IME / ITANivelamento ITA/IME Tópico resolvido

Aqui deverão ser postadas questões desses vestibulares e de outras instituições militares (EN, CN, EsPCEx etc.).

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Marcos
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Nivelamento ITA/IME

Mensagem não lida por Marcos »

Na figura abaixo,[tex3]A[/tex3] , [tex3]C[/tex3] e [tex3]E[/tex3] são colineares,[tex3]M[/tex3] e [tex3]N[/tex3] são respectivamente os pontos médios de [tex3]\overline{AD}[/tex3] e [tex3]\overline{BE}[/tex3] e os triângulos [tex3]ABC[/tex3] e [tex3]CDE[/tex3] são equiláteros.Calcule o ângulo [tex3]\hat {CMN}[/tex3] .
Triângulo 00.gif
Triângulo 00.gif (3.14 KiB) Exibido 1706 vezes
Resposta

Resposta: [tex3]60[/tex3] graus.

Última edição: Marcos (Dom 08 Jan, 2012 15:09). Total de 1 vez.


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caju
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Re: Nivelamento ITA/IME

Mensagem não lida por caju »

Olá Marcos,

Vamos começar fazendo o traço CN e separando dois triângulos importantes para este início:
Screen Shot 2012-01-28 at 22.29.26.png
Screen Shot 2012-01-28 at 22.29.26.png (25.54 KiB) Exibido 1663 vezes
Veja que o triângulo ADC tem as propriedades:

[tex3]AC = L[/tex3]
[tex3]CD =\el[/tex3]
[tex3]\widehat{DCA}=120^{\circ}[/tex3]
[tex3]CM=\text{mediana}[/tex3]

Olhando para o triângulo EBC, temos as propriedades:

[tex3]BC = L[/tex3]
[tex3]CE =\el[/tex3]
[tex3]\widehat{ECB}=120^{\circ}[/tex3]
[tex3]CN=\text{mediana}[/tex3]

Logo, os dois triângulos são idênticos. Isso nos faz concluir:

[tex3]AD=EB[/tex3]

[tex3]\boxed{CM=CN}[/tex3]

Apenas para uso futuro, vamos dizer que [tex3]AD=EB=k[/tex3] .

Agora vamos para outro lado:
Screen Shot 2012-01-28 at 22.37.31.png
Screen Shot 2012-01-28 at 22.37.31.png (31.35 KiB) Exibido 1663 vezes
O quadrilátero hachurado acima foi construído da seguinte forma:

HI é paralelo a AB passando por M [tex3]\rightarrow[/tex3] HI é base média de ABC ([tex3]HI=\frac{L}{2}[/tex3] ).
GN é paralelo a AB passando por N [tex3]\rightarrow[/tex3] GN é base média de ABE ([tex3]HI=\frac{L}{2}[/tex3] ).

Se M é ponto médio de AD, e CD é paralelo a AB (por construção), qualquer transversal passando por M terá M como ponto médio. É o caso do segmento CF.
Sendo M ponto médio, e HI paralelo a AB [tex3]\rightarrow[/tex3] HI é base média [tex3]\rightarrow[/tex3] I é ponto médio de BC.

Olhando para o triângulo EBC, NI é base média [tex3]\rightarrow[/tex3] NI é paralelo a AC e, portanto, [tex3]NI=GH=\frac{\el}{2}[/tex3] (1).

Sendo M o ponto médio das diagonais CF e DA, temos que AFDC é um paralelogramo [tex3]\rightarrow AF=\el[/tex3] .

Sendo M o ponto médio, temos que HM é base média do triângulo AFC [tex3]\rightarrow HM=\frac{\el}{2}[/tex3] .

Vamos então olhar para o trigulozinho hachurado em azul abaixo:
Screen Shot 2012-01-28 at 22.56.06.png
Screen Shot 2012-01-28 at 22.56.06.png (31.43 KiB) Exibido 1663 vezes
Sendo HM paralelo a AB, [tex3]\widehat{GHM}=60^{\circ}\rightarrow GM=\frac{\el}{2}\rightarrow \widehat{MGN}=60^{\circ}[/tex3] .

