Ensino Médio ⇒ Geometria Plana Tópico resolvido
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03
02:11
Geometria Plana
Eu gostaria de saber se eu posso fazer isso o que fiz, pegar o angulo oposto ao vértice do triangulo ABC e "criar" um outro ao lado para encontrar os outros ângulos, não me parece estar correto o resultado, pois dois ângulos de 20º se cruzariam no centro do triangulo ...
Valeu
Valeu
"Como é que vão aprender sem incentivo de alguém, sem orgulho e sem respeito, sem saúde e sem paz."
Jul 2017
03
09:25
Re: Geometria Plana
Você é livre para criar lados em problemas de geometria, mas tome cuidado para cometer nenhum erro e cair em absurdos. Não entendi direito o problema, poderia passa-lo?
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03
13:33
Re: Geometria Plana
A questão é encontrar o valor do ângulo X na Vértice B, sinto que tem alguma coisa errada na minha solução, mas não consigo provar que está errada
EDIT: O que está em preto é da questão, e em vermelho a suposta solução
EDIT: O que está em preto é da questão, e em vermelho a suposta solução
Última edição: lincoln1000 (Seg 03 Jul, 2017 13:59). Total de 3 vezes.
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03
14:01
Re: Geometria Plana
Encontrei o problema, se traçar uma bissetriz no ângulo de 140º, encontro um triangulo paralelo a ela com ângulos opostos de 70º, exatamente como na imagem, PORÉM, não é perpendicular ao vértice D sendo assim, não forma ângulo de 90º com a base ... Não posso dizer que o ângulo em D é 20º, pois não são complementares
Quem souber como resolver a questão, ficarei agradecido
Quem souber como resolver a questão, ficarei agradecido
Última edição: lincoln1000 (Seg 03 Jul, 2017 14:01). Total de 3 vezes.
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Jul 2017
03
19:06
Re: Geometria Plana
Olá lincoln1000.Leia a orientação e observe a solução:
[tex3]\leadsto[/tex3] Segue abaixo uma das regras gerais de uso do fórum.Estas regras deverão ser observadas por todos os membros.
[tex3]11.[/tex3] Não crie um novo tópico para responder a um tópico já existente. Responda no próprio tópico que já existe.
http://www.tutorbrasil.com.br/forum/app ... #section-1
[tex3](ii)[/tex3] Tracemos [tex3]AP[/tex3] com [tex3]AP=b[/tex3] , de modo que [tex3]BAP=60^o[/tex3] .Obtemos desta forma o triângulo equilátero [tex3]APB[/tex3] de lado [tex3]b[/tex3] ;
[tex3](iii)[/tex3] Consideremos agora o triângulo [tex3]PAD[/tex3] e [tex3]ABC[/tex3] .Note que eles são congruentes pelo caso [tex3]L.A.L[/tex3] .Logo, [tex3]PD=AC=b[/tex3] e [tex3]APD=100^o[/tex3] ;
[tex3](iv)[/tex3] De [tex3]PD=b[/tex3] concluímos que o [tex3]\triangle_{PBD}[/tex3] é isósceles.Note que neste [tex3]\triangle_{PBD}[/tex3] , como [tex3]P=160^o[/tex3] , concluímos que [tex3]B=D=10^o[/tex3] , e
[tex3](v)[/tex3] Finalmente, de [tex3]ABP=60^o[/tex3] ,[tex3]DBP=10^o[/tex3] e [tex3]CBA=40^o[/tex3] , concluímos que [tex3]CBD=\alpha=\boxed{\boxed{10^o}}[/tex3] .
Resposta: [tex3]10^o[/tex3] .
[tex3]\leadsto[/tex3] Segue abaixo uma das regras gerais de uso do fórum.Estas regras deverão ser observadas por todos os membros.
