Física IIOscilador harmônico, funções e cte de fase Tópico resolvido

Termologia, Óptica e Ondas.
Avatar do usuário
KarinaTorre
iniciante
Mensagens: 7
Registrado em: 01 Abr 2017, 12:40
Última visita: 01-05-17
Abr 2017 02 00:42

Oscilador harmônico, funções e cte de fase

Mensagem não lida por KarinaTorre »

Boa noite!

Aqui estou eu novamente, me desculpem. Estou confusa com as equações de movimento do oscilador harmônico simples.
Eu entendi que as soluções para esse oscilador simples são do tipo x(t) = a.cos(ωt + φ) + b.sen(ωt + φ). Mas, penso que quando ele parte em t=0 com amplitude máxima, a função é cosseno, e se ele começa com amplitude zero, a função é seno. É isso mesmo? Como uso essa constante de fase? :(
Quando vi resoluções, apareciam coisas do tipo "cos(ωt + [tex3]\frac{\pi }{2}[/tex3] )", algo assim, acho que era alguma relação entre o seno e o cosseno. :?

Grata desde já!

Editado pela última vez por KarinaTorre em 02 Abr 2017, 00:42, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Andre13000
3 - Destaque
Mensagens: 847
Registrado em: 18 Mar 2017, 17:30
Última visita: 02-03-22
Agradeceu: 150 vezes
Agradeceram: 562 vezes
Abr 2017 02 09:08

Re: Oscilador harmônico, funções e cte de fase

Mensagem não lida por Andre13000 »

Tanto faz a função ser seno ou cosseno. O importante é que descreva o tipo de movimento que estamos lidando, que é o MHS. A função usada para a posição da partícula no eixo x é geralmente o cosseno, pois facilita o estudo do movimento, principalmente no ensino médio, onde não se dispõe de muitos artifícios matemáticos. Já no ensino superior, o pessoal mistura as coisas para deixar mais difícil o negócio, pois agora não tem mais aquela "fórmula certinha" x(t)=acos(wt+k). Mas você tem uma ferramenta poderosa, a derivada, que vai lhe permitir calcular a velocidade e a aceleração da partícula independente de qual seja a função inicial. Por exemplo, se você tentasse achar a velocidade de um MHS cuja função é x(t)=asen(wt+k) com a fórmula v(t)=-wasen(wt+k) não ia dar certo.

Então se começar encima ou embaixo, ou será usada a função cosseno pois é a geral, ou será usada a seno, que, por ser mais rara, parece mais difícil, mas é a mesma linha de raciocínio.

“Study hard what interests you the most in the most undisciplined, irreverent and original manner possible.” -Richard Feynman
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Resp.
    Exibições
    Últ. msg

Voltar para “Física II”