OlimpíadasComo estudar para olimípiada Tópico resolvido

Aqui devem ser postados problemas Olímpicos. Informe a olimpíada e o ano no título do tópico. Exemplo: (OBM - 2008).

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Dutra12
iniciante
Mensagens: 5
Registrado em: 28 Out 2022, 19:18
Última visita: 26-02-23
Jan 2023 06 15:20

Como estudar para olimípiada

Mensagem não lida por Dutra12 »

Boa tarde! Estou estudando para a OBM e estou usando o POTI para isso. Entretanto, eu não faço ideia de por qual área começar(Algébra, teoria dos números, etc.).Então, alguém poderia me informar sobre um cronograma ou alguma ordem de como começar a estudar para olimpíadas? Pois eu travo em basicamente todos os problemas que encontro... :(. No mais, obrigado!!!

Editado pela última vez por Dutra12 em 06 Jan 2023, 15:21, em um total de 1 vez.
FelipeMartin
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2246
Registrado em: 04 Jul 2020, 10:47
Última visita: 21-05-24
Agradeceu: 22 vezes
Agradeceram: 12 vezes
Jan 2023 06 16:55

Re: Como estudar para olimípiada

Mensagem não lida por FelipeMartin »

É uma excelente pergunta, é um trabalho muito grande. As olímpiadas são muito difíceis.

Acho que análise real é um bom lugar pra pegar a "base" da matemática moderna: o que é considerado rigoroso ou não. Então, pegar um desses pdfs ai que dão em qualquer curso universitário sobre análise real é um bom começo (desde a teoria dos conjuntos de Cantor até Cálculo Integral).
Depois é bom ler um livro/pdf de teoria dos números para ver pelo menos uma vez os conceitos básicos e os principais teoremas.

Depois disso, acho que depende muito do que você tem mais habilidade: se vc gosta mais de análise combinatória, seria bom pegar uns livros que aprofundem sobre ela e sobre grafos. Se você gosta mais de geometria, seria bom fazer o mesmo.

Acho que o ideal é você escolher uma única área e focar nela desde o começo da matéria: saber dos resultados mais elementares muito bem e depois caminhar para os mais avançados (que serão muito diversos, mas o que importa é ter contato com eles antes da prova). O POTI tem excelentes materiais pra fazer a base da matéria que você escolher. Então, escolha uma área e resolva a qualquer custo os problemas mais elementares, utilize fóruns online pra resolver os problemas em que você travar. Tem aqui, tem o math.se, tem o aops, tem várias opções.

A melhor forma pra você avançar na matéria acho que é pesquisando os temas que caem na prova que você quer prestar.

φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.
Avatar do usuário
leozitz
2 - Nerd
Mensagens: 331
Registrado em: 06 Jan 2022, 16:26
Última visita: 26-02-24
Jan 2023 07 10:35

Re: Como estudar para olimípiada

Mensagem não lida por leozitz »

olimpíada é sobre ter ideias então vc tem que entender oq está fazendo então é bom começar a tentar ter um pouco de rigor matemático, entender demonstrações mas começar com analise real é muito overkill, além disso essas coisas de ensino superior n caem na OBM (somente na OBMU mas ai é muito la pra frente e não vale a pena se vc estiver começando)

as olimpíadas geralmente tem os conteúdos divididos em 4 areas (algebra, combinatória, geometria e teoria dos números), uma coisa que me prejudicou foi focar em 1, 2 matérias apenas, eu tinha focado bastante em algebra e tn mas a prova vai cobrar todas as 4 areas (geralmente) então n adianta ser muito bom em uma coisa só, vale mais a pena estudar tudo desde o começo e sempre ir tentando melhorar na matéria que vc é mais "fraco".

ai agora para recomendar oq vc precisa fazer, vou precisar saber seu nível (n1 - 6º e 7º ano, n2 - 8º e 9º anos, n3 - ensino médio)
e tbm preciso saber se vc já sabe a matemática cobrada na escola
e tbm se vc sabe ingles
Editado pela última vez por leozitz em 07 Jan 2023, 10:36, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Dutra12
iniciante
Mensagens: 5
Registrado em: 28 Out 2022, 19:18
Última visita: 26-02-23
Jan 2023 07 14:12

!

Mensagem não lida por Dutra12 »

leozitz,

Eu me formei em 2022 e vou começar a fazer engenharia. Eu acabei conhecendo o mundo das olimpíadas muito tarde, então só posso fazer a OBMU agora. Mas, com relação à base da matemática, eu já possuo. Entretanto, o meu problema é a metodologia. Estou estudando pelo POTI para pegar a base e tudo, mas eu travo completamente nos problemas que eles passam, que são de olimpíadas internacionais. Aí eu fico meia hora em um problema e nem passo perto da solução, o que atrasa em muito meu aprendizado. Com relação ao inglês, eu consigo ler os livros tranquilamente.