[tex3]11.[/tex3] Não crie um novo tópico para responder a um tópico já existente. Responda no próprio tópico que já existe.
http://www.tutorbrasil.com.br/forum/app ... #section-1
[tex3](i)[/tex3]
Indiquemos as medidas [tex3]AB=AC=b[/tex3]
e [tex3]DC=a[/tex3]
, onde obtemos [tex3]BC=a+b[/tex3]
;
[tex3](ii)[/tex3] Tracemos [tex3]AP[/tex3] com [tex3]AP=b[/tex3] , de modo que [tex3]BAP=60^o[/tex3] .Obtemos desta forma o triângulo equilátero [tex3]APB[/tex3] de lado [tex3]b[/tex3] ;
[tex3](iii)[/tex3] Consideremos agora o triângulo [tex3]PAD[/tex3] e [tex3]ABC[/tex3] .Note que eles são congruentes pelo caso [tex3]L.A.L[/tex3] .Logo, [tex3]PD=AC=b[/tex3] e [tex3]APD=100^o[/tex3] ;
[tex3](iv)[/tex3] De [tex3]PD=b[/tex3] concluímos que o [tex3]\triangle_{PBD}[/tex3] é isósceles.Note que neste [tex3]\triangle_{PBD}[/tex3] , como [tex3]P=160^o[/tex3] , concluímos que [tex3]B=D=10^o[/tex3] , e
[tex3](v)[/tex3] Finalmente, de [tex3]ABP=60^o[/tex3] ,[tex3]DBP=10^o[/tex3] e [tex3]CBA=40^o[/tex3] , concluímos que [tex3]CBD=\alpha=\boxed{\boxed{10^o}}[/tex3] .
Resposta: [tex3]10^o[/tex3] .
Última edição: Marcos (Seg 03 Jul, 2017 19:06). Total de 2 vezes.
''Nunca cruze os braços diante dos obstáculos, pois lembre-se que o maior dos Homens morreu de braços abertos.''
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03
20:03
Re: Geometria Plana
Não entendi essa citação das regras, esse é meu primeiro e único tópico que crio no forum, e não é resposta a nenhum outro tópico
Pois bem, agora entendi a linha de raciocínio para a resolução, é esse resultado mesmo.
Obrigado
Última edição: lincoln1000 (Seg 03 Jul, 2017 20:03). Total de 1 vez.
"Como é que vão aprender sem incentivo de alguém, sem orgulho e sem respeito, sem saúde e sem paz."
Jul 2017
03
20:40
Re: Geometria Plana
Olá lincoln1000.Observe os links abaixo:lincoln1000 escreveu:Não entendi essa citação das regras, esse é meu primeiro e único tópico que crio no forum, e não é resposta a nenhum outro tópico
Pois bem, agora entendi a linha de raciocínio para a resolução, é esse resultado mesmo.
Obrigado
http://www.tutorbrasil.com.br/forum/vie ... &hilit=tri
http://www.tutorbrasil.com.br/forum/vie ... %BA#p36977
http://www.tutorbrasil.com.br/forum/vie ... AC#p141318
Última edição: Marcos (Seg 03 Jul, 2017 20:40). Total de 1 vez.
''Nunca cruze os braços diante dos obstáculos, pois lembre-se que o maior dos Homens morreu de braços abertos.''
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Jul 2017
03
21:50
Re: Geometria Plana
O que me encomoda nessa resolução é o modo como foi assumido que P não estará no triângulo.
Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.
Jul 2017
08
19:53
Re: Geometria Plana
Olá undefinied3.
Observe que no problema supracitado temos que o segmento [tex3]BC=a+b[/tex3] e [tex3]AD=a+b[/tex3] .A estratégia será desenhar novamente o [tex3]\triangle_{ABC}[/tex3] isósceles com base em [tex3]AD=a+b[/tex3] .Sendo assim, o ''novo'' [tex3]\triangle_{ABC}[/tex3] isósceles será [tex3]\triangle_{PAD}[/tex3] assim teremos que os [tex3]\triangle_{ABC}[/tex3] e [tex3]\triangle_{PAD}[/tex3] serão congruentes.
