Ensino MédioNúmeros finitos ou dízimas infinitas

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio devem ser postados aqui. Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular
Avatar do usuário
lorramrj
3 - Destaque
Mensagens: 372
Registrado em: 27 Nov 2014, 15:46
Última visita: 28-02-24
Agradeceu: 41 vezes
Agradeceram: 210 vezes
Ago 2015 20 21:53

Números finitos ou dízimas infinitas

Mensagem não lida por lorramrj »

Olá galera, tenho uma dúvida:
Aprendi que frações irredutíveis sendo equivalente a uma fração decimal gera uma expansão decimal finita.

Também, que uma fração irredutível é equivalente a uma fração decimal quando seu denominador não tem fatores primos diferentes de 2 e 5.

Já frações irredutíveis que apresentam no denominador números primos diferentes de 2 e 5, tem como expansão decimal uma dízima periódica infinita.

Portanto, dividindo-se dois inteiros quaisquer, a representação decimal obtida é sempre finita ou infinita, mas periódica.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Porém, uma questão me pergunta se os números 0,1234567 e 16909/136963 são iguais:

Pelo meu raciocínio - segundo a teoria - esse denominador com certeza apresenta fatores primos diferentes de 2 e 5, portanto, sua expansão decimal vai ser uma infinita periódica.

Mas testando isso na calculadora com precisão de 15 casas decimais obtive como resultado dessa divisão:

16909/136963 = 0,123456699984667

Minha dúvida é o seguinte:

A calculadora apresentou apenas a parte da dízima infinita, então, certamente se for colocando os próximos dígitos dessa extensão decimal vai chegar um momento que o período da dízima vai aparecer ?

Então, como resposta posso dizer que os números não são iguais e que 0,1234567 é apenas uma aproximação com 7 casas decimais ?

Engenharia da Computação | PUC-RIO

O que sabemos não é muito. O que não sabemos é imenso.”
:-> [tex3]\textbf{S. P. Laplace}[/tex3]
Avatar do usuário
csmarcelo
6 - Doutor
Mensagens: 5114
Registrado em: 22 Jun 2012, 22:03
Última visita: 17-04-23
Agradeceu: 355 vezes
Agradeceram: 2801 vezes
Ago 2015 21 09:33

Re: Números finitos ou dízimas infinitas

Mensagem não lida por csmarcelo »

Exatamente. A fração mencionada não possui equivalente decimal e, portanto, sua representação decimal resulta em uma dízima infinita periódica. Portanto, qualquer representação finita será apenas uma aproximação.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Resp.
    Exibições
    Últ. msg

Voltar para “Ensino Médio”