A figura mostra uma partícula que irá colidir sobre uma superfície no formato de uma elipse cujo coeficiente de restituição entre estes materiais vale 0,5. Se a partícula deixa a superfície na horizontal, qual a ordenada na qual acontece o impacto?
b) 2,71 cm
c) 1,94 cm
d) 2,18 cm
e) 2,52 cm
a) 1,72 cmFísica I ⇒ Impulso e Quantidade de Movimento Tópico resolvido
- παθμ
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Jan 2024
10
12:21
Re: Impulso e Quantidade de Movimento
padeli675,
Semi-eixo horizontal: [tex3]a=2.[/tex3] Semi-eixo vertical: [tex3]b=3.[/tex3] Então a equação da elipse é:
[tex3]\frac{x^2}{4}+\frac{y^2}{9}=1.[/tex3]
Diferenciando os dois lados da equação:
[tex3]\frac{2x \text{d}x}{4}+\frac{2y \text{d}y}{9}=0 \Longrightarrow \frac{\text{d}y}{\text{d}x}=-\frac{9x}{4y}.[/tex3]
O desenho abaixo mostra a colisão da bola, onde eu represento a superfície tangente e a reta normal.
Componentes normais da velocidade inicial e final: [tex3]v_n^{0}=v_0 \cos(\theta), \; \; v_n^{f}=v_0 \sin(\theta).[/tex3]
Componentes tangenciais da velocidade inicial e final: [tex3]v_t^{0}=v_0 \sin(\theta), \; \; v_t^{f}=v \cos(\theta).[/tex3]
Não há troca de força na direção tangencial, então [tex3]v_t^0=v_t^f \Longrightarrow v=v_0 \tan(\theta).[/tex3]
Usando a definição de coeficiente de restituição:
[tex3]\frac{v_n^f}{v_n^0}=\frac{1}{2} \Longrightarrow \tan^2(\theta)=1/2 \Longrightarrow \tan(\theta)=\frac{1}{\sqrt{2}}.[/tex3]
Então no ponto da colisão temos [tex3]\frac{\text{d}y}{\text{d}x}=\frac{1}{\sqrt{2}}=\frac{-9x}{4y} \Longrightarrow x^2=\frac{8y^2}{81}.[/tex3]
[tex3]\frac{x^2}{4}+\frac{y^2}{9}=1 \Longrightarrow y^2=\frac{81}{11} \Longrightarrow \boxed{y \approx 2,71}[/tex3]
Alternativa B
Semi-eixo horizontal: [tex3]a=2.[/tex3] Semi-eixo vertical: [tex3]b=3.[/tex3] Então a equação da elipse é:
[tex3]\frac{x^2}{4}+\frac{y^2}{9}=1.[/tex3]
Diferenciando os dois lados da equação:
[tex3]\frac{2x \text{d}x}{4}+\frac{2y \text{d}y}{9}=0 \Longrightarrow \frac{\text{d}y}{\text{d}x}=-\frac{9x}{4y}.[/tex3]
O desenho abaixo mostra a colisão da bola, onde eu represento a superfície tangente e a reta normal.
Componentes normais da velocidade inicial e final: [tex3]v_n^{0}=v_0 \cos(\theta), \; \; v_n^{f}=v_0 \sin(\theta).[/tex3]
Componentes tangenciais da velocidade inicial e final: [tex3]v_t^{0}=v_0 \sin(\theta), \; \; v_t^{f}=v \cos(\theta).[/tex3]
Não há troca de força na direção tangencial, então [tex3]v_t^0=v_t^f \Longrightarrow v=v_0 \tan(\theta).[/tex3]
Usando a definição de coeficiente de restituição:
[tex3]\frac{v_n^f}{v_n^0}=\frac{1}{2} \Longrightarrow \tan^2(\theta)=1/2 \Longrightarrow \tan(\theta)=\frac{1}{\sqrt{2}}.[/tex3]
Então no ponto da colisão temos [tex3]\frac{\text{d}y}{\text{d}x}=\frac{1}{\sqrt{2}}=\frac{-9x}{4y} \Longrightarrow x^2=\frac{8y^2}{81}.[/tex3]
[tex3]\frac{x^2}{4}+\frac{y^2}{9}=1 \Longrightarrow y^2=\frac{81}{11} \Longrightarrow \boxed{y \approx 2,71}[/tex3]
Alternativa B
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