Ensino SuperiorExpressão de variável real.

Poste aqui problemas sobre assuntos estudados no Ensino Superior (exceto os cobrados em concursos públicos e escolas militares).
Avatar do usuário
Hevelyn
iniciante
Mensagens: 7
Registrado em: 12 Fev 2015, 11:33
Última visita: 28-10-15
Agradeceu: 4 vezes
Fev 2015 13 18:39

Expressão de variável real.

Mensagem não lida por Hevelyn »

Bem, estou tendo muita dúvida nesta questão , lá vai:

Determine para que valores de x [tex3]\in\mathbb{R}[/tex3] é possível calcular E(x)=[tex3]\sqrt{\frac{(x^2+3)(9+3x-2x^2)}{(x^2-3)(4x^2-9)}}[/tex3] .

Me dê só uma luz ..por onde eu começo..não quero a resposta ..só preciso de um empurrão para começar a questão..


Obrigada, me ajuda por favor ... é a última questão para eu terminar meu trabalho..

Editado pela última vez por Hevelyn em 13 Fev 2015, 18:39, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
csmarcelo
6 - Doutor
Mensagens: 5114
Registrado em: 22 Jun 2012, 22:03
Última visita: 17-04-23
Agradeceu: 355 vezes
Agradeceram: 2801 vezes
Fev 2015 13 22:28

Re: Expressão de variável real.

Mensagem não lida por csmarcelo »

Para que [tex3]x\in\mathbb{R}[/tex3] , o radicando deve ser igual ou maior que zero.

Uma fração resulta em um número positivo se tanto numerador quanto denominador possuírem o mesmo sinal.

Primeiro, tente simplificar a fração.

Depois, você precisa fazer o estudo dos sinais de forma independente para cada expressão-fator.

A partir daí, você faz o estudo dos sinais do numerador e denominador (combinando os intervalos resultantes do estudo dos sinais dos fatores) para, num terceiro passo, determinar o sinal da fração (combinando os intervalos resultantes do estudo dos sinais do numerador e do denominador).

Não se esqueça também que o denominador deve ser diferente de zero, ou seja, [tex3]x^2-3\neq0[/tex3] e [tex3]4x^2-9\neq0[/tex3] .

Editado pela última vez por csmarcelo em 13 Fev 2015, 22:28, em um total de 2 vezes.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Resp.
    Exibições
    Últ. msg

Voltar para “Ensino Superior”