Logo, [tex3]AD=a+b[/tex3] ,[tex3]PA=PD=a[/tex3] .Além disso [tex3]PAD=PDA=40^o[/tex3] e [tex3]APD=100^o[/tex3] .Sendo [tex3]BAC=100^o[/tex3] e [tex3]PAD=40^o[/tex3] , logo [tex3]PAB=60^o[/tex3] .Observe que [tex3]PAB=ABP=BPA=60^o[/tex3] , pois [tex3]\triangle_{PAB}[/tex3] equilátero.Agora vem a sua pergunta.
Antes de resolver fazemos vários rascunhos.Agora já se sabe onde vai ficar tudo no problema, então fica fácil resolver.
Porque [tex3]P[/tex3] não está no interior do [tex3]\triangle_{ABC}[/tex3] .Fiz o rascunho [tex3]\triangle_{PAB}[/tex3] equilátero [tex3]PAB=60^o[/tex3] , [tex3]PA=AB=a[/tex3] e [tex3]ABP=60^o[/tex3] teremos que [tex3]ABC=40^o[/tex3] .Com o esboço colocando as informações na figura vemos que foi feito o traçado errado do problema.
Com esboço errado a figura fica incongruente com a realidade, com isso não fica bem representada com realidade e isso é feito no rascunho.
Porque [tex3]P[/tex3] não está no interior do [tex3]\triangle_{CBD}[/tex3] .Colocando as informações no rascunho você vai perceber as coisas incompativeis com a realidade.
Espero ter esclarecido a dúvida.
Observe que no problema supracitado temos que o segmento [tex3]BC=a+b[/tex3] e [tex3]AD=a+b[/tex3] .A estratégia será desenhar novamente o [tex3]\triangle_{ABC}[/tex3] isósceles com base em [tex3]AD=a+b[/tex3] .Sendo assim, o ''novo'' [tex3]\triangle_{ABC}[/tex3] isósceles será [tex3]\triangle_{PAD}[/tex3] assim teremos que os [tex3]\triangle_{ABC}[/tex3] e [tex3]\triangle_{PAD}[/tex3] serão congruentes.
Logo, [tex3]AD=a+b[/tex3] ,[tex3]PA=PD=a[/tex3] .Além disso [tex3]PAD=PDA=40^o[/tex3] e [tex3]APD=100^o[/tex3] .Sendo [tex3]BAC=100^o[/tex3] e [tex3]PAD=40^o[/tex3] , logo [tex3]PAB=60^o[/tex3] .Observe que [tex3]PAB=ABP=BPA=60^o[/tex3] , pois [tex3]\triangle_{PAB}[/tex3] equilátero.Agora vem a sua pergunta.
O que me garante que o ponto [tex3]P[/tex3] estar ou não, no interior do triângulo ? Essa é a sua pergunta!
Antes de resolver fazemos vários rascunhos.Agora já se sabe onde vai ficar tudo no problema, então fica fácil resolver.
Porque [tex3]P[/tex3] não está no interior do [tex3]\triangle_{ABC}[/tex3] .Fiz o rascunho [tex3]\triangle_{PAB}[/tex3] equilátero [tex3]PAB=60^o[/tex3] , [tex3]PA=AB=a[/tex3] e [tex3]ABP=60^o[/tex3] teremos que [tex3]ABC=40^o[/tex3] .Com o esboço colocando as informações na figura vemos que foi feito o traçado errado do problema.
Com esboço errado a figura fica incongruente com a realidade, com isso não fica bem representada com realidade e isso é feito no rascunho.
Porque [tex3]P[/tex3] não está no interior do [tex3]\triangle_{CBD}[/tex3] .Colocando as informações no rascunho você vai perceber as coisas incompativeis com a realidade.
Espero ter esclarecido a dúvida.
''Nunca cruze os braços diante dos obstáculos, pois lembre-se que o maior dos Homens morreu de braços abertos.''
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