inatismo, ideia platônica, no meu ponto de vista, ultrapassada. A inteligência é alcançada pela busca do conhecimento e a inventividade surge com a ruptura com a busca do conhecimento.
Não concordo com tal teoria, logo, vou provar o oposto. Mas para que eu faça isso, preciso estudar a teoria para saber quais são suas falhas. Prova disso é que ainda estudamos as teorias de Aristóteles em relação ao movimento (que Galileu reformulou) e em relação à termologia, embora saibamos que tais perspectivas aristotélicas foram refutadas e alteradas por grandes físicos.
A inteligência não é a busca do conhecimento como tu disse,pois conhecimento não é inteligência e inteligência não é conhecimento,uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa,segundo a escola só ensina conhecimento,se a escola ensinasse genialidade todo mundo seria gênio, assim que nem eu.Ser estudado é uma coisa e ser genial é outra coisa,pois nem todo mundo que estuda é gênio que nem eu,e nem todo mundo que é gênio que nem eu estuda.


O homem não é nada sem o ser e o agir,o ser é o que tu é,e o agir é sua atitude.

Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20808)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Mai 2018 28 15:36

Re: Uma Mensagem MUITO Séria!

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20808) »

LucasPinafi escreveu:
Seg 28 Mai, 2018 10:10
b) O livro é recente no mercado. Suponha que seja um livro de ótima qualidade, que levou muita dedicação por parte do autor para escrevê-lo. Alguém vai e pirateia o livro e coloca em algum site bem conhecido. Isso eu já acho sacanagem com o autor e provavelmente não veremos outro livro dele.
Lembre-se que são poucos os autores realmente bons aqui no Brasil.
Você já sai com a premissa de que o único intuito do autor é obter o lucro, e não é dessa forma que a educação deve funcionar. O autor deveria fazer o livro com o único intuito de engrandecer o conhecimento daqueles que lerem, e não com as vendas do produto.
LucasPinafi escreveu:
Seg 28 Mai, 2018 10:10
5) Apostilas de cursinho servem apenas como fonte de exercícios (os exercícios geralmente são bem melhores do que dos livros). Tem que ser bem doido pra querer estudar teoria pura por apostila de cursinho!
Eu discordo, duvido você me dizer alguma apostila que tem exercícios nível Irodov ou Lidski. Sem esquecer que as apostilas geralmente focam no ENEM, que é muito mais uma prova para testar se o aluno é de esquerda que testar seus conhecimentos, em consequência as apostilas acabam seguindo esse ridículo padrão.
Última edição: Auto Excluído (ID:20808) (Seg 28 Mai, 2018 15:37). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
LucasPinafi
5 - Mestre
Mensagens: 1765
Registrado em: Dom 07 Dez, 2014 00:08
Última visita: 11-04-24
Mai 2018 28 15:48

Re: Uma Mensagem MUITO Séria!

Mensagem não lida por LucasPinafi »

humano
As apostilas do Farias Brito possuem exercícios do Irodov, Saraeva, Lidski, olimpíadas, ITA, IME e etc que fica muito melhor do que pegar um livro de um único autor. Porém, a teoria deixa a desejar.

E sim, quem vai escrever um livro bem completo deve ser recompensado financeiramente pelo seu trabalho. Pensar que ele vai escrever outro livro por puro prazer (sendo que ele pode estar fazendo outras coisas) é fantasiar tanto quanto pensar que o governo vai lhe dar educação "pública, gratuita e de qualidade".
Um exemplo claro é, por exemplo, livros focados para o ITA de um certo autor X. Ele também faz, de vez em quando, alguns PDF's para circularem livremente pela NET. E é gritante a diferença da qualidade, tanto visual quanto técnica do PDF gratuito para do livro.


Ser ̶m̶e̶l̶h̶o̶r̶ pior a cada dia

Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20808)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Mai 2018 28 16:00

Re: Uma Mensagem MUITO Séria!

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20808) »

LucasPinafi, assim como é fantasia pensar que a população vai deixar de piratear para fazer o autor escrever novos livros. Pense por exemplo você está em um bacharelado de Física e quer ler cada assunto comparando as coleções Halliday, Tipler, Serway, Zemansky e Nussenzveig, há alguma chance de você comprar todas essas coleções sendo que você pode ter o PDF pronto de todas e ver os assuntos quando quiser? Por isso que a pirataria auxilia o estudante a ter uma grande biblioteca a disposição, que sem ela o estudante conseguiria estudar por no máximo uma coleção(considerando-o pertencente a classe média).




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Off-Topic”