Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Química Orgânica(UEL) Isomeria Geométrica/ Nomenclatura Tópico resolvido

Estamos a procura de moderadores para os fóruns de Química.
Se for do seu interesse, envie uma mensagem para o Prof. Caju

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
demac
2 - Nerd
Mensagens: 134
Registrado em: 15 Set 2017, 16:23
Última visita: 13-05-20
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 74 vezes
Fev 2018 01 09:00

(UEL) Isomeria Geométrica/ Nomenclatura

Mensagem não lida por demac »

A vitamina A, conhecida como retinol, tem papel importante na química da visão. O retinol é oxidado a um isômero do retinal (estrutura A) que sofre isomerização produzindo o outro isômero do retinal (estrutura B), a partir da ação de uma determinada enzima.Observe as estruturas dos isômeros do retinal, a seguir,identificados como A e B. Com base nas estruturas e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta:
Sem título.jpg
Sem título.jpg (6.86 KiB) Exibido 5819 vezes
a) O composto A é identificado como 11-trans-retinal e difere de B na disposição espacial.
b) O composto B, identificado como 11-trans-retinal, apresenta a função aldeído e contêm um anel benzênico em sua estrutura.
c) O composto A é identificado como 11-cis-retinal e apresenta fórmula molecular diferente de B.
d) O composto B é identificado como 11- cis-retinal e apresenta átomos de carbono com hibridização sp.
e) Os compostos A e B, identificados como 11- cis e 11-trans-retinal, respectivamente, apresentam cadeias saturadas.

Eu entendi a questão, na verdade minha dúvida é na nomenclatura do composto, pois encontrei essa imagem com a numeração começando no ciclo, mas ela não deveria começar na extremidade oposta, por ser o grupo funcional? Se assim fosse, a isomeria não estaria no C 11.
cis-retinal.jpg
cis-retinal.jpg (8.71 KiB) Exibido 5819 vezes

Editado pela última vez por demac em 01 Fev 2018, 09:00, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário

Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: 28 Jun 2017, 15:01
Última visita: 25-04-21
Agradeceu: 161 vezes
Agradeceram: 794 vezes
Fev 2018 01 10:06

Re: (UEL) Isomeria Geométrica/ Nomenclatura

Mensagem não lida por Brunoranery »

Se você contar da extremidade do grupo funcional, o carbono 11 estará no ciclo. Se observar de uma imagem pra outra, verá que o que muda na isomeria cis-trans, nesse caso, não é aposição do H e do O, são a mesma coisa, só ouve uma pequena diferença na disposição do final da cadeia. Logo, a isomeria está no ciclo, no qual percebemos na representação B a inversão dos radicais de A. Assim, pode estar no carbono 11.

Editado pela última vez por Brunoranery em 01 Fev 2018, 10:08, em um total de 1 vez.
Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.
Avatar do usuário

GirardModerno
2 - Nerd
Mensagens: 136
Registrado em: 28 Mai 2017, 17:15
Última visita: 30-12-18
Agradeceu: 40 vezes
Agradeceram: 120 vezes
Fev 2018 01 10:22

Re: (UEL) Isomeria Geométrica/ Nomenclatura

Mensagem não lida por GirardModerno »

Bom dia,amigo!
Não é sobre a resposta,mas eu tô com dúvida! Esse composto que tu colocou aí na imagem não está errado?! O carbono está com mais de 4 ligações...
Alguém explica isso :?
Anexos
cis-retinal.jpg
cis-retinal.jpg (8.93 KiB) Exibido 5810 vezes
Editado pela última vez por GirardModerno em 01 Fev 2018, 10:23, em um total de 1 vez.
"Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades"
- Stan Lee
Avatar do usuário

Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: 28 Jun 2017, 15:01
Última visita: 25-04-21
Agradeceu: 161 vezes
Agradeceram: 794 vezes
Fev 2018 01 10:31

Re: (UEL) Isomeria Geométrica/ Nomenclatura

Mensagem não lida por Brunoranery »

GirardModerno, bem notado. Nem reparei kkk. E olha que o carbono nem expande o octeto. Nesse caso tanto a representação da molécula quanto a numeração parecem estar equivocadas.
Editado pela última vez por Brunoranery em 01 Fev 2018, 10:32, em um total de 1 vez.
Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.
Avatar do usuário

Autor do Tópico
demac
2 - Nerd
Mensagens: 134
Registrado em: 15 Set 2017, 16:23
Última visita: 13-05-20
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 74 vezes
Fev 2018 01 11:55

Re: (UEL) Isomeria Geométrica/ Nomenclatura

Mensagem não lida por demac »

Brunoranery, Entendi. Então a nomenclatura da molécula não seria parte fundamental na resolução, não é? Bastava ver onde ocorria a alteração?

