Na aviação, quando um piloto executa uma curva, a força de sustentação [tex3]F[/tex3]
A razão entre [tex3]F[/tex3]
e [tex3]P[/tex3]
é chamada fator de carga [tex3]n[/tex3]
:
[tex3]\boxed{n={\frac{F}{P}}}[/tex3]
Um avião executa um movimento circurlar e uniforme, conforme a figura, em um plano horizontal com velocidade escarlar de [tex3]40m/s[/tex3]
e com um fator de carga igual a [tex3]\frac {5}{3}[/tex3]
supondo [tex3]g=10m/s^2[/tex3]
. calcule o raio [tex3]R[/tex3]
da circunferência descrita pelo avião.
[tex3]\boxed{ R:120m}[/tex3]
Quem, puder me ajudar!
abraços
torna-se diferente do peso do avião [tex3]P[/tex3]
. Olá, Comunidade!
Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).
Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero )
Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!
Vamos crescer essa comunidade juntos
Grande abraço a todos,
Prof. Caju
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Prof. Caju
IME/ITA ⇒ (AFA) Raio descrita pelo avião
Moderador: [ Moderadores TTB ]
Mai 2008
20
19:59
(AFA) Raio descrita pelo avião
Editado pela última vez por caju em 03 Abr 2018, 11:23, em um total de 2 vezes.
Razão: tex --> tex3
Razão: tex --> tex3
"Deus não é homem, para que minha, nem filho do homem para que se arrempenda,Falaria e não cumpriria ou diria e não confirmaria"
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Mai 2008
22
01:32
Re: (AFA) Raio descrita pelo avião
Vou tentar te dar uma diretriz.
Estando o avião sujeito apenas as forças peso e a sustentação aerodinâmica, podemos decompor [tex3]F[/tex3] em [tex3]2[/tex3] componentes: uma na direção da força peso, que terá um módulo igual a este, já que o avião descreve movimento circular uniforme.
A segunda componente apontará para o centro da circunferência e será a resultante das forças. Sendo ela a resultante das forças e apontando para o centro, temos a nossa resultante centrípeta.
Com isso acredito que conseguirá. A introdução de um ângulo e saber que a força [tex3]F[/tex3] é perpendicular ao plano das asas do avião ajuda bastante. Duas dicas:
1- faça o problema de maneira literal e substitua os valores só no final, isso talvez te permita algumas simplificações
2- depois de resolvido, caso tenha se interessado pela situação-problema, procure algo sobre " diagrama [tex3]V \times N[/tex3] ".
Estando o avião sujeito apenas as forças peso e a sustentação aerodinâmica, podemos decompor [tex3]F[/tex3] em [tex3]2[/tex3] componentes: uma na direção da força peso, que terá um módulo igual a este, já que o avião descreve movimento circular uniforme.
A segunda componente apontará para o centro da circunferência e será a resultante das forças. Sendo ela a resultante das forças e apontando para o centro, temos a nossa resultante centrípeta.
Com isso acredito que conseguirá. A introdução de um ângulo e saber que a força [tex3]F[/tex3] é perpendicular ao plano das asas do avião ajuda bastante. Duas dicas:
1- faça o problema de maneira literal e substitua os valores só no final, isso talvez te permita algumas simplificações
2- depois de resolvido, caso tenha se interessado pela situação-problema, procure algo sobre " diagrama [tex3]V \times N[/tex3] ".
Editado pela última vez por caju em 03 Abr 2018, 11:23, em um total de 2 vezes.
Razão: tex --> tex3
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"Onde há uma vontade forte não pode haver grandes dificuldades"
Maquiavel
Maquiavel
Mai 2008
22
15:37
Re: (AFA) Raio descrita pelo avião
opa já tinha feito -a... mais obrigado!!
vou colocar a resolução em baixo:
[tex3]\cos\alpha= \frac{P}{F}[/tex3] =
[tex3]\cos\alpha= \frac{1}{n}[/tex3]
[tex3]\sen^2\alpha + \cos^2\alpha= 1[/tex3]
[tex3]\sen\alpha= \frac{1}{n}\cdot \sqrt{n^2-1}[/tex3]
[tex3]Tg\alpha= \frac{F_{cp}}{P}[/tex3]
[tex3]R= \frac{1}{n\cdot\frac{1}{n}\sqrt{n^2-1}}\cdot\frac{v^2}{g}[/tex3]
abraços
Subistituindo tudo..
