Física IReferencial inercial e não inercial Tópico resolvido

Mecânica: Estática e Dinâmica

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
liastudies
Avançado
Mensagens: 118
Registrado em: 04 Fev 2023, 11:11
Última visita: 03-04-24
Fev 2023 11 19:15

Referencial inercial e não inercial

Mensagem não lida por liastudies »

Boa noite, pessoal! Alguém poderia me explicar, de forma didática, o que é um referencial inercial e um referencial não inercial? Li algumas coisas e vi uma aula, mas não entendi nada! Não estudo para provas como o IME e o ITA, então nunca havia visto essa parte da dinâmica, mas acabou aparecendo para mim um exercício sobre e fiquei perdida. Aqueles exemplos de uma bolinha em um ônibus, eu estou completamente :?:

FelipeMartin
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2247
Registrado em: 04 Jul 2020, 10:47
Última visita: 21-05-24
Agradeceu: 22 vezes
Agradeceram: 12 vezes
Fev 2023 11 19:38

Re: Referencial inercial e não inercial

Mensagem não lida por FelipeMartin »

imagine que estamos numa estação de mêtro: eu estou parado dentro do trem, você está parada do lado de fora esperando o trem parar.

suponha que no vagão em que estou haja uma criança dormindo.

Qual a velocidade dessa criança?

Para mim, ela está parada. Para você, ela está andando na mesma velocidade do trem.

A medida da velocidade da criança depende do observador:

eu, por estar no mesmo vagão, me movo com a mesma velocidade da criança e, portanto, a percebo como estando parada. Você, por estar fora do vagão e com uma velocidade diferente da do trem, percebe a criança se deslocando junto com o vagão.

O mesmo se aplica a absolutamente todas as coisas: seu computador está parado na sua frente, pois você e o computador se movem com a mesma velocidade que o quarto/local em que você está (que é a mesma velocidade da parte do planeta Terra sobre a qual vc se encontra).

Isso é o referencial: é o observador fixo a partir do qual medimos as grandezas (geralmente velocidades e acelerações) que nos interessam.

Quando os observadores não aceleram entre si (como eu e a criança no exemplo hipotético), dizemos que formam referenciais inerciais entre si. Se o trem não acelerasse nem desacelerasse em relação a você, o trem também seria, para vc, um referencial inercial apesar de ter uma certa velocidade em relação a ti.

Quando existe uma aceleração entre os observadores dizemos que eles são referenciais não-inerciais entre si:

como um carro freando em relação a alguém parado do lado de fora dele.

uma roda gigante girando em relação a alguém parado fora dela. (aceleração centrípeta) etc

Uma questão interessante é a seguinte: é a Terra que se move em torno do Sol, ou o Sol que se move em torno da Terra? A resposta é: depende do referencial, pois, para nós aqui na Terra só vemos o Sol se movendo enquanto que para alguém no Sol a Terra é quem estaria se movendo. Para alguém fora dos dois, ambos estariam se movendo.

https://www.youtube.com/watch?v=tJ0qLHjUqVY

φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.
Avatar do usuário
liastudies
Avançado
Mensagens: 118
Registrado em: 04 Fev 2023, 11:11
Última visita: 03-04-24
Fev 2023 11 20:46

Re: Referencial inercial e não inercial

Mensagem não lida por liastudies »

Finalmente entendi, muito obrigada, Felipe!! Os exemplos foram ótimos e esclarecedores.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Nova mensagem Referencial Inercial e Não inercial
    por Oziel » » em Física I
    7 Respostas
    1069 Exibições
    Última mensagem por Oziel
  • Nova mensagem Referencial inercial e não inercial
    por Argean » » em Física I
    6 Respostas
    507 Exibições
    Última mensagem por Argean
  • Nova mensagem Referencial Inercial
    por Gauss » » em Física I
    1 Respostas
    232 Exibições
    Última mensagem por Gauss
  • Nova mensagem Referencial Inercial
    por ALANSILVA » » em Física I
    1 Respostas
    602 Exibições
    Última mensagem por Planck
  • Nova mensagem Energia no Referencial não inercial
    por lucasayub » » em Física I
    1 Respostas
    1064 Exibições
    Última mensagem por felix

Voltar para “Física I”