Ensino MédioPropriedades gráficas Tópico resolvido

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Dandarah
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Propriedades gráficas

Mensagem não lida por Dandarah »

Na figura, a seguir estão representadas as velocidades escalares, em função do tempo, desenvolvidas por um atleta, em dois treinos A e B, para uma corrida de 100m rasos. Com relação aos tempos gastos pelo atleta para percorrer os 100m rasos. Com relação aos tempos gastos pelo atleta para percorrer os 100m, podemos afirmar que, aproximadamente:

a) no B levou 0,4s a menos que no A
b) no A levou 0,4s a menos que no B
c) no B levou 1,0s a menos que no A
d) no A levou 0,4s a menos que no B
e) no A e no B levou o mesmo tempo
ooooi.jpg
ooooi.jpg (6.97 KiB) Exibido 11856 vezes
Resposta

gabarito: letra B
Como faço? Obrigada!

Última edição: Dandarah (Qua 07 Mar, 2012 10:17). Total de 1 vez.



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emanuel9393
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Mar 2012 08 23:56

Re: Propriedades gráficas

Mensagem não lida por emanuel9393 »

Olá, Dandarah!


Você tem que calcular o tempo em que eles percorreram os 100 m sabendo que a área que os gráficos formam é numericamente igual a variação de espaço ([tex3]\Delta S[/tex3] ):


[tex3]\Delta S_{B} \, = \, \frac{11 \, \cdot \, \ 4}{2} \, + \, (t_{B} \, - \, 4) \cdot 11\\ 100 \, = \, 22 \, + \, 11 \cdot t_{B} \, - \, 11 \cdot 4 \\ 11 \cdot t_{B} \, = \, 122 \\ t_{B} \, = \, \frac{122}{11}[/tex3]

[tex3]\Delta S_{A} \, = \, \frac{10 \, \cdot \, \ 3}{2} \, + \, (t_{A} \, - \, 3) \cdot 10\\ 100 \, = \, 15 \, + \, 10 \cdot t_{A} \, - \, 30 \\ 10 \cdot t_{A} \, = \, 115 \\ t_{A} \, = \, \frac{23}{2}[/tex3]


Logo, temos o seguinte:

[tex3]t_{A} \, - \, t_{B} \, = \, \frac{23}{2} \, - \, \frac{122}{11} \, = \, \frac{253 \, - \, 244}{22} \, = \, \frac{9}{22} \, = \, 0,4[/tex3]

Logo, no B levou 0,4 segundos a menos que no A.

Resposta = A.

Galera, não entendi porque o gabarito deu letra B. Se errei, quero que alguém me aponte o erro.

Um abraço!

Última edição: caju (Qua 13 Mar, 2019 22:02). Total de 2 vezes.
Razão: tex --> tex3


As modernas teorias científica afirmam que em dentro de 5 bilhões de anos, a humanidade presenciará a morte do sol. Imagine como seria presenciar esse evento...

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gfabi
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Re: Propriedades gráficas

Mensagem não lida por gfabi »

Emanuel,

Sua resposta está incorreta por dois motivos. Primeiro que o resultado do seu [tex3]\Delta S_{A}[/tex3] está incorreto.

A equação tem que ficar assim:

[tex3]\Delta S_{A} = \frac{10.3}{2}[/tex3] + ([tex3]t_{A}[/tex3] - 3).10
100 = 15 + 10.[tex3]t_{A}[/tex3] - 30
10.[tex3]t_{A}[/tex3] = 115
[tex3]{\color{red} t_{A} = \frac{115}{10} = 11,5}[/tex3]

De qualquer forma, o gráfico tb está incorreto. :? Há uma inversão. Onde se lê A (linha rosa) na verdade é o B. E onde se lê B (linha roxa) na verdade é o A.

Dessa forma, a questão deve ficar assim:

Sabemos que [tex3]\Delta S[/tex3] = Área (Vxt). Como nos dois casos trata-se de um trapézio, Área = [tex3]\frac{B+b}{2}.h[/tex3] .

Atleta A:

[tex3]\frac{t_{A} + (t_{A} - 4)}{2}.11 = 100[/tex3]
[tex3]t_{A}+t_{A} - 4 = \frac{200}{11}[/tex3]
2 [tex3]t_{A} = \frac{200}{11} + 4[/tex3]
22 [tex3]t_{A} = 244[/tex3]
[tex3]t_{A} = \frac{244}{22} = 11,09[/tex3]

Atleta B:

[tex3]\frac{t_{B}+(t_{B}-3)}{2}.10 = 100[/tex3]
[tex3]2t_{B}-3=\frac{200}{10}[/tex3]
[tex3]2t_{B}=23[/tex3]
[tex3]t_{B}=\frac{23}{2}=11,5[/tex3]

Como o resultado do atleta B se deu com apenas 1 casa decimal após a vírgula é melhor fazer o mesmo com o resultado do atleta A.

Ou seja, [tex3]t_{A}=11,09=11,1[/tex3]

[tex3]t_{B}[/tex3] >[tex3]t_{A}[/tex3]
[tex3]t_{B} - t_{A}[/tex3] = 11,5 - 11,1 = 0,4.

Portanto, o atleta A levou 0,4s a menos do que o atleta B. Resposta B.

Espero ter ajudado! :)

Última edição: caju (Qua 13 Mar, 2019 22:02). Total de 2 vezes.
Razão: tex --> tex3



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