MGN tem as seguintes características:

[tex3]MG=\frac{\el}{2}[/tex3]
[tex3]GN=\frac{L}{2}[/tex3]
[tex3]\widehat{GHM}=60^{\circ}[/tex3]

E o triângulo AFC tem as seguintes características:

[tex3]AF=\el[/tex3]
[tex3]AC=L[/tex3]
[tex3]\widehat{FAC}=60^{\circ}[/tex3]

Sendo assim, MGN e AFC são triângulos semelhantes por LAL (Lado-Ângulo-Lado) e, com isso, [tex3]MN=\frac{k}{2}[/tex3]

Isso tudo para chegarmos

[tex3]CM=CN=MN=\frac{k}{2}[/tex3]

Logo CMN é equilátero e o ângulo [tex3]\boxed{\widehat{CMN}=60^{\circ}}[/tex3]

P.S.: Bah, acho que demorei 1hora pra escrever essa resolução, hehehe. Espero que esteja entendível, a questão é casca.

Última edição: caju (Sáb 28 Jan, 2012 23:10). Total de 1 vez.


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Marcos
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Re: Nivelamento ITA/IME

Mensagem não lida por Marcos »

Obrigado caju pela ajuda na solução!!!
Última edição: Marcos (Seg 30 Jan, 2012 18:55). Total de 1 vez.


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FilipeCaceres
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Re: Nivelamento ITA/IME

Mensagem não lida por FilipeCaceres »

Olá Marcos e Caju,

Pelo jeito deu bastante trabalho postar toda essa soluçao. :D

Vou dar minha singela contribuição e postar uma 2º solução.

Veja que podemos construir [tex3]\Delta CDE[/tex3] idêntico ao [tex3]\Delta ABC[/tex3] .
nivelamento.png
nivelamento.png (11.75 KiB) Exibido 1632 vezes
Como os triângulos [tex3]\Delta CDE[/tex3] e [tex3]\Delta BCD[/tex3] são idênticos, a reta que liga os postos [tex3]EB[/tex3] tem como ponto médio [tex3]N[/tex3] sobre a reta [tex3]CD[/tex3] , e este irá cortar no ponto médio de [tex3]CD[/tex3]

Analogamente temos para a reta [tex3]AD[/tex3] .

Estando [tex3]M[/tex3] e [tex3]N[/tex3] no ponto médio de [tex3]BC[/tex3] e [tex3]CD[/tex3] respectivamente, temos que:
[tex3]CM=CN[/tex3] . Assim temos que [tex3]\Delta CMN[/tex3] é isósceles.

Logo,
[tex3]\angle{NMC}=\angle{CNM}=\frac{180-60}{2}=60^{\circ}[/tex3] . Portanto [tex3]\Delta CMN[/tex3] é equilátero.

Com isso concluímos que o ângulo desejado vale:
[tex3]\boxed{\hat {CMN}=60^{\circ}}[/tex3]

Abraço.
Última edição: FilipeCaceres (Ter 31 Jan, 2012 18:52). Total de 1 vez.



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caju
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Re: Nivelamento ITA/IME

Mensagem não lida por caju »

Olá FilipeCaceres,

Sua resolução estaria perfeita para uma questão objetiva.
Pois, realmente, se o enunciado diz que vale pra qualquer situação, vale para a específica também.

Porém, é bom resaltar que em uma prova discursiva sua resolução seria considerada errada. Porque houve perda de generalidade.

Grande abraço,
Prof. Caju


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FilipeCaceres
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Re: Nivelamento ITA/IME

Mensagem não lida por FilipeCaceres »

Olá Caju,

Mas o enunciado não diz qual é a relação entre os triângulo, desta forma acredito que podemos construir qualquer triângulo equilátero.Certo?

Abraço.



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caju
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Re: Nivelamento ITA/IME

Mensagem não lida por caju »

Olá FilipeCaceres,

Justamente por não fornecer a relação entre os triângulos que você não pode arbitrar uma relação com o intuito de facilitar os cálculos (em uma questão discursiva).

Em uma resolução você deve utilizar as informações dadas no enunciado e, em cima delas, deduzir outras que irão lhe conduzir à demonstração solicitada. Nesse caso, o fato de serem iguais é, como diríamos na faculdade, uma "carteada" (muito boa, por sinal).

Nesta questão, a generalidade (qualquer relação entre eles) deve ser contemplada.

Mas, volto a repetir, em uma prova objetiva esse tipo de resolução que você fez DEVE ser usado!! Pois irá otimizar o tempo de resolução

Grande abraço,
Prof. Caju



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