Física IQuantidade de Movimento Tópico resolvido

Mecânica: Estática e Dinâmica

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Leandro
Guru
Mensagens: 435
Registrado em: Sex 17 Fev, 2012 14:28
Última visita: 14-03-14
Jun 2012 23 16:42

Quantidade de Movimento

Mensagem não lida por Leandro »

Tava fazendo uma questão do ITA agora e acabei com a seguinte dúvida:

Por que se pode aplicar a lei da conservação da quantidade de movimento em sistemas onde a constante de restituição é menor que 1 e, portanto há dissipação de energia? Essa energia dissipada não seria responsável por invalidar a conservação da quantidade de movimento?

Gostaria muito que alguém me respondesse, porque isso tá me intrigando bastante. Tenho certeza que muita gente já viu exercícios clássicos de choques mecânicos, onde se resolve um sistema formado por duas equações, sendo uma o cálculo da constante de restituição, QUE MUITAS VEZES É MENOR QUE 1, e a outra a conservação da quantidade de movimento, que se aplica MESMO QUE HAJA ENERGIA DISSIPADA pelo fato da constante não ser UM.

Última edição: Leandro (Sáb 23 Jun, 2012 16:42). Total de 2 vezes.



Avatar do usuário
emanuel9393
5 - Mestre
Mensagens: 2658
Registrado em: Qua 28 Dez, 2011 20:39
Última visita: 28-03-24
Localização: Petrolina - PE
Jun 2012 24 16:17

Re: Quantidade de Movimento

Mensagem não lida por emanuel9393 »

Olá, Leandro!

Nos problemas de choques mecânicos, existe conservação de quantidade de movimento (isso é lei para qualquer choque mecânico em que as velocidades sejam muito menores que a velocidade da luz). Nos problemas em que o coeficiente de restituição é menor que 1 (choques inelásticos e parcialmente elásticos) existe conservação de quantidade de movimento mas, não existe conservação de energia mecânica. Resumindo: conservação de quantidade de movimento sempre vai existir, conservação de energia mecânica só existe nos casos em que o coeficiente de restituição for igual a 1.

Um abraço!

P.S.: Seria bom que você postasse a questão. Não aqui, na seção IME/ITA ou na maratona de física (caso você responda a última questão postada na maratona). Assim, você pode entender melhor o que eu expliquei.

Última edição: emanuel9393 (Dom 24 Jun, 2012 16:17). Total de 1 vez.


As modernas teorias científica afirmam que em dentro de 5 bilhões de anos, a humanidade presenciará a morte do sol. Imagine como seria presenciar esse evento...

Avatar do usuário
micro
2 - Nerd
Mensagens: 637
Registrado em: Dom 11 Dez, 2011 13:44
Última visita: 31-05-19
Localização: sp
Jun 2012 24 19:44

Re: Quantidade de Movimento

Mensagem não lida por micro »

não anula porque a velocidade após a colisão depende do coeficiente de restituição.


estou muito triste, estou deprimido. odeio matemática porque tenho muita dificuldade. "Estudar com ódio até meus dedos sangrarem de tanto fazer exercício, eis o caminho para a libertação"

Avatar do usuário
emanuel9393
5 - Mestre
Mensagens: 2658
Registrado em: Qua 28 Dez, 2011 20:39
Última visita: 28-03-24
Localização: Petrolina - PE
Jun 2012 24 23:37

Re: Quantidade de Movimento

Mensagem não lida por emanuel9393 »

Olá, micro!

Não entendi o que você postou. Poderia explicar melhor?

Um abraço!


As modernas teorias científica afirmam que em dentro de 5 bilhões de anos, a humanidade presenciará a morte do sol. Imagine como seria presenciar esse evento...

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Leandro
Guru
Mensagens: 435
Registrado em: Sex 17 Fev, 2012 14:28
Última visita: 14-03-14
Jun 2012 25 17:38

Re: Quantidade de Movimento

Mensagem não lida por Leandro »

Caro excelentíssimo senhor manuel...
Muito obrigado pela resposta, mas que é assim que funciona, que é lei e tal eu sei. Inclusive sei que a quantidade de movimento só varia quando há variação no impulso e que só há variação no impulso quando há variação na velocidade e que isso só acontece quando uma força externa age no sistema. Enfim, eu sei fazer exercícios com isso.

A questão é que não me entra na cabeça como, se a energia cinética do sistema varia, mantendo a massa do sistema constante, a quantidade de movimento nao vai variar também.

Eu sempre tive essa dúvida, mas me encasquetei numa questão do ITA. Vou colocá-la aqui e resolvê-la até certo ponto, assim mostrando o ponto no qual me veio a dúvida. Talvez minha suposição esteja errada a respeito deste ponto.

