Os termos da seqüência [tex3](10;\ 8;\ 11;\ 9;\ 12;\ 10;\ 13;\ ...)[/tex3]
a) [tex3]58[/tex3]
b) [tex3]59[/tex3]
c) [tex3]60[/tex3]
d) [tex3]61[/tex3]
e) [tex3]62[/tex3]
obedecem a uma lei de formação. Se [tex3]a_n[/tex3]
, em que [tex3]n[/tex3]
pertence a [tex3]N^*[/tex3]
, é o termo de ordem [tex3]n[/tex3]
dessa seqüência, então [tex3]a_{30} + a_{55}[/tex3]
é igual a:Pré-Vestibular ⇒ (PUC-SP - 2003) Progressão Aritmética Tópico resolvido
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(PUC-SP - 2003) Progressão Aritmética
Última edição: AlexAndrade20 (Sáb 14 Abr, 2012 09:11). Total de 3 vezes.
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14:31
Re: (PUC-SP - 2003) Progressão Aritmética
Note que os termos ímpares e pares fazem uma progressão indendentes, onde:
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Última edição: Cássio (Sáb 14 Abr, 2012 14:31). Total de 1 vez.
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08:27
Re: (PUC-SP - 2003) Progressão Aritmética
Cássio, por gentileza, gostaria que você explicasse de uma forma mais detalhada essa questão por favor, pois não estou entendendo direito a resolução. Grato a sua compreensão!
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Re: (PUC-SP - 2003) Progressão Aritmética
olá AlexAndrade!AlexAndrade20 escreveu:Cássio, por gentileza, gostaria que você explicasse de uma forma mais detalhada essa questão por favor, pois não estou entendendo direito a resolução. Grato a sua compreensão!
Vamos fazer uma correspôndência entre duas sequências:
Onde cada termo da primeira sequência corresponde ao termo de mesma ordem, na segunda sequência. Isto é:
assim indefinidamente.
Note que os termos de índices pares fazem uma progressão aritmética de razão 1:
e os termos de índices ímpares também :
Daí minha idéia foi considerar cada dessas sequências separadas. A sequências podem ser determinada assim:
Daí que
Ficou mais claro ? Dúvidas, pode falar.
Última edição: Cássio (Seg 16 Abr, 2012 17:56). Total de 1 vez.
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Re: (PUC-SP - 2003) Progressão Aritmética
Amigão entendi +ou- seu raciocinio, mas nao entendi de onde vieram: 7...para par e o 9...par ímpar, aguardando. Obgd
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