A figura mostra um carretel de raio interno r e raio externo R que rola sobre um solo horizontal sem deslizar. Um cordão que encontra-se enrolado no carretel é mantido tracionado apontando numa direção que forma um ângulo [tex3]\alpha [/tex3] com a horizontal, imprimindo ao ponto A da periferia do carretel uma velocidade cuja componente tangencial vale V.
a) Determine a velocidade de translação horizontal do carretel ao longo do solo;
b) Para quais valores de [tex3]\alpha[/tex3] o carretel transladaria para a esquerda?
c) Com qual velocidade o trecho AB do cordão vai diminuindo de tamanho, à medida em que o carretel vai rolando para a direita?
d) Se num certo instante o comprimento AB do cordão vale L, quanto tempo depois esse segmento AB estará completamente enrolado no carretel?
Solução:
Não entendi a resposta da letra c), obrigado desde já.
Olá caros usuários.
Primeiramente, peço-lhes desculpas pelo ocorrido.
Fui fazer a atualização do software do fórum e, como se eu fosse um novato, cometi um erro crasso que derrubou o fórum.
Novato pois não havia feito o backup imediatamente antes.
O único backup disponível era do dia 21 pela manhã.
Ou seja, todas mensagens enviadas durante o dia 21 e dia 22 foram perdidas Incluindo os novos usuários registrados nesses dias.
Estou extremamente chateado com o ocorrido e peço a vocês, novamente, mil desculpas por uma mancada enorme dessas.
Grande abraço,
Prof. Caju
Primeiramente, peço-lhes desculpas pelo ocorrido.
Fui fazer a atualização do software do fórum e, como se eu fosse um novato, cometi um erro crasso que derrubou o fórum.
Novato pois não havia feito o backup imediatamente antes.
O único backup disponível era do dia 21 pela manhã.
Ou seja, todas mensagens enviadas durante o dia 21 e dia 22 foram perdidas Incluindo os novos usuários registrados nesses dias.
Estou extremamente chateado com o ocorrido e peço a vocês, novamente, mil desculpas por uma mancada enorme dessas.
Grande abraço,
Prof. Caju
Física I ⇒ (Renato Brito- Mecânica vol. 1) Carretel
-
- Última visita: 31-12-69
-
- Última visita: 31-12-69
Abr 2018
30
15:19
Re: (Renato Brito- Mecânica vol. 1) Carretel
Entendi pessoal, nós somamos o oposto do vetor velocidade [tex3]\vec w[/tex3] no centro do carretel e no ponto A, fazendo assim o centro ficar parado e deixando a velocidade do ponto A em relação a esse "centro parado" somente [tex3]\vec{u'}[/tex3], assim podemos considerar que o carretel está apenas rotacionando sem transladar até o fio se enrolar totalmente dentro do tempo [tex3]\Delta t[/tex3].
Editado pela última vez por Auto Excluído (ID:20808) em 30 Abr 2018, 15:25, em um total de 2 vezes.
-