GirardModerno, Verdade, acho que erraram com esse metil a mais no carbono.
Avatar do usuário

Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: 28 Jun 2017, 15:01
Última visita: 25-04-21
Agradeceu: 161 vezes
Agradeceram: 794 vezes
Fev 2018 01 20:19

Re: (UEL) Isomeria Geométrica/ Nomenclatura

Mensagem não lida por Brunoranery »

demac escreveu: 01 Fev 2018, 11:55 Brunoranery, Entendi. Então a nomenclatura da molécula não seria parte fundamental na resolução, não é? Bastava ver onde ocorria a alteração?

GirardModerno, Verdade, acho que erraram com esse metil a mais no carbono.
Sim, você deve ver onde vai inverter. Sabe a isomeria cis-trans? Você vai observar onde haverá a inversão da cis pra formar a trans ou da trans pra formar a cis.
Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.
Avatar do usuário

IGFX
Veterano
Mensagens: 275
Registrado em: 29 Mar 2017, 00:50
Última visita: 08-05-21
Agradeceu: 131 vezes
Agradeceram: 14 vezes
Fev 2018 07 11:46

Re: (UEL) Isomeria Geométrica/ Nomenclatura

Mensagem não lida por IGFX »

demac escreveu: 01 Fev 2018, 09:00 A vitamina A, conhecida como retinol, tem papel importante na química da visão. O retinol é oxidado a um isômero do retinal (estrutura A) que sofre isomerização produzindo o outro isômero do retinal (estrutura B), a partir da ação de uma determinada enzima.Observe as estruturas dos isômeros do retinal, a seguir,identificados como A e B. Com base nas estruturas e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta:
Sem título.jpg
a) O composto A é identificado como 11-trans-retinal e difere de B na disposição espacial.
b) O composto B, identificado como 11-trans-retinal, apresenta a função aldeído e contêm um anel benzênico em sua estrutura.
c) O composto A é identificado como 11-cis-retinal e apresenta fórmula molecular diferente de B.
d) O composto B é identificado como 11- cis-retinal e apresenta átomos de carbono com hibridização sp.
e) Os compostos A e B, identificados como 11- cis e 11-trans-retinal, respectivamente, apresentam cadeias saturadas.

Eu entendi a questão, na verdade minha dúvida é na nomenclatura do composto, pois encontrei essa imagem com a numeração começando no ciclo, mas ela não deveria começar na extremidade oposta, por ser o grupo funcional? Se assim fosse, a isomeria não estaria no C 11.

cis-retinal.jpg


Pode indicar qual o ano dessa prova ? Queria ler a prova inteira
Avatar do usuário

Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: 28 Jun 2017, 15:01
Última visita: 25-04-21
Agradeceu: 161 vezes
Agradeceram: 794 vezes
Fev 2018 07 17:28

Re: (UEL) Isomeria Geométrica/ Nomenclatura

Mensagem não lida por Brunoranery »

IGFX escreveu: 07 Fev 2018, 11:46
demac escreveu: 01 Fev 2018, 09:00 A vitamina A, conhecida como retinol, tem papel importante na química da visão. O retinol é oxidado a um isômero do retinal (estrutura A) que sofre isomerização produzindo o outro isômero do retinal (estrutura B), a partir da ação de uma determinada enzima.Observe as estruturas dos isômeros do retinal, a seguir,identificados como A e B. Com base nas estruturas e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta:
Sem título.jpg
a) O composto A é identificado como 11-trans-retinal e difere de B na disposição espacial.
b) O composto B, identificado como 11-trans-retinal, apresenta a função aldeído e contêm um anel benzênico em sua estrutura.
c) O composto A é identificado como 11-cis-retinal e apresenta fórmula molecular diferente de B.
d) O composto B é identificado como 11- cis-retinal e apresenta átomos de carbono com hibridização sp.
e) Os compostos A e B, identificados como 11- cis e 11-trans-retinal, respectivamente, apresentam cadeias saturadas.

Eu entendi a questão, na verdade minha dúvida é na nomenclatura do composto, pois encontrei essa imagem com a numeração começando no ciclo, mas ela não deveria começar na extremidade oposta, por ser o grupo funcional? Se assim fosse, a isomeria não estaria no C 11.

cis-retinal.jpg


Pode indicar qual o ano dessa prova ? Queria ler a prova inteira
UEL 2007, IGFX.

Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Nova mensagem (Enem - 2013) Isomeria Geométrica
    por Maxuel » » em Química Orgânica
    1 Respostas
    2332 Exibições
    Última mensagem por poti
  • Nova mensagem (UFGD-2009) Isomeria Geométrica
    por Liliana » » em Química Orgânica
    5 Respostas
    1754 Exibições
    Última mensagem por undefinied3
  • Nova mensagem Isomeria Geométrica e Substituição Aromática
    por Liliana » » em Química Orgânica
    2 Respostas
    1758 Exibições
    Última mensagem por Liliana
  • Nova mensagem (UEG) Isomeria geométrica
    por frederikatzen » » em Química Orgânica
    2 Respostas
    3176 Exibições
    Última mensagem por anne456
  • Nova mensagem (ITA) Isomeria Geométrica
    por Liliana » » em IME/ITA
    1 Respostas
    8755 Exibições
    Última mensagem por Andre13000

Voltar para “Química Orgânica”