Química Geral(UFMG) Cinética Química - Velocidade Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
poti
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2751
Registrado em: Qua 19 Mai, 2010 18:27
Última visita: 22-11-21
Jul 2012 20 00:54

(UFMG) Cinética Química - Velocidade

Mensagem não lida por poti »

Considere a reação entre pedaços de mármore e solução de ácido clorídrico descrita pela seguinte equação:

CaCO_3_{(s)} + 2H_{(aq)}^+ \to CO_2_{(g)} + H_2O_{(l)} + Ca^{2+}_{(aq)}

A velocidade da reação pode ser medida de diferentes maneiras, representadas graficamente.

Dentre os gráficos, o que representa corretamente a velocidade dessa reação é:
IMAG.png
IMAG.png (4.77 KiB) Exibido 12277 vezes
Gabarito:
Resposta

A

Última edição: poti (Sex 20 Jul, 2012 00:54). Total de 1 vez.


VAIRREBENTA!

Avatar do usuário
emanuel9393
5 - Mestre
Mensagens: 2658
Registrado em: Qua 28 Dez, 2011 20:39
Última visita: 28-03-24
Localização: Petrolina - PE
Jul 2012 20 12:34

Re: (UFMG) Cinética Química - Velocidade

Mensagem não lida por emanuel9393 »

Olá, Poti!

O gráfico da variação de volume versus tempo, variação de concentração versus tempo e variação de massa versus tempo sempre será uma hipérbole. Nesse caso, a concavidade da hipérbole do gráfico de volume do CO_{2} terá concavidade voltada para baixo justamente pelo fato de que esse composto está em formação na reação.

Resposta = A

Um abraço!

Última edição: emanuel9393 (Sex 20 Jul, 2012 12:34). Total de 1 vez.


As modernas teorias científica afirmam que em dentro de 5 bilhões de anos, a humanidade presenciará a morte do sol. Imagine como seria presenciar esse evento...

Avatar do usuário
Autor do Tópico
poti
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2751
Registrado em: Qua 19 Mai, 2010 18:27
Última visita: 22-11-21
Jul 2012 20 12:46

Re: (UFMG) Cinética Química - Velocidade

Mensagem não lida por poti »

Por que não pode ser a d) ?

O íon está no produto, logo, está aumentando em concentração com o tempo.

*O gráfico a) não é um hipérbole, é um crescimento logarítmico*

Abraço!


VAIRREBENTA!

Avatar do usuário
Autor do Tópico
poti
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2751
Registrado em: Qua 19 Mai, 2010 18:27
Última visita: 22-11-21
Jul 2012 20 13:10

Re: (UFMG) Cinética Química - Velocidade

Mensagem não lida por poti »

Aliás, tenho outra pergunta, como eu sei a natureza do crescimento pra analisar o gráfico ? Eu não tenho equação, não tenho como descobrir isso por matemática. Em qualquer outra coisa eu tenho uma equação que eu traduzo pra alguma área da matemática, mas nesse caso você só está me falando que é assim.


VAIRREBENTA!

Avatar do usuário
emanuel9393
5 - Mestre
Mensagens: 2658
Registrado em: Qua 28 Dez, 2011 20:39
Última visita: 28-03-24
Localização: Petrolina - PE
Jul 2012 20 17:14

Re: (UFMG) Cinética Química - Velocidade

Mensagem não lida por emanuel9393 »

Como não? Já ouviu falar nas leis de velocidades integradas de primeira ordem?
Dada a concentração [A_{0}] de uma espécie química A no intante t \, = \, 0 \,\, s, a concentração posterior [A] dessa mesma espécie em um instante t qualquer é dado por:
\boxed{\boxed{[A] \, = \, [A_{0}] \cdot e^{-k \cdot t}}}
Onde:
e: base dos logaritimos naturais;
k: constante de velocidade da reação;

Não me peça para demonstrar isso! :D rsrsrsrsrsr . A única demonstração que eu vi está na edição de 2009 do livro princípios de química do Peter Atkins (página 653 seção 13.4) e usa equações diferenciais e integrais :shock: .

Um abraço!
Última edição: emanuel9393 (Sex 20 Jul, 2012 17:14). Total de 1 vez.


