Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia(VESTIBULANDOWEB) Tecido Epitelial

Avatar do usuário
MatheusBorges
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2047
Registrado em: 16 Jul 2017, 10:25
Última visita: 05-04-24
Agradeceu: 434 vezes
Agradeceram: 871 vezes
Mai 2018 06 06:57

(VESTIBULANDOWEB) Tecido Epitelial

Mensagem não lida por MatheusBorges »

A análise de determinado material ao microscópio revelou a seguinte imagem.
tecido-epitelial-7.JPG
tecido-epitelial-7.JPG (29.59 KiB) Exibido 3658 vezes
Podemos afirmar que o referido corte histológico pertence ao seguinte órgão:

a) Traqueia
b) Túbulos renais
c) Parede uterina
d) Esôfago
e) Intestino
Resposta

e
Está complicado fazer associação da imagem com qualquer tipo de tecido.

Editado pela última vez por MatheusBorges em 06 Mai 2018, 07:43, em um total de 1 vez.
A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.
-Mahatma Gandhi
Avatar do usuário
Auto Excluído (ID:20715)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Mai 2018 06 10:25

Re: (VESTIBULANDOWEB) Tecido Epitelial

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20715) »

Isso aí são as microvilosidades que o intestino possui para aumentar a capacidade de absorção. É só também se quiser contextualizar com a relação da cinética química entre a velocidade e a área de contato. As outras alternativas são excludentes, pois não possuem microvilosidades.

Editado pela última vez por Auto Excluído (ID:20715) em 06 Mai 2018, 10:26, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
MatheusBorges
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2047
Registrado em: 16 Jul 2017, 10:25
Última visita: 05-04-24
Agradeceu: 434 vezes
Agradeceram: 871 vezes
Mai 2018 06 12:14

Re: (VESTIBULANDOWEB) Tecido Epitelial

Mensagem não lida por MatheusBorges »

Em cinética química a superfície de contato facilita o choque entre as moléculas, o que acarreta em reação química entre as mesmas já no intestino as microvilosidades auxiliam na absorção de substâncias.
Screenshot_2018-05-06-12-34-07.png
Screenshot_2018-05-06-12-34-07.png (52.28 KiB) Exibido 3639 vezes
Única coisa que faz sentido é pelas células serem caliciforme (possuírem o núcleo preto), que até então não sabia. Mas por essa sacada de microvilosidades pra mim é chover no molhado, qual a diferença entre cílios e microvilosidades em uma imagem histológica? Por que no Amábis por exemplo, as microvilosidades parecem várias ondas já os cílios uns chicotes, ficando o último representado de forma mais fidedigna na imagem do exercício, o que levaria a letra a) de traquéia.
Obrigado pela resposta.
Editado pela última vez por MatheusBorges em 06 Mai 2018, 13:05, em um total de 4 vezes.
A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.
-Mahatma Gandhi
Avatar do usuário
Auto Excluído (ID:20715)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Mai 2018 06 13:23

Re: (VESTIBULANDOWEB) Tecido Epitelial

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20715) »

Eu só quis tentar contextualizar uma relação entre a cinética e isso e não que seja igual, eu peço desculpas caso tenha interpretado isso. No resto, eu nem pensei em cílios na hora da questão, pois essa imagem eu já fiz outras questões que eram iguais do mesmo assunto e pesquisando as imagens aqui, os cílios aparentam ser mais distantes junto com as informações da professora disse a respeito das características. Essa definição mais específica foge do meu conhecimento, pois aparenta ser mais do ensino superior do que um vestibular. Em resumo, a minha opinião foi aquela e algo mais específico não poderei te ajudar. Se alguém que tem esse conhecimento poderá ajudar o MafIl10 para salvar ele.
Avatar do usuário
Lucabral
2 - Nerd
Mensagens: 702
Registrado em: 03 Jul 2017, 21:37
Última visita: 22-01-24
Agradeceu: 969 vezes
Agradeceram: 170 vezes
Mai 2018 17 21:46

Re: (VESTIBULANDOWEB) Tecido Epitelial

Mensagem não lida por Lucabral »

Dá pra fazer a análise sem focar nas estruturas ciliadas ou de microvilosidades. Note que na descrição da imagem : Epitélio simples cilíndrico
. Cilíndrico=prismático. A grande "sacada" pra resolver a questão é ver que os núcleos estão,aproximadamente,na mesma altura. (o que descarta a ideia de ser traquéia,que possui epitélio prismático pseudoestratificado,isto é,alturas diferentes.)
8)
-Você marcha, José!
José, para onde? [Carlos Drummond de Andrade]
Avatar do usuário
MatheusBorges
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2047
Registrado em: 16 Jul 2017, 10:25
Última visita: 05-04-24
Agradeceu: 434 vezes
Agradeceram: 871 vezes
Mai 2018 17 21:56

Re: (VESTIBULANDOWEB) Tecido Epitelial

Mensagem não lida por MatheusBorges »

Pra mim a grande sacada é saber das células calciformes, o resto é tudo ponto de vista kkkkkkk

A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.
-Mahatma Gandhi
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Resp.
    Exibições
    Últ. msg

Voltar para “Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia”