Química Geral(MIT) Compostos isoeletrônicos Tópico resolvido

Avatar do usuário
guiromero
Junior
Mensagens: 12
Registrado em: 06 Abr 2023, 11:26
Última visita: 04-02-24
Abr 2023 07 23:03

(MIT) Compostos isoeletrônicos

Mensagem não lida por guiromero »

Olá,

Tenho uma dúvida em um execício sobre compostos isoeletrônicos:
_____________________________________________________________________
Select each compound below that is isoelectronic with CN-.
a)O2 2- b)NO+ c)HF d)ClO- e)NO f)CO

A tradução fica:

Escolha cada composto abaixo que é isoeletrônico com o CN-.
a)O2 2- b)NO+ c)HF d)ClO- e)NO f)CO
_____________________________________________________________________

Eu acho que a única resposta possível seria CO, que é o único composto que tem uma tripla ligação. Mas não sei se estou certo.

Alguém poderia me confirmar se meu palpite está correto?

Obrigado.

Editado pela última vez por guiromero em 08 Abr 2023, 02:08, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
lmtosta
2 - Nerd
Mensagens: 227
Registrado em: 05 Dez 2021, 12:02
Última visita: 03-06-24
Agradeceram: 2 vezes
Abr 2023 08 11:23

Re: (MIT) Compostos isoeletrônicos

Mensagem não lida por lmtosta »

guiromero,


Pense na palavra propriamente.

"Iso" quer dizer "igual", portanto "isoeletrônico" é o que tem "igual quantidade de elétrons"!!!!!!!!!

Tomando os 6 elétrons do carbono, com os 7 do nitrogênio e mais o elétron adicional do cianeto, temos um total de 14 elétrons!!!!!!!!

Agora basta localizar as espécies com mesma quantidade de elétrons:
a) O2(2-) = 2 * 8 elétrons + 2 elétrons da espécie = 18 elétrons totais (FALSO);
b) NO(+) = 1 * 7 elétrons + 1 * 8 elétrons - 1 elétron da espécie = 14 elétrons totais (VERDADEIRO);
c) HF = 1 * 1 elétron + 1 * 9 elétrons = 10 elétrons totais (FALSO);
d) ClO(-) = 1 * 17 elétrons + 1 * 8 elétrons + 1 elétron da espécie = 26 elétrons totais (FALSO);
e) NO = 1 * 7 elétrons + 1 * 8 elétrons = 15 elétrons totais (FALSO);
f) CO = 1 * 6 elétrons + 1 * 8 elétrons = 14 elétrons totais (VERDADEIRO).

Portanto, CO e NO(+)!!!!!!!!!

Se consegui ajudar, favor liberar a verdinha para ajudar no engajamento junto ao fórum.

Obrigado

:D

Avatar do usuário
guiromero
Junior
Mensagens: 12
Registrado em: 06 Abr 2023, 11:26
Última visita: 04-02-24
Abr 2023 08 15:44

Re: (MIT) Compostos isoeletrônicos

Mensagem não lida por guiromero »

Obrigado amigo.

Acho que além do mesmo número de elétrons, também devemos considerar que tanto o CO como o NO+ têm tripla ligação.
Quando fiz o post, tinha pensado que o NO+ tinha uma dupla ligação, em vez de tripla, por isto não o considerei.

De acordo com a Wikipedia: duas ou mais entidades moleculares (átomos, moléculas, íons) são isoeletrônicos entre si se tem o mesmo número de elétrons e a mesma estrutura (número e conectividade de átomos), independentemente da natureza dos elementos envolvidos.

Vc acha que também é necessário considerar a questão da tripla ligação?
Editado pela última vez por guiromero em 08 Abr 2023, 21:18, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
lmtosta
2 - Nerd
Mensagens: 227
Registrado em: 05 Dez 2021, 12:02
Última visita: 03-06-24
Agradeceram: 2 vezes
Abr 2023 08 18:08

Re: (MIT) Compostos isoeletrônicos

Mensagem não lida por lmtosta »

guiromero,


Cara, eu estou bastante "enferrujado" na área, afinal me formei em 2005 e nunca atuei. Trabalho com contabilidade pública!!!!!!!!!

Precisaria reler um pouco sobre o assunto para te dar uma resposta certeira e assertiva!!!!!!!!!

Quanto ao NO(+), você pode eliminar qualquer dúvida sobre a espécie conter uma dupla ou tripla ligação, utilizando-se do Método de Lewis-Langmuir e das cargas formais:

1) Se o nitrogênio tivesse a configuração de gás nobre, este seria o Neônio, com 8 elétrons de valência;
2) Se o oxigênio tivesse a configuração de gás nobre, este também seria o Neônio, com 8 elétrons de valência;
3) Assim, para uma espécie diatômica, teríamos um total de 16 elétrons de valência;
4) No entanto, como não são gases nobres, o N e o O compartilham elétrons, com um único elétron fazendo o papel de 2 elétrons (este último caso se tratasse de um gás nobre), estando à disposição do N e do O como um todo e não apenas de um deles, o que configura justamente a condição de Ligação Química. O N tem 5 elétrons de valência a oferecer e o O tem 6, totalizando 11 elétrons. Como a espécie NO(+) tem carga positiva, retiramos 1 elétron da conta, ficando a espécie como um todo com 10 elétrons de valência;
5) Fazendo os 16 elétrons de valência da hipótese de gás nobre menos os 10 elétrons de valência da espécie real, temos como resultado o número de elétrons compartilhados entre N e O, ou seja, 16e(-) - 10e(-) = 6 elétrons de valência compartilhados;
6) Ora, o que são Ligações Covalentes se não o compartilhamento de elétrons entre os átomos. Assim, 6 elétrons de valência compartilhados constituem justamente o número de elétrons envolvidos em ligações químicas. Como temos 2 elétrons por ligação e um total de 6 elétrons compartilhados, isto dá 3 ligações covalentes!!!!!!!!
7) E 3 ligações covalentes entre 2 átomos só pode resultar em tripla ligação, pois não existem outros átomos no entorno para participar de uma segunda ligação sigma!!!!!!!!
8) Como são 10 elétrons de valência, temos 6 deles entre N e O, 1 par não compartilhado no N e outro no O;
9) Calculando as cargas formais, temos +1 para o O e 0 para o N. A carga formal +1 do O condiz com a carga da espécie e estruturas com carga formal inferior a +2 e -2 condizem com o que se observa na prática.

Assim, N=-O(+).
Avatar do usuário
lmtosta
2 - Nerd
Mensagens: 227
Registrado em: 05 Dez 2021, 12:02
Última visita: 03-06-24
Agradeceram: 2 vezes
Abr 2023 08 18:09

Re: (MIT) Compostos isoeletrônicos

Mensagem não lida por lmtosta »

Credo, nada a ver o emoticon!!!!!!!!!
Avatar do usuário
lmtosta
2 - Nerd
Mensagens: 227
Registrado em: 05 Dez 2021, 12:02
Última visita: 03-06-24
Agradeceram: 2 vezes
Abr 2023 08 18:21

Re: (MIT) Compostos isoeletrônicos

Mensagem não lida por lmtosta »

Como o nitrogênio estabiliza melhor a carga positiva localizada no oxigênio melhor do que este último, por ser menos eletronegativo, eventualmente poderíamos pensar em uma das ligações sendo desfeitas para estabilizar o oxigÊnio com a carga positiva, "transferindo-a" para o nitrogênio, de modo que este último ficaria com 1 par não compartilhado e a carga positiva, o oxigênio ficaria com 2 pares não compartilhados, uma dupla ligação entre os átomos, uma carga formal igual a zero no oxigênio e uma carga formal igual a +1 desta vez no nitrogênio!!!!!!!!!

(+)N=O

Pelo argumento das cargas formais, tanto a estrutura da dupla quanto da tripla ligação são igualmente prováveis, pois ambas resultam em carga +1, com o outro átomo tendo carga formal nula!!!!!!!!!

Entretanto, a estrutura da dupla é particularmente interessante, pois a espécie NO consiste justamente no arranjo de dupla ligação do NO(+), porém com o elétron no lugar da carga positiva!!!!!!!!!

Bastante pertinente sua dúvida acerca da dupla ou tripla ligação no NO(+)!!!!!!!!!

Pertinente e nada trivial!!!!!!!!!!

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Resp.
    Exibições
    Últ. msg
  • Nova mensagem (PUC-MG) Isoeletrônicos
    por Perenelle » » em Química Geral
    3 Resp.
    2131 Exibições
    Últ. msg por Lucabral
  • Nova mensagem (MIT) Cinemática Vetorial
    por poti » » em Física I
    0 Resp.
    882 Exibições
    Últ. msg por poti
  • Nova mensagem Harvard-Mit - 2010 - Função
    por Auto Excluído (ID:17906) » » em Olimpíadas
    3 Resp.
    2812 Exibições
    Últ. msg por Auto Excluído (ID:17906)
  • Nova mensagem (MIT) - Derivada de Função Exponencial
    por 0rgnyx » » em Ensino Superior
    5 Resp.
    1087 Exibições
    Últ. msg por LucasPinafi
  • Nova mensagem (MIT - Harvard test) Função
    por Hanon » » em Olimpíadas
    1 Resp.
    1241 Exibições
    Últ. msg por Planck

Voltar para “Química Geral”