No mais, muito obrigado pela ajuda!!!

FelipeMartin,
Vou dar um olhada em análise real aqui . Realmente acebei recorrendo ao POTI como você indicou. Mas você acha que os problemas dados no POTI são ideias para quem está começando? Sempre achei eles muito complexos para serem elementares... Você conhece algum material mais progressivo? Obrigado pela dica sobre como estudar os assuntos :), talvez estudar um por vez seja o mais tranquilo rsrs.

No mais, muito obrigado pela informação!!!
Editado pela última vez por Dutra12 em 07 Jan 2023, 14:23, em um total de 2 vezes.
FelipeMartin
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2246
Registrado em: 04 Jul 2020, 10:47
Última visita: 21-05-24
Agradeceu: 22 vezes
Agradeceram: 12 vezes
Jan 2023 07 14:23

Re: Como estudar para olimípiada

Mensagem não lida por FelipeMartin »

Dutra.

Um dos aspectos mais marcantes da matemática moderna é a forma com a que ela trabalha o conceito de infinito.

Desde o teorema mais elementar aos mais avançados: a base da teoria dos números são a teoria dos conjuntos (que estabelece os conjuntos infinitos dos naturais, dos inteiros e dos racionais) e o princípio da indução finita. Geometria? A reta é um conjunto infinito de pontos sobre o qual aplicamos os números reais.

Sem a familiarização com essa base, vc não vai muito longe e é a análise real que clarifica (teoricamente) essa parte. Essa tal metodologia que vc não domina é o cerne da análise real.
Editado pela última vez por FelipeMartin em 07 Jan 2023, 15:25, em um total de 1 vez.
φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.
FelipeMartin
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2246
Registrado em: 04 Jul 2020, 10:47
Última visita: 21-05-24
Agradeceu: 22 vezes
Agradeceram: 12 vezes
Jan 2023 07 14:26

Re: Como estudar para olimípiada

Mensagem não lida por FelipeMartin »

Sim, eu acho o POTI na parte teórica um dos melhores que existem. Foi lá que aprendi geometria plana. Os exercícios às vezes são mais misturados, mas a teoria é boa. Dúvidas nos exercícios vc tira online, não os deixe passar em branco.
φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.
Avatar do usuário
fibonacci
iniciante
Mensagens: 7
Registrado em: 29 Dez 2022, 10:56
Última visita: 14-03-24
Jan 2023 07 20:41

Re: Como estudar para olimípiada

Mensagem não lida por fibonacci »

Olá pessoal. Vocês acham que ainda dá pra pegar medalha na OBM nível 3 estando no 2º do em (vou fazer esse ano) e apenas começando agora a estudar pelo POTI nível 2? Já tenho algumas medalhas na OBMEP e já conhecia a OBM, mas achava os conteúdos do POTI sempre muito complexos pro meu nível. Só agora estou começando a conseguir resolver problemas do POTI nível 2, sendo que eu deveria estar conseguindo fazer do nível 3 já.
FelipeMartin
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2246
Registrado em: 04 Jul 2020, 10:47
Última visita: 21-05-24
Agradeceu: 22 vezes
Agradeceram: 12 vezes
Jan 2023 07 20:47

Re: Como estudar para olimípiada

Mensagem não lida por FelipeMartin »

fibonacci, não tenho como dizer com certeza, mas eu acho que é quase impossível. A OBM é muito difícil. Você teria que fazer um esforço homérico pra conseguir estudar matemática e as matérias do ensino médio.
φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.
Avatar do usuário
Dutra12
iniciante
Mensagens: 5
Registrado em: 28 Out 2022, 19:18
Última visita: 26-02-23
Jan 2023 09 09:04

Re: Como estudar para olimípiada

Mensagem não lida por Dutra12 »

Como os conteúdos são complexos e levam tempo para serem absorvidos, alguém tem uma dica de um cronograma semanal? Ou acham que a melhor solução mesmo é como o FelipeMartin disse: ficar muito bom em uma área e ir pulando... No mais, obrigado!
FelipeMartin
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2246
Registrado em: 04 Jul 2020, 10:47
Última visita: 21-05-24
Agradeceu: 22 vezes
Agradeceram: 12 vezes
Jan 2023 09 13:10

Re: Como estudar para olimípiada

Mensagem não lida por FelipeMartin »

Dutra12, o método é o mais rápido. Se vc tentar ficar bom em tudo de uma vez, vc vai dispersar. Esse método tem um ritmo, é bom fazer cronograma e ser o mais fiel possível . Umas duas semanas estudando 1 hