Mostre que para [tex3]x\, \in\, \mathbb{Z}[/tex3]
não tenho idéia de como fazer isso...
o número [tex3]\frac{x^5}{5}+\frac{x^3}{3}+\frac{7x}{15}\in\, \mathbb{Z}[/tex3]
Olá, Comunidade!
Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).
Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero )
Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!
Vamos crescer essa comunidade juntos
Grande abraço a todos,
Prof. Caju
Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).
Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero )
Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!
Vamos crescer essa comunidade juntos
Grande abraço a todos,
Prof. Caju
Ensino Médio ⇒ Números inteiros Tópico resolvido
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Fev 2012
14
17:49
Re: Números inteiros
Olá Natan,
Vamos reescrever nossa equação:
[tex3]\frac{3x^5 + 5x^3 + 7x}{15}[/tex3]
Para que o número seja inteiro, ele deve ser múltiplo de 15, ou seja, múltiplo de 5 e 3 simultaneamente.
Para resolver o problema vamos o usar a notação de classes de congruência.
Primeiramente vamos mostrar que a expressão do numerador é equivalente a congruência módulo 5:
[tex3]\overline{3x^5} + \overline{5x^3} + \overline{7x} = \overline{0}[/tex3]
[tex3]\overline{3} (\overline{x})^5 + \overline{5}(\overline{x})^3 + \overline{7} \overline{x} = \overline{0}[/tex3]
[tex3]\overline{3} (\overline{x})^5 + \overline{2} \overline{x} = \overline{0}[/tex3]
Na congruência de módulo 5 temos 5 opções para a classe de congruência: 0,1, 2, 3, 4. Mas observamos que a classe de congruência 3 equivale a classe de congruência -1 e a classe 4 equivale a classe -2.
Substituindo:
[tex3]\overline{3}(\overline{0})^5 + \overline{2}(\overline{0}) = \overline{0}[/tex3]
[tex3]\overline{3}(\overline{1})^5 + \overline{2}(\overline{1}) = \overline{5} = \overline{0}[/tex3]
[tex3]\overline{3}(\overline{2})^5 + \overline{2}(\overline{2})=\overline{100}=\overline{0}[/tex3]
[tex3]\overline{3}(\overline{-1})^5 + \overline{2}(\overline{-1})= \overline{-100} = \overline{0}[/tex3]
[tex3]\overline{3}(\overline{-2})^5 + \overline{2}(\overline{-2})=\overline{-5} = \overline{0}[/tex3]
Veja que todas sentenças são verdadeiras logo o a expressão é múltipla de 5.
Fazendo a mesma coisa com a congruência módulo 3 chegaremos a seguinte expressão:
[tex3]\overline{2}(\overline{x})^3 + \overline{x} = \overline{0}[/tex3]
Há três possibilidades para a congruência módulo 3: 0,1 e 2:
[tex3]\overline{2}(\overline{0})^3 + \overline{0} = \overline{0}[/tex3]
[tex3]\overline{2}(\overline{1})^3 + \overline{1} = \overline{3} = \overline{0}[/tex3]
[tex3]\overline{2}(\overline{2})^3 + \overline{2} = \overline{18}= \overline{0}[/tex3]
Todas as sentenças também são verdadeiras, logo o número também é múltiplo de 3.
Sendo o número múltiplos de 3 e 5 ele é múltiplo de 15. Logo para [tex3]\forall x \,\in\,\mathbb{Z}[/tex3] o número [tex3]\frac{x^5}{5} + \frac{x^3}{3} + \frac{7x}{15}[/tex3] é sempre inteiro.
Abraço.
Vamos reescrever nossa equação:
[tex3]\frac{3x^5 + 5x^3 + 7x}{15}[/tex3]
Para que o número seja inteiro, ele deve ser múltiplo de 15, ou seja, múltiplo de 5 e 3 simultaneamente.
Para resolver o problema vamos o usar a notação de classes de congruência.
Primeiramente vamos mostrar que a expressão do numerador é equivalente a congruência módulo 5:
[tex3]\overline{3x^5} + \overline{5x^3} + \overline{7x} = \overline{0}[/tex3]
[tex3]\overline{3} (\overline{x})^5 + \overline{5}(\overline{x})^3 + \overline{7} \overline{x} = \overline{0}[/tex3]
[tex3]\overline{3} (\overline{x})^5 + \overline{2} \overline{x} = \overline{0}[/tex3]
Na congruência de módulo 5 temos 5 opções para a classe de congruência: 0,1, 2, 3, 4. Mas observamos que a classe de congruência 3 equivale a classe de congruência -1 e a classe 4 equivale a classe -2.
Substituindo:
[tex3]\overline{3}(\overline{0})^5 + \overline{2}(\overline{0}) = \overline{0}[/tex3]
[tex3]\overline{3}(\overline{1})^5 + \overline{2}(\overline{1}) = \overline{5} = \overline{0}[/tex3]
[tex3]\overline{3}(\overline{2})^5 + \overline{2}(\overline{2})=\overline{100}=\overline{0}[/tex3]
[tex3]\overline{3}(\overline{-1})^5 + \overline{2}(\overline{-1})= \overline{-100} = \overline{0}[/tex3]
[tex3]\overline{3}(\overline{-2})^5 + \overline{2}(\overline{-2})=\overline{-5} = \overline{0}[/tex3]
Veja que todas sentenças são verdadeiras logo o a expressão é múltipla de 5.
Fazendo a mesma coisa com a congruência módulo 3 chegaremos a seguinte expressão:
[tex3]\overline{2}(\overline{x})^3 + \overline{x} = \overline{0}[/tex3]
Há três possibilidades para a congruência módulo 3: 0,1 e 2:
[tex3]\overline{2}(\overline{0})^3 + \overline{0} = \overline{0}[/tex3]
[tex3]\overline{2}(\overline{1})^3 + \overline{1} = \overline{3} = \overline{0}[/tex3]
[tex3]\overline{2}(\overline{2})^3 + \overline{2} = \overline{18}= \overline{0}[/tex3]
Todas as sentenças também são verdadeiras, logo o número também é múltiplo de 3.
Sendo o número múltiplos de 3 e 5 ele é múltiplo de 15. Logo para [tex3]\forall x \,\in\,\mathbb{Z}[/tex3] o número [tex3]\frac{x^5}{5} + \frac{x^3}{3} + \frac{7x}{15}[/tex3] é sempre inteiro.
Abraço.
Editado pela última vez por theblackmamba em 14 Fev 2012, 17:49, em um total de 1 vez.
"A coisa mais incompreensível do universo é que ele é compreensível"
- Albert Einstein
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Fev 2012
15
16:55
Re: Números inteiros
Olá,
Obrigado pela solução! poderia me conseguir algum arquivo que fale sobre a aplicação de congruencia na resolução de exercicios com números inteiros?
Obrigado pela solução! poderia me conseguir algum arquivo que fale sobre a aplicação de congruencia na resolução de exercicios com números inteiros?
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Fev 2012
15
17:06
Re: Números inteiros
Olá Natan,
Pois não,
Sempre uso estes arquivos para aplicação da aritmética modular (links abaixo):
Espero que ajude. Grande abraço.
Pois não,
Sempre uso estes arquivos para aplicação da aritmética modular (links abaixo):
Espero que ajude. Grande abraço.
Editado pela última vez por theblackmamba em 15 Fev 2012, 17:06, em um total de 1 vez.
"A coisa mais incompreensível do universo é que ele é compreensível"
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