Eis a questão:
A figura mostra uma bola de massa m que cai com velocidade V1 sobre a superfície de um suporte rígido, inclinada de um ângulo θ em relação ao plano horizontal. Sendo e o coeficiente de restituição para esse impacto, calcule o módulo da velocidade V2 com que a bola é ricocheteada, em função de V1,θ e e. Calcule também o ângulo α.
Bola caindo plano inclinado.JPG
Bola caindo plano inclinado.JPG (5.57 KiB) Exibido 3984 vezes
Resolução: o coeficiente de restituição é referente às velocidades perpendiculares ao plano inclinado. Portanto:
Velocidade perpendicular ao plano antes da colisão: Vy1 = V1cos [tex3]\theta[/tex3]
Velocidade perpendicular ao plano depois da colisão: Vy2 = V2sen [tex3]\alpha[/tex3]

Segundo definição da constante de restituição: e = V2sen [tex3]\alpha[/tex3] /V1cos [tex3]\theta[/tex3] [tex3]\rightarrow[/tex3] sen [tex3]\alpha[/tex3] = eV1cos [tex3]\theta[/tex3] /V2 (I)

E é aqui minha dúvida: agora, pra continuar a resolução, se aplica a lei da conservação do momento linear no movimento paralelo ao plano inclinado, encontrando cos [tex3]\alpha[/tex3] = V1sen [tex3]\theta[/tex3] /V2

Enfim: tirando o fato de que a resolução fica comprometida, por que não se pode conservar o momento linear na direção perpendicular ao plano inclinado? Em muitos outros exercícios podemos conservar o momento mesmo que o coeficiente de restituição seja menor que 1, o que não acontece aqui. Pelo que entendo (me corrijam caso esteja errado) é devido a isso que se recorre à conservação do momento linear na direção paralela ao plano, onde não há dissipação de energia.
Se conservarmos a quantidade de movimento na direção perpendicular ao plano inclinado, teremos como resultado:
sen [tex3]\alpha[/tex3] = V1cos [tex3]\theta[/tex3] /V2 , o que, segundo (I), está errado.

Então, simplificando a pergunta: por que não se pode conservar o momento linear na direção perpendicular ao plano inclinado? É porque aí a constante de restituição é menor que 1?
Se for por isso, por que podemos aplicar a lei da conservação em outros exercícios, onde a constante é diferente de 1?
Se não for por isso, por que então não se pode? Por que o resultado não bate?

Agradeço de antemão a quem ler tudo isso...
Última edição: Leandro (Seg 25 Jun, 2012 17:38). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
emanuel9393
5 - Mestre
Mensagens: 2658
Registrado em: Qua 28 Dez, 2011 20:39
Última visita: 28-03-24
Localização: Petrolina - PE
Jun 2012 26 23:43

Re: Quantidade de Movimento

Mensagem não lida por emanuel9393 »

Olá, Leandro.

Nessa questão, a direção do impulso é perpendicular ao plano inclinado. Logo, só vai existir conservação de quantidade de movimento na direção paralela ao plano inclinado. Na direção perpendicular ao plano existe uma variação na quantidade de movimento do móvel (veja que o objeto é influenciado por uma força externa nessa direção).

Um abraço!


As modernas teorias científica afirmam que em dentro de 5 bilhões de anos, a humanidade presenciará a morte do sol. Imagine como seria presenciar esse evento...

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Leandro
Guru
Mensagens: 435
Registrado em: Sex 17 Fev, 2012 14:28
Última visita: 14-03-14
Jun 2012 27 16:11

Re: Quantidade de Movimento

Mensagem não lida por Leandro »

uhhmmm.. entendo. Mas que força seria essa?



Avatar do usuário
emanuel9393
5 - Mestre
Mensagens: 2658
Registrado em: Qua 28 Dez, 2011 20:39
Última visita: 28-03-24
Localização: Petrolina - PE
Jun 2012 27 16:21

Re: Quantidade de Movimento

Mensagem não lida por emanuel9393 »

A força com que o plano inclinado impulsiona a bola.


As modernas teorias científica afirmam que em dentro de 5 bilhões de anos, a humanidade presenciará a morte do sol. Imagine como seria presenciar esse evento...

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Leandro
Guru
Mensagens: 435
Registrado em: Sex 17 Fev, 2012 14:28
Última visita: 14-03-14
Jul 2012 01 16:50

Re: Quantidade de Movimento

Mensagem não lida por Leandro »

Ah, claro, dã
Muito obrigado emanuel, caiu a fixa.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Física I”