Ensino FundamentalFração Tópico resolvido

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Fundamental devem ser postados aqui (exceto problemas de Vestibulares).
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escarlatte
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Set 2014 02 09:07

Fração

Mensagem não lida por escarlatte »

Porque [tex3]\frac{4+2\sqrt{3}}{2}[/tex3] é igual a 2+[tex3]\sqrt{3}[/tex3] ?
Se 4+2=6 não ficaria [tex3]\frac{6\sqrt{3}}{2}[/tex3] ?

Eu só posso cortar as frações se for na multiplicação?

Editado pela última vez por escarlatte em 02 Set 2014, 09:07, em um total de 1 vez.
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csmarcelo
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Set 2014 02 10:25

Re: Fração

Mensagem não lida por csmarcelo »

A multiplicação possui precedência sobre a adição. Você não pode somar o quatro com o dois antes de resolver 2\sqrt{3}, mas como não se resolve a raiz inexata, o que "sobra" é colocarmos o 2 em evidência.

\frac{4+2\sqrt{3}}{2}=\frac{(2\cdot2+2\sqrt{3})}{2}=\frac{2(2+\sqrt{3})}{2}=2+\sqrt{3}

Repare que \frac{4+2\sqrt{3}}{2} é o mesmo que \frac{4+\sqrt{3}+\sqrt{3}}{2} e, dessa forma, não existe o "2" para você somar, não é? O dois é apenas um fator (quantas vezes temos \sqrt{3}), e não uma quantidade propriamente dita.

Editado pela última vez por csmarcelo em 02 Set 2014, 10:25, em um total de 1 vez.
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escarlatte
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Re: Fração

Mensagem não lida por escarlatte »

Ahh isso é racionalização não é?
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csmarcelo
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Set 2014 02 10:39

Re: Fração

Mensagem não lida por csmarcelo »

Não. Racionalização é outro assunto. Racionalizar é você substituir o denominador irracional de uma fração por um denominador racional. Antigamente, quando não existam calculadoras, isso facilitava as operações de divisão.

O que eu fiz foi simplesmente colocar o 2 em evidência no numerador e "cortar" com o 2 do denominador.

4+2\sqrt{3} é duas vezes o número 2 mais duas vezes o número \sqrt{3}. Logo, a metade disso é uma vez o número 2 mais uma vez o número \sqrt{3}.

Editado pela última vez por csmarcelo em 02 Set 2014, 10:39, em um total de 1 vez.
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