Genética, Citologia e BioquímicaUNIFESP Genética

Avatar do usuário
ivanginato23
1 - Trainee
Mensagens: 185
Registrado em: 20 Jun 2017, 10:53
Última visita: 06-05-23
Agradeceu: 30 vezes
Agradeceram: 63 vezes
Jun 2017 29 23:24

UNIFESP Genética

Mensagem não lida por ivanginato23 »

Os gatos possuem 38 cromossomos, com o sistema XX/XY de determinação sexual. No desenvolvimento embrionário de fêmeas, um dos cromossomos X é inativado aleatoriamente em todas as células do organismo. Em gatos domésticos, a pelagem de cor preta (dominante) e amarela (recessiva) são determinadas por alelos de um gene localizado no cromossomo X. Fêmeas heterozigóticas para cor da pelagem são manchadas de amarelo e preto. Um geneticista colocou um anúncio oferecendo recompensa por gatos machos manchados de amarelo e preto. A constituição cromossômica desses gatos é

Selecione a resposta correta:

37, YO.



37, XO.



38, XX.



39, XXY.



39, XXX.




Gabarito. E.


Duvida 1:Porque 39, XXX? Se o um gameta fica X fica inativo, no macho, ficaria um Y0 com um gameta a menos, não?


Duvida 2:Eu sempre me confundo.... O homem é 46, XY. Sendo que 44 desses cromossomos são para celula somatica e 2 para celula germinativa, acho que é isso.


Sei que tem algo assim onde onde um numero x-2 de cromossomos são para tal coisa e outros 2 cromossomos são para outra coisa. Espero que tenham entendio o quis dizer

Quer nos ver vencer, o único que pode nos deter.
Avatar do usuário
VemProPai
2 - Nerd
Mensagens: 178
Registrado em: 08 Nov 2015, 17:53
Última visita: 06-06-22
Agradeceram: 98 vezes
Jul 2017 03 02:37

Re: UNIFESP Genética

Mensagem não lida por VemProPai »

Provavelmente o gabarito esta errado. O certo seria letra D.

XX=mulher
XY=homem

Pelagem de cor preta (dominante)= A_
Pelagem de cor amarela (recessiva)= aa

"determinadas por alelos de um gene localizado no cromossomo X", ou seja, para ser amarelo, o animal deve obrigatoriamente ter um XaXa, uma "dose dupla" do cromossomo sexual X.

"Fêmeas heterozigóticas para cor da pelagem são manchadas de amarelo e preto", XaXA ou XAXa são as manchadas. OBS: Aqui tbm percebemos que a cor preta é em homozigose dominante.

"gatos machos manchados de amarelo e preto", pra ter essa cor, somente em heterozigose XaXA e pra ser Macho tem que ter o Y.
Logo, esse gato macho fica com XXY.
É um gato com 39 cromossomos possuidor de uma trissomia.

Avatar do usuário
VemProPai
2 - Nerd
Mensagens: 178
Registrado em: 08 Nov 2015, 17:53
Última visita: 06-06-22
Agradeceram: 98 vezes
Jul 2017 03 02:51

Re: UNIFESP Genética

Mensagem não lida por VemProPai »

Suas duvidas agora:

Duvida 1:Porque 39, XXX? Se o um gameta fica X fica inativo, no macho, ficaria um Y0 com um gameta a menos, não?
Fica inativo nas fêmeas.


Duvida 2:Eu sempre me confundo.... O homem é 46, XY. Sendo que 44 desses cromossomos são para celula somatica e 2 para celula germinativa, acho que é isso.
"O homem é 46, XY." Correto, 44+XY pra ficar mais bonito.

"Sendo que 44 desses cromossomos são para celula somatica e 2 para celula germinativa"
Vish, misturou tudo. Celula somatica são células (2n), no caso do homem elas serão 44+XY. Já as germinativas são n (haploides) 23+X ou 23+Y.
44 desses cromossomos são AUTOSSOMOS e 2 deles são SEXUAIS. Acho que isso que vc quis dizer.


Sei que tem algo assim onde onde um numero x-2 de cromossomos são para tal coisa e outros 2 cromossomos são para outra coisa. Espero que tenham entendio o quis dizer
Não entendi. hahahaha

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Resp.
    Exibições
    Últ. msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”