Genética, Citologia e Bioquímica(Enem-2009) Confirmação de paternidade Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Ago 2017 28 22:26

(Enem-2009) Confirmação de paternidade

Mensagem não lida por Liliana »

Uma vítima de acidente de carro foi encontrada carbonizada devido a uma explosão. Indícios, como certosadereços de metal usados pela vítima, sugerem que a mesma seja filha de um determinado casal. Uma equipe policial de perícia teve acesso ao material biológico carbonizado da vítima, reduzido, praticamente, a fragmentos de ossos. Sabe-se que é possível obter DNA em condições para análise genética de parte do tecido interno de ossos. Os peritos necessitamescolher, entre cromossomos autossômicos, cromossomos sexuais (X e Y) ou DNAmt (DNA mitocondrial), a melhor opção para identificação do parentesco da vítima com o referido casal. Sabe-se que, entre outros aspectos, o número de cópias de um mesmo cromossomo por célula maximiza a chance de se obter moléculas não degradadas pelo calor da explosão.

Com base nessas informações e tendo em vista os diferentes padrões de herança de cada fonte de DNA citada, a melhor opção para a perícia seria a utilização
a) do DNAmt, transmitido ao longo da linhagem materna, pois, em cada célula humana, há várias cópias dessa molécula.
b) do cromossomo X, pois a vítima herdou duas cópias desse cromossomo, estando assim em número superior aos demais.
c) do cromossomo autossômico, pois esse cromossomo apresenta maior quantidade de material genético quando comparado aos nucleares, como, por exemplo, o DNAmt.
d) do cromossomo Y, pois, em condições normais, este é transmitido integralmente do pai para toda a prole e está presente em duas cópias em células de indivíduos do sexo feminino.
e) de marcadores genéticos em cromossomos autossômicos, pois estes, além de serem transmitidos pelo pai e pela mãe, estão presentes em 44 cópias por célula, e os demais, em apenas uma.

Não entendi ser a letra a), por que também teria que confirmar sobre o pai, e o DNA mitocondrial confirma apenas a mãe... E não entendi o erro da e).
Alguém pode tirar minhas dúvidas, fazendo um favor?




Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Ago 2017 29 10:23

Re: (Enem-2009) Confirmação de paternidade

Mensagem não lida por Brunoranery »

Não se trata de um teste de paternidade, mas um teste de parentesco. Simplesmente querem saber se é do casal.
Outra: no enunciado, diz-se " cromossomos sexuais ou DNAmt", sendo exclusa; por conseguinte, a análise por cromossomos autossômicos, como diz a e.

O DNA mitocondrial é uma fonta super segura, que vai determinar a maternidade e por consequência se a filha é ou não do casal. Como a questão não apresenta possibilidades de ela ser filha de um ou de outro, o teste com o DNAmt seria suficiente.

OBS: Essa questão não foi tão bem elaborada, trata-se de um modelo bem antigo do enem.



Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Ago 2017 29 11:35

Re: (Enem-2009) Confirmação de paternidade

Mensagem não lida por Liliana »

Essa questão é de 2009, que foi o primeiro ano que o Enem passou a ser utilizado como ingresso na universidade.

Eu entendi que o DNA mitocondrial é suficiente, eu tinha interpretado a questão de um jeito diferente... mas ainda não entendi o erro da e).
No enunciado diz "Os peritos necessitam escolher, entre cromossomos autossômicos, cromossomos sexuais (X e Y) ou DNAmt (DNA mitocondrial)", então ele inclui os cromossomos autossômicos, e no finalzinho tá escrito "o número de cópias de um mesmo cromossomo por célula maximiza a chance de se obter moléculas não degradadas pelo calor da explosão", e como existe 44 cromossomos autossômicos por célula, eu achei que se encaixaria no que o enunciado diz :?



Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Ago 2017 29 12:59

Re: (Enem-2009) Confirmação de paternidade

Mensagem não lida por Brunoranery »

Ah, certo, não me atentei.
Então, analisando mais a fundo a e, vemos que ele diz 44 cópias por célula dos marcadores genéticos. No entanto, são 22, tendo em vista que há os cromossomos sexuais. Como os cromossomos em nós, diplóides, estão dispostos em pares homólogos, há dois cromossomos encarregados da mesma característica.
Definição de marcadores genéticos retirada da Wikipédia: "Marcador genético é uma característica que mostra as diferenças entre dois ou mais indivíduos ou organismos. Um marcador genético deve: Ser capaz de diferenciar os progenitores."
Nesse sentido, são 22 cromossomos com marcadores genéticos, mais 22 homólogos a esses e os outros, os sexuais.

Espero ter esclarecido!



Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”