Ensino FundamentalGeometria Plana (Perímetros de figuras irregulares) Tópico resolvido

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Fundamental devem ser postados aqui (exceto problemas de Vestibulares).

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
jhcsoares
iniciante
Mensagens: 6
Registrado em: Sáb 11 Mar, 2017 10:20
Última visita: 04-12-17
Jul 2017 19 23:23

Geometria Plana (Perímetros de figuras irregulares)

Mensagem não lida por jhcsoares »

Pesquisando sobre protagonismo juvenil, Samuel teve a oportunidade de acompanhar o projeto de um
grupo de jovens que se propuseram a cultivar verduras, legumes, temperos e flores num espaço ocioso de seu
bairro. Fizeram desenhos de canteiros de vários formatos, pois queriam dar um visual diferente ao seu projeto.
Para delimitar o contorno desses canteiros, tinham apenas 32 m lineares de tábuas. Com esses 32 m lineares de tábuas, não é possível construir o(s) canteiro(s) do projeto:
a) C
b) C e D
c) B
d) A
e) A e C
OBS.: FAVOR, MOSTRAR O CÁLCULO DE TODAS AS FIGURAS!
brainly-1.jpg
brainly-1.jpg (16.94 KiB) Exibido 1399 vezes

Última edição: jhcsoares (Qua 19 Jul, 2017 23:58). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
lincoln1000
2 - Nerd
Mensagens: 350
Registrado em: Dom 02 Jul, 2017 00:11
Última visita: 31-07-20
Contato:
Jul 2017 20 02:29

Re: Geometria Plana (Perímetros de figuras irregulares)

Mensagem não lida por lincoln1000 »

Na figura 1, vamos pensar primeiramente nas faces horizontais de cima, concorda comigo que todas as faces lado a lado dão o mesmo comprimento da base? que é 10. Agora vamos pegar as faces dos lados e pensar no seu comprimento vertical, concorda que a soma delas será o mesmo da altura? logo, o perímetro desta figura será o mesmo de um retângulo 6x10, apenas a área será menor

Na figura 2, note que o X com toda certeza tem um tamanho maior que 6, pelo teorema de Pitágoras podemos deduzir isso, mas nem precisa de conta, logo, seu perímetro será maior que 32

Resposta: c)
Anexos
20216453_1403086646447475_1876017154_o.jpg
20187522_1403086579780815_1496417843_n.jpg



"Como é que vão aprender sem incentivo de alguém, sem orgulho e sem respeito, sem saúde e sem paz."

Avatar do usuário
Autor do Tópico
jhcsoares
iniciante
Mensagens: 6
Registrado em: Sáb 11 Mar, 2017 10:20
Última visita: 04-12-17
Jul 2017 20 09:13

Re: Geometria Plana (Perímetros de figuras irregulares)

Mensagem não lida por jhcsoares »

lincoln1000 escreveu: Na figura 1, vamos pensar primeiramente nas faces horizontais de cima, concorda comigo que todas as faces lado a lado dão o mesmo comprimento da base? que é 10. Agora vamos pegar as faces dos lados e pensar no seu comprimento vertical, concorda que a soma delas será o mesmo da altura? logo, o perímetro desta figura será o mesmo de um retângulo 6x10, apenas a área será menor

Na figura 2, note que o X com toda certeza tem um tamanho maior que 6, pelo teorema de Pitágoras podemos deduzir isso, mas nem precisa de conta, logo, seu perímetro será maior que 32

Resposta: c)
Será que eu consigo descobrir quanto vale o lado desconhecido do paralelogramo apenas com a altura e seus outros dois lados? Eu pensei que o perímetro dele era 32m. Eu o transformei em um retângulo de lado 6 e 10 e fiz o cálculo do perímetro e deu 32m. De acordo com o gabarito a resposta é a letra c) mesmo.



Avatar do usuário
Lonel
1 - Trainee
Mensagens: 107
Registrado em: Sex 09 Jun, 2017 10:02
Última visita: 19-02-23
Jul 2017 20 09:51

Re: Geometria Plana (Perímetros de figuras irregulares)

Mensagem não lida por Lonel »

jhcsoares escreveu: Será que eu consigo descobrir quanto vale o lado desconhecido do paralelogramo apenas com a altura e seus outros dois lados? Eu pensei que o perímetro dele era 32m. Eu o transformei em um retângulo de lado 6 e 10 e fiz o cálculo do perímetro e deu 32m. De acordo com o gabarito a resposta é a letra c) mesmo.
Não.
PARALELO.png
Note que existe uma infinidade de paralelogramos com altura igual a seis (inclusive, o retângulo é um paralelogramo) e base igual a dez. Assim, só seria possível determinar os outros dois lados do paralelogramo se tivéssemos mais informações, como o ângulo que um dos lados forma com a base.

No caso do desenho, [tex3]ABCD[/tex3] e [tex3]ABEC[/tex3] são paralelogramos com mesmas bases e alturas (relativas a base sendo igual a dez), porém note que [tex3]\overline{AD}\not=\overline{AC}[/tex3]
Última edição: Lonel (Qui 20 Jul, 2017 09:53). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
Autor do Tópico
jhcsoares
iniciante
Mensagens: 6
Registrado em: Sáb 11 Mar, 2017 10:20
Última visita: 04-12-17
Jul 2017 20 09:57

Re: Geometria Plana (Perímetros de figuras irregulares)

Mensagem não lida por jhcsoares »

Lonel escreveu:
jhcsoares escreveu: Será que eu consigo descobrir quanto vale o lado desconhecido do paralelogramo apenas com a altura e seus outros dois lados? Eu pensei que o perímetro dele era 32m. Eu o transformei em um retângulo de lado 6 e 10 e fiz o cálculo do perímetro e deu 32m. De acordo com o gabarito a resposta é a letra c) mesmo.
Não.

PARALELO.png

Note que existe uma infinidade de paralelogramos com altura igual a seis (inclusive, o retângulo é um paralelogramo) e base igual a dez. Assim, só seria possível determinar os outros dois lados do paralelogramo se tivéssemos mais informações, como o ângulo que um dos lados forma com a base.

No caso do desenho, <span class="MathJax_Preview">[carregando equação]</span><script type="math/tex" id="MathJax-Element-4">ABCD</script> e <span class="MathJax_Preview">[carregando equação]</span><script type="math/tex" id="MathJax-Element-5">ABEC</script> são paralelogramos com mesmas bases e alturas (relativas a base sendo igual a dez), porém note que <span class="MathJax_Preview">[carregando equação]</span><script type="math/tex" id="MathJax-Element-6">\overline{AD}\not=\overline{AC}</script>
Obrigado!




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Ensino Fundamental”