Química Geral(FCMMG-2006) Propriedades dos elementos Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Diegooo
2 - Nerd
Mensagens: 409
Registrado em: Sex 13 Abr, 2012 00:19
Última visita: 19-06-14
Abr 2012 13 14:07

(FCMMG-2006) Propriedades dos elementos

Mensagem não lida por Diegooo »

Com relação às espécies abaixo, a afirmativa ERRADA é:

A) Entre O2- , F- e Ne, a última possui o menor raio.
B) Entre Na, Al e Cl, a última possui a maior eletronegatividade.
C) Entre Na+ , Mg+ e Ne, a última possui a maior energia de ionização.
D) Entre N, O e F, a última possui, em módulo, a maior afinidade eletrônica.

Gabarito C.

a) Percebi que esses íons bem como o átomo de Ne apresentam todos dez elétrons. Íons que apresentam o mesmo número de elétrons são chamados de íons isoeletrônicos.

Como o Ne não é um íon posso dizer que essa é uma série isoeletrônica?

Em uma série isoeletrônica, quanto maior o número atômico, menor o tamanho do átomo, assim como o elemento Ne possui maior Z ele terá o menor raio.

b) Sendo a eletronegatividade a propriedade pela qual o átomo apresenta maior ou menor tendência em atrair elétrons para si, essa alternativa fica fácil.

c) Sei que energia de ionização é a medida de energia fornecida a um átomo isolado no estado gasoso para retirar um elétron, formando um íon gasoso positivo.

O Neônio é um gás nobre, ou seja, ele é muito estável tem o octeto completo. Creio que a energia para retirar um elétron desse átomo seja a maior. Mesmo comparada a 2ª energia de ionização do sódio e a terceira energia de ionização do Magnésio, que afinal, aumenta bastante devido a mudança de camada eletrônica.

Como fazer esta análise?

d) Afinidade eletrônica é a medida de energia liberada pelo átomo isolado no estado gasoso ao receber um elétron, formando um íon gasoso negativo. Ele usou a palavra módulo para não confundir o aluno, uma vez que, a energia liberada é sempre negativa. Como o flúor libera uma maior quantidade energia, pensando em cálculos matemáticos o aluno poderia confundir ao achar que, por exemplo, -122 Kcal/mol é menor -121 Kcal/mol. É isso?

Última edição: Diegooo (Sex 13 Abr, 2012 14:07). Total de 2 vezes.



Avatar do usuário
VALDECIRTOZZI
5 - Mestre
Mensagens: 2569
Registrado em: Seg 04 Ago, 2008 17:08
Última visita: 13-10-20
Abr 2012 13 14:45

Re: Propriedades dos elementos

Mensagem não lida por VALDECIRTOZZI »

A) A espécie O^{2-} possui 10 elétrons e sua configuração eletrônica fica: K=2 L=8.
A espécie F^- tembém possui 10 elétrons e sua configuração eletrônica fica: K=2 L =8.
O Ne possui também 10 elétrons e sua configuração eletrônica fica: K = 2 L=8.

Todas as espécies apresentam o mesmo número de elétrons, portanto, são isoeletrônicas. Agora o Ne apresenta uma carga nuclear de 10 prótons ou seja, ele "puxa" com mais força a nuvem eletrônica que os íons O^{2-} e F^-, já que estes possuem menos prótons. Esse efeito diminui o raio atômico.

C) Tanto o íon sódio, o íon magnésio e o neônio possuem 10 elétrons na eletrosfera e suas últimas camadas estão completas. Agora o íon sódio tem carga nuclear com 11 prótons e o íon magnésio tem carga nuclear com 12 prótons. Veja que a carga nuclear do neônio é apenas de 10 prótons , o que faz a atração pela sua nuvem eletrônica ser menor que a atração dos respectivos íons, por isso é mais fácil (gastar menos energia) retirar um elétron do neônio que dos íons em questão.

D) Talvez seja mais fácil entender a afinidade eletrônica como a tendência que uma espécie química tem de receber elétrons. Quanto mais a espécie quer elétrons, maior será a energia liberada, pois mais estável (situação de menor conteúdo energético) a espécie se torna. No caso, o flúor é muito reativo (e o elemento mais eletronegativo) e está "louco" para se estabilizar com o octeto, portanto ele libera a maior quantidade de energia quando recebe um elétron.

Espero ter ajudado.

Última edição: VALDECIRTOZZI (Sex 13 Abr, 2012 14:45). Total de 1 vez.


So many problems, so little time!

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Diegooo
2 - Nerd
Mensagens: 409
Registrado em: Sex 13 Abr, 2012 00:19
Última visita: 19-06-14
Abr 2012 13 17:44

Re: Propriedades dos elementos

Mensagem não lida por Diegooo »

Excelente explicação, entendi perfeitamente!

Vacilei! O neônio está no 2 período, ou seja, duas camadas eletrônicas. Quando (Na) perde 1 elétron e o (Mg) perde 2 elétrons eles também apresentarão duas camadas eletrônicas com octeto completo. Porém, como o Mg tem maior carga nuclear ele terá a maior energia de ionização.

Obrigado! Ajudou bastante. :D




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Química Geral”