Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Física IIITrabalho e Potencial Elétrico Tópico resolvido

Eletricidade e Magnetismo

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: 11 Out 2016, 21:17
Última visita: 07-02-19
Agradeceu: 558 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Set 2017 10 16:21

Trabalho e Potencial Elétrico

Mensagem não lida por Liliana »

Duas placas idênticas, circulares, planas e paralelas, são carregadas com cargas de sinais opostos, conforme indicado na figura a seguir. Considere o ponto P, situado no eixo das placas, e o ponto R, no plano que se situa no meio das duas placas. O trabalho que devemos realizar para levar uma carga positiva de P até R, com velocidade constante:
ççç.JPG
ççç.JPG (6.78 KiB) Exibido 2792 vezes
a) é nulo.
b) é negativo.
c) é positivo.
d) depende do caminho percorrido entre P e R.
e) depende da posição do ponto R no plano.

Por que não é negativo??
Considerando W= q(Vinicial - Vfinal), com Vinicial = VP e Vfinal=VR, e como VR está mais perto da carga geradora do campo, então VR > VP -----> W= q(VP-VR) não deveria ser negativo???

Avatar do usuário

Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: 28 Jun 2017, 15:01
Última visita: 25-04-21
Agradeceu: 161 vezes
Agradeceram: 794 vezes
Set 2017 11 09:12

Re: Trabalho e Potencial Elétrico

Mensagem não lida por Brunoranery »

Bom dia.
Esse que você está calculando é o Trabalho da Força Eletrica. No item ele diz: O trabalho que devemos realizar, ou seja, o da força externa, e não elétrica. Como a carga está se movendo, mas o da força elétrica é negativa, teremos que efetuar um externo de valor maior que zero.
:D

Editado pela última vez por Brunoranery em 11 Set 2017, 09:13, em um total de 1 vez.
Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.
Avatar do usuário

Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: 11 Out 2016, 21:17
Última visita: 07-02-19
Agradeceu: 558 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Set 2017 18 15:57

Re: Trabalho e Potencial Elétrico

Mensagem não lida por Liliana »

Como você sabe que tem que ser maior que zero, e não apenas maior que o trabalho da força elétrica??

Deleted User 19267
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Set 2017 18 18:20

Re: Trabalho e Potencial Elétrico

Mensagem não lida por Deleted User 19267 »

Liliana, essa fórmula, na vdd, pode sim ser usada aí, pq se refere ao trabalho realizado sobre uma carga! Vc está certa.
Olha, se vc traçar um linha vertical sobre cada ponto (P e R), vc vai criar duas áreas equipotenciais, e então, vc verá q o ponto P pode ser transportado (pq tem o mesmo potencial) para o centro entre as placas!

Aí, Vp > Vr (como vc disse)
T = q.U
Acontece q vc trocou, U na vdd é o final menos o inicial, assim dá +!
Vc colocou inicial menos o final!

Por fim, com a carga + e o U +, o trabalho tbm é +!

Espero q tenha entendido! Qualquer coisa, fala!


Ah, e com relação à força externa, o trabalho já é, por si só, uma força externa q age sobre um corpo!
Avatar do usuário

Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: 11 Out 2016, 21:17
Última visita: 07-02-19
Agradeceu: 558 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Set 2017 21 11:52

Re: Trabalho e Potencial Elétrico

Mensagem não lida por Liliana »

Loris escreveu: 18 Set 2017, 18:20
Aí, Vp > Vr (como vc disse)
Na verdade, eu disse que Vr > Vp, por que Vr está mais próximo das cargas positivas, e quanto menor a distância, maior o potencial.
Loris escreveu: 18 Set 2017, 18:20
Acontece q vc trocou, U na vdd é o final menos o inicial, assim dá +!
Vc colocou inicial menos o final!
Eu sei que , geralmente, o delta significa o final menos o inicial, mas na minha apostila ta o inicial menos o final, e eu usei essa fórmula em outros exercícios e deu certo... :?
Avatar do usuário

undefinied3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1483
Registrado em: 02 Ago 2015, 13:51
Última visita: 30-09-22
Agradeceu: 104 vezes
Agradeceram: 1197 vezes
Set 2017 21 12:24

Re: Trabalho e Potencial Elétrico

Mensagem não lida por undefinied3 »

As apostilas colocam inicial menos final porque o trabalho de uma força conservativa é definido como [tex3]-\Delta E_p[/tex3] , sendo [tex3]E_p[/tex3] a energia associada aquela força. Isso vale pra força gravitacional também, e até para empuxo se você for associar uma energia potencial a ele.

