Ensino MédioImagem da função afim

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio devem ser postados aqui. Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
thaistorres
Junior
Mensagens: 13
Registrado em: 02 Out 2014, 12:03
Última visita: 20-07-15
Mar 2015 31 21:46

Imagem da função afim

Mensagem não lida por thaistorres »

Boa noite, pessoal!

Estou com dificuldades de encontrar o conjunto imagem da função afim. Já me disseram que sempre será o conjunto dos reais, (por que sempre os reais?????)

No exemplo, f(x) = x + 1, o menor valor da imagem seria 1, certo? Então, eu posso dizer que o conjunto imagem é x [tex3]\in[/tex3] [tex3]\mathbb{R}[/tex3] | x>1 ?? ou digo que são todos os reais? (segundo meu amigo, todos os reais)

Essa dúvida surgiu quando eu vi o seguinte problema: Ana dava aulas de matemática e cobrava R$15,00 no mínimo para dar aulas, e mais R$20,00 reais por hora extra, ficaria, f (x) = 20x + 15 (certo?) nesse caso, o conjunto imagem é x > 15.

Se tudo isso estiver certo, por que no primeiro exemplo seria todos os reais e no segundo maior que 15?

Obrigada! :)

Editado pela última vez por thaistorres em 31 Mar 2015, 21:46, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Ittalo25
5 - Mestre
Mensagens: 2349
Registrado em: 18 Nov 2013, 22:11
Última visita: 27-03-24
Agradeceu: 299 vezes
Agradeceram: 1401 vezes
Abr 2015 01 00:02

Re: Imagem da função afim

Mensagem não lida por Ittalo25 »

thaistorres escreveu:Boa noite, pessoal!

No exemplo, f(x) = x + 1, o menor valor da imagem seria 1, certo? Então, eu posso dizer que o conjunto imagem é x [tex3]\in[/tex3] [tex3]\mathbb{R}[/tex3] | x>1 ?? ou digo que são todos os reais? (segundo meu amigo, todos os reais)
Imagem é os valores que f(x) pode assumir. No seu exemplo, f(x) = x+1, a imagem é infinita, veja:

se x = 1000000, então f(x) = 1000001.
se x = -100001, então f(x) = -100000.

Perceba que podemos escolher valores muito altos para x, e qualquer que seja esse valor escolhido, também vai transformar f(x) em um valor muito alto, assim segue até o infinito.
thaistorres escreveu:
Essa dúvida surgiu quando eu vi o seguinte problema: Ana dava aulas de matemática e cobrava R$15,00 no mínimo para dar aulas, e mais R$20,00 reais por hora extra, ficaria, f (x) = 20x + 15 (certo?) nesse caso, o conjunto imagem é x > 15.
Nesse contexto, x não pode ser negativo, ora, não existe menos uma aula extra. O menor valor que x pode assumir é 0, que seria o caso de nenhuma aula extra:

se x=0, f(x) = 15

Então os valores de x e f(x) vão sempre aumentando:

se x = 1, f(x) = 35
se x= 2, f(x) = 55

E assim infinitamente.

Então, o menor valor que f(x) pode assumir é 15, e daí vai aumentando, portanto a imagem de f(x) = 20x + 15 é:

f(x) \geq 15

Editado pela última vez por Ittalo25 em 01 Abr 2015, 00:02, em um total de 1 vez.
Ninguém pode ser perfeito, mas todos podem ser melhores. [\Bob Esponja]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ensino Médio”