As modernas teorias científica afirmam que em dentro de 5 bilhões de anos, a humanidade presenciará a morte do sol. Imagine como seria presenciar esse evento...

Avatar do usuário
Autor do Tópico
poti
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2751
Registrado em: Qua 19 Mai, 2010 18:27
Última visita: 22-11-21
Jul 2012 21 00:44

Re: (UFMG) Cinética Química - Velocidade

Mensagem não lida por poti »

Não sabia disso não.

Valeu!


VAIRREBENTA!

Avatar do usuário
Diegooo
2 - Nerd
Mensagens: 409
Registrado em: Sex 13 Abr, 2012 00:19
Última visita: 19-06-14
Ago 2012 05 23:31

Re: (UFMG) Cinética Química - Velocidade

Mensagem não lida por Diegooo »

Olá Poti;

A medida que a reação caminha, os reagentes CaCO_3_{(s)}; 2H_{(aq)}^+; vão "sumindo"; pois vão sendo consumidos. E os produtos CO_2_{(g)}; H_2O_{(l)} e Ca^{2+}_{(aq)} vão "aparecendo"; pois vão sendo produzidos. Desse modo a velocidade da reação diminuíra com o passar do tempo, pois temos cada vez menos reagentes para formar os produtos.

Lembre-se que a velocidade de uma reação depende da concentração dos reagentes!

Suponha que uma massa inicial de CaCO_3_{(s) reagiu com um certo volume daquela solução aquosa de ácido clorídrico.

Vamos justificar cada uma das alternativas:

Alternativa A: O volume de CO_2{(g)} aumenta com o passar do tempo tendendo a um valor constante, o que sugere que a massa inicial de CaCO_3_{(s) foi totalmente consumida. Perceba também que traçando algumas tangentes à curva você verificará que a velocidade de formação do CO_2{(g)} estará o diminuindo com o passar do tempo.


Alternativa B: A ideia inicial nos parece válida, pois realmente a massa do carbonato de cálcio (reagente) irá diminuir com o passar do tempo. Porém essa diminuição não ocorrerá de forma linear como sugere o gráfico o que é óbvio já que o reagentes estão sendo consumidos e cada vez menos produtos serão formados. Além disso, o gráfico sugere que a velocidade da reação será constante.

Alternativa C: Impossível! Traçando algumas tangentes à curva (inclinação) você verificará que a velocidade de consumo do ácido clorídrico estará aumentando. Porém, você sabe que com o passar do tempo a velocidade de consumo do ácido clorídrico (reagente) será cada vez menor devido a diminuição da sua concentração ou consumo.

Alternativa D: Impossível! Traçando algumas tangentes à curva (inclinação) você verificará que a velocidade de formação do Ca^{2+}_{(aq)} estará aumentando. Apesar das concentrações dos produtos aumentarem com o tempo este aumento será cada vez menor para um mesmo intervalo de tempo. Perceba que o gráfico mostra exatamente o contrário

Alternativa E: A massa de CO_2_{(g)} aumenta com o passar do tempo e o gráfico mostra exatamente o contrário.

Espero ter ajudado!

Qualquer coisa pode perguntar.
Última edição: Diegooo (Dom 05 Ago, 2012 23:31). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
emanuel9393
5 - Mestre
Mensagens: 2658
Registrado em: Qua 28 Dez, 2011 20:39
Última visita: 28-03-24
Localização: Petrolina - PE
Ago 2012 06 00:17

Re: (UFMG) Cinética Química - Velocidade

Mensagem não lida por emanuel9393 »

Diegooo escreveu: Porém, você sabe que com o passar do tempo a velocidade de consumo do ácido clorídrico (reagente) será cada vez menor devido a diminuição da sua concentração ou consumo.
Então, para esses tipos de questões basta ter em mente que o gráfico é uma hipérbole. Temos ainda o caso em que a hipérbole é equilátera quando há uso de catalisadores.

Muito interessante a suas colocações, Diego!

Um abraço!

Última edição: emanuel9393 (Seg 06 Ago, 2012 00:17). Total de 1 vez.


As modernas teorias científica afirmam que em dentro de 5 bilhões de anos, a humanidade presenciará a morte do sol. Imagine como seria presenciar esse evento...

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Química Geral”