Veja, Liliana, você calculou o trabalho da força elétrica, que de fato será negativo pois o potencial em P é menor do que o em R, então [tex3]+q(V_p-V_r)<0[/tex3] . Agora, o trabalho que NÓS DEVEMOS REALIZAR, é positivo, como o Bruno disse.
"Como você sabe que tem que ser maior que zero, e não apenas maior que o trabalho da força elétrica??"
Essa sua dúvida não ficou claro pra mim. O trabalho, em módulo, da carga é igual ao que devemos realizar, mas são de sinais opostos.
Editado pela última vez por undefinied3 em 21 Set 2017, 12:48, em um total de 1 vez.
Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.

Deleted User 19267
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Set 2017 21 12:34

Re: Trabalho e Potencial Elétrico

Mensagem não lida por Deleted User 19267 »

Nossa! Entendi agr a questão... Obg!
Avatar do usuário

Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: 11 Out 2016, 21:17
Última visita: 07-02-19
Agradeceu: 558 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Set 2017 26 20:57

Re: Trabalho e Potencial Elétrico

Mensagem não lida por Liliana »

undefinied3

O Bruno disse "O trabalho que devemos realizar, ou seja, o da força externa, e não elétrica", então eu entendi que o trabalho externo que a gente teria que fazer deveria ser maior que o da força elétrica, que é negativa. A minha pergunta foi no sentido de, por exemplo, o trabalho da força elétrica ser -5 e o trabalho que deveríamos fazer ser -4, sendo [tex3]-4 > -5[/tex3] e ainda assim continua negativa, entendeu?
Eu poderia decorar que o trabalho que nós deveríamos fazer é de sinal oposto ao trabalho da força elétrica, mas não queria ter que fazer isso, por que aí aparece um exercício um pouco mais diferente e eu acabo errando... Você tem como me explicar de forma simples (até pra não ser trabalhoso pra você), ou me indicar um site que você ache bom, pra eu poder me aprofundar, fazendo um favor??
Avatar do usuário

undefinied3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1483
Registrado em: 02 Ago 2015, 13:51
Última visita: 30-09-22
Agradeceu: 104 vezes
Agradeceram: 1197 vezes
Set 2017 26 21:07

Re: Trabalho e Potencial Elétrico

Mensagem não lida por undefinied3 »

O que você falou não faz sentido em relação ao objetivo que queremos fazer. O trabalho pra mover a carga de A até B é x. Se não realizarmos esse trabalho em completude, não teremos movido de A até B. Se o trabalho da força elétrica é -5 pra mover uma partícula entre A e B, temos que aplicar 5 pra mover de A até B, não mais nem menos. Entenda, temos que fazer um trabalho de MESMO MÓDULO, mas sinal oposto pois ele se opõe ao trabalho da força elétrica.
Você não tem que decorar algo que é lógico, a finalidade que queremos é exatamente contrária do que a do campo elétrico quer. Se custa x pro campo elétrico, então custa -x pra gente, porque faremos a mesma coisa, mas indo contra a natureza. O único motivo de se errar esse tipo de exercício é falta de atenção na leitura do enunciado, por isso que as pessoas costumam sublinhar as informações enquanto leem, pra não perder esses detalhes que fazem errar a questão por bobeira nessas questões "pegadinhas". Veja que a física essencial já foi aplicada nos conceitos de energia/trabalho e de campo elétrico, mas questões infelizes como essa ainda fazem questão de te pegar numa chatisse dessas.
Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.
Avatar do usuário

Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: 11 Out 2016, 21:17
Última visita: 07-02-19
Agradeceu: 558 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Set 2017 26 21:23

Re: Trabalho e Potencial Elétrico

Mensagem não lida por Liliana »

Entendi!!!
Realmente, é lógico e foi por falta de atenção...
Mas muito obrigada pela paciência!! :D :D

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Nova mensagem Trabalho - Potencial elétrico
    por Kaio » » em Física III
    1 Respostas
    2925 Exibições
    Última mensagem por aleixoreis
  • Nova mensagem (UECE-2007) Potencial e Trabalho Elétrico
    por NataliaVilela » » em Física III
    4 Respostas
    3987 Exibições
    Última mensagem por brunocbbc
  • Nova mensagem Campo Elétrico e Potencial Elétrico
    por rafaalves2525 » » em Física III
    2 Respostas
    3283 Exibições
    Última mensagem por Andre13000
  • Nova mensagem (Física Clássica) Potencial Elétrico e Campo Elétrico
    por Pedro900 » » em Física III
    2 Respostas
    2605 Exibições
    Última mensagem por Pedro900
  • Nova mensagem (IFSP) Campo elétrico e potencial elétrico
    por CherryBoy » » em Física III
    2 Respostas
    2541 Exibições
    Última mensagem por CherryBoy

Voltar para “Física III”