Química GeralFlúor e Sáude

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
ffo12
iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: 26 Out 2017, 11:53
Última visita: 26-10-17
Out 2017 26 12:09

Flúor e Sáude

Mensagem não lida por ffo12 »

Pessoal, Bom Dia!!

Minha dúvida não é ligada a questões de vestibulares e etc, mas sim a uma questão prática.

Sou Eng Mecânico e meus conhecimentos em Química são bem rasos, portanto, não se assustem!!. :D :D :D

Recentemente, tenho visto no mercado de uma forma geral alguns produtos usados para limpeza de pisos. Estes produtos são basicamente feitos com Flúor! Não sei determinar ou informar qual é a quantidade exata, pois a maioria desses produtos vendidos por exemplo no ML são clandestinos e não possuem informações técnicas.

Esses produtos líquidos a base de Flúor agem removendo a sujeira de pisos e etc de uma forma bem simples, inclusive, removendo a sujeira de superfícies aonde nenhum outro produto conseguiu remover.

Li várias matérias sobre isso e encontrei muito material dizendo sobre problemas no olhos(Cegueira), ossos(Osteoporose) e etc.

Gostaria de ouvir de vocês, portanto, ai vai a pergunta.

Quais os riscos a saúde de uma forma geral de se usar produtos a base de Flúor?

Obrigado

Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: 28 Jun 2017, 15:01
Última visita: 25-04-21
Agradeceu: 161 vezes
Agradeceram: 794 vezes
Out 2017 26 13:35

Re: Flúor e Sáude

Mensagem não lida por Brunoranery »

Boa tarde.

O problema é a quantidade, e não se tem flúor ou não. As pastas de dente possuem fluor, o excesso pode prejudicar o esmalte dentário, por isso a concentração é em ppm (partes por milhão), o que é baixíssimo. Quanto às outras consequências, podem até ocorrer, mas é pouco provável, pois há uma necessidade de uma exposição excessiva.
O flúor é o elemento mais eletronegativo, portanto é bem reativo com íons positivos, pois ele tem alta eletroafinidade também. Nesse sentido, acredito que as consequências estejam ligadas a isso. Exemplo: seu excesso pode gerar osteoporose, por que? Porque ele reage com os íons positivos Ca²⁺ e forma CaF2 (Fluoreto de Cálcio, se não me engano).
Acredito que da mesma forma ocorra com os dentes. Os dentes vivem em uma reação de equilíbrio químico. Temos nele um mineral chamado hidroxiapatita, que quando em contato com ácidos (que consomem a hidroxila da cadeia), desloca o equilíbrio no sentido de desmineralizar o mineral. Nesse contexto, são liberados também íons de Cálcio. Se o Flúor sequestra esse metal, fica com menos Cálcio para a mineralização e temos problemas no dente também.
Em síntese, o problema é o excesso. Em relação aos produtos de limpeza, é bom evitar, pois dada a baixa temperatura de ebulição do Flúor, nota-se que ele é comumente encontrado em forma gasosa, o que facilita sua absorção pelo sistema respiratório, e como sabemos, nosso sangue é repleto de íons positivos que podem reagir com ele, a exemplo o Sódio e o Potássio.
Olha, estou tentando explicar isso com os conhecimentos químicos, pois nunca vi nenhuma explicação sobre isso. Geralmente são passados os problemas, e não suas causas de forma minuciosa.

Editado pela última vez por Brunoranery em 26 Out 2017, 13:39, em um total de 2 vezes.
Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.
Avatar do usuário
ffo12
iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: 26 Out 2017, 11:53
Última visita: 26-10-17
Out 2017 26 14:12

Re: Flúor e Sáude

Mensagem não lida por ffo12 »

Olá Bruno
Muito interessante sua resposta!!. Talvez por estes motivos que você descreveu que não vemos quase nenhum produto legalizado a base de Flúor!!

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Nova mensagem Corrente elétrica - Faculdade Pernambucana de Saúde
    por estudante1582 » » em Física III
    1 Respostas
    3483 Exibições
    Última mensagem por Marcos
  • Nova mensagem FIP-MoC Saúde 2016/1 GEOMETRIA PLANA
    por Vithor » » em Pré-Vestibular
    1 Respostas
    926 Exibições
    Última mensagem por petras
  • Nova mensagem Se eu for aprovada... e a inspeção de saúde
    por anastacialina » » em Off-Topic
    5 Respostas
    1604 Exibições
    Última mensagem por mcarvalho
  • Nova mensagem Inspeção de saúde ITA
    por Mariana0423 » » em Off-Topic
    2 Respostas
    1075 Exibições
    Última mensagem por FelipeMartin
  • Nova mensagem Exame de Saúde Militar
    por brunocbbc » » em Off-Topic
    0 Respostas
    1017 Exibições
    Última mensagem por brunocbbc

Voltar para “Química Geral”