Com este experimento, pretende-se demonstrar o preparo de uma cola, de forma bem simples, utilizando o leite como matéria-prima. Pode ser utilizado para implementar a discussão sobre materiais poliméricos presentes nos alimentos, como a caseína, e suas propriedades físico-químicas.
Materiais
a) proveta de (caso não tenha, pode usar uma seringa plástica);
b) pedaços de pano de aproximadamente (malha de algodão fornece bons resultados);
c) de bicarbonato de sódio ( );
d) de leite desnatado;
e) limão
f) papel toalha
Procedimento
1. Esprema o limão e coe o suco utilizando um pedaço de pano;
2. Adicione do suco de limão a de leite desnatado e agite bem;
3. Sobre um segundo recipiente, coloque o outro pedaço de pano e coe a mistura de caseína e soro obtida. Adicione pequenas quantidades da mistura sempre com a posterior retirada da caseína. As porções de caseínas retiradas (quase secas) podem ser colocadas sobre um pedaço de papel toalha, para que seja reduzida a umidade da massa obtida;
4. Após a separação da caseína, que deverá ter aparência semelhante a um queijo cremoso, adicione o bicarbonato de sódio e misture bem até que a misture se torne homogênea.
5. Acrescente de água e agite até toda a massa seja dissolvida. A reação do ácido restante (do limão) com o bicarbonato de sódio deverá produzir uma pequena quantidade de espuma, que em pouco tempo se desfará.
6. Utilize pequenos pedaços de papel para testar a sua cola. O resultado poderá ser observado em algumas horas.
Entendendo o experimento
A caseína é a principal proteína presente no leite (aproximadamente em massa), sendo um polímero natural muito solúvel em água por se apresentar na forma de um sal de cálcio. É utilizada para a fabricação de adesivos à base de água.
As formulações de caseína são solúveis em soluções alcalinas e em água, porém sua solubilidade é afetada pela adição de ácidos que, pela diminuição do pH, reduz a presença de cargas na molécula, fazendo com que a sua estrutura terciária seja alterada, levando-a à precipitação. Com a redução do pH, ocorre a perda do cálcio na forma de fosfato de cálcio, que é eliminado no soro.
A formação do caseinato de sódio ocorre com a adição de bicarbonato de sódio e possui propriedades adesivas. Por isso que pode ser utilizado como cola.
Fontes
Nóbrega, O. S., Silva, E. R., Silva, R. H. Química. 1a Ed. São Paulo, Ed. Ática,2005.