[tex3]R= \frac{1}{\sqrt{\frac{5}{3}^2-1}}\cdot\frac{40^2}{10}[/tex3]
R= [tex3]\boxed{120m}[/tex3]
vou colocar a resolução em baixo:
[tex3]\cos\alpha= \frac{P}{F}[/tex3] =
[tex3]\cos\alpha= \frac{1}{n}[/tex3]
[tex3]\sen^2\alpha + \cos^2\alpha= 1[/tex3]
[tex3]\sen\alpha= \frac{1}{n}\cdot \sqrt{n^2-1}[/tex3]
[tex3]Tg\alpha= \frac{F_{cp}}{P}[/tex3]
[tex3]R= \frac{1}{n\cdot\frac{1}{n}\sqrt{n^2-1}}\cdot\frac{v^2}{g}[/tex3]
abraços
Subistituindo tudo..
[tex3]R= \frac{1}{\sqrt{\frac{5}{3}^2-1}}\cdot\frac{40^2}{10}[/tex3]
R= [tex3]\boxed{120m}[/tex3]
Editado pela última vez por caju em 03 Abr 2018, 11:24, em um total de 2 vezes.
Razão: tex --> tex3
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Abr 2018
02
18:20
Re: (AFA) Raio descrita pelo avião
Não entendi nada, alguém tem uma explicação mais didática ou atual ?
Se Deus fizer, ele é Deus. Se não fizer, continua sendo Deus.
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Abr 2018
03
00:19
Re: (AFA) Raio descrita pelo avião
O movimento é circular e uniforme. Portanto, você tem que [tex3]\vec{R} = \vec{F}_{cp}[/tex3] . Note que formamos um triângulo retângulo. Não irei optar pelo caminho do colega, pois acredito que seja mais econômico esse:
[tex3]\sen\theta = \frac{P}{F} = \frac{1}{n}[/tex3]
[tex3]\sen^2\theta+ \cos^2\theta = 1 \Longrightarrow \cos^2\theta = 1 - \sen^2\theta = \frac{n^2 - 1}{n^2}[/tex3]
Do triângulo retângulo tiramos também que:
[tex3]\tan\theta = \frac{P}{F_{cp}}\Longleftrightarrow (\tan\theta)^2 = \left(\frac{P}{F_{cp}}\right)^2\\
\frac{sen^2\theta}{cos^2\theta} = \frac{m^2g^2}{\frac{m^2v^4}{R^2}} \Longrightarrow \frac{\frac{1}{n^2}}{\frac{n^2-1}{n^2}} = \frac{g^2R^2}{v^4} \Longrightarrow \boxed{R = \frac{v^2}{g\sqrt{n^2-1}}}[/tex3]
Daí:
[tex3]R = \frac{40^2}{10\sqrt{\frac{16}{9}}} = 120 \text{m}[/tex3]
"Se vai tentar, vá até o fim.
Caso contrário, nem comece.
Se vai tentar, vá até o fim.
Pode perder namoradas, esposas, parentes, empregos e talvez até a cabeça.
Vá até o fim."
Charles Bukowski
Caso contrário, nem comece.
Se vai tentar, vá até o fim.
Pode perder namoradas, esposas, parentes, empregos e talvez até a cabeça.
Vá até o fim."
Charles Bukowski
Nov 2020
14
11:05
Re: (AFA) Raio descrita pelo avião
Olá.
Sei que o tópico é meio antigo, mas vou colocar o caminho que tomei para responder a questão, o qual eu acredito que seja mais eficiente e fácil de entender que os outros dois:
A questão nos dá informação suficiente para saber que
1- a proporção de F para P é de 5x para 3x (pelo dado do fator de carga)
2- Fy está equilibrado com P, já que a volta é dada em um plano horizontal.
Dessa forma, temos que: A partir daí, com o básico(fórmula pitagórica), dá para saber o valor, em função de x, da força centrípeta, que é 4x. daí é só por na fórmula e correr para o abraço:
[tex3]Fcp = mv²/R[/tex3]
[tex3]4x = 3x * 1600/10 * R[/tex3]
[tex3]R = 120m[/tex3]
Para facilitar o entendimento: o 10 está dividindo pois a massa é P/10 ou, nesse caso, 3x/10, que, quando aplicado na fórmula, dá isso aí.
Abraço.
Sei que o tópico é meio antigo, mas vou colocar o caminho que tomei para responder a questão, o qual eu acredito que seja mais eficiente e fácil de entender que os outros dois:
A questão nos dá informação suficiente para saber que
1- a proporção de F para P é de 5x para 3x (pelo dado do fator de carga)
2- Fy está equilibrado com P, já que a volta é dada em um plano horizontal.
Dessa forma, temos que: A partir daí, com o básico(fórmula pitagórica), dá para saber o valor, em função de x, da força centrípeta, que é 4x. daí é só por na fórmula e correr para o abraço:
[tex3]Fcp = mv²/R[/tex3]
[tex3]4x = 3x * 1600/10 * R[/tex3]
[tex3]R = 120m[/tex3]
Para facilitar o entendimento: o 10 está dividindo pois a massa é P/10 ou, nesse caso, 3x/10, que, quando aplicado na fórmula, dá isso aí.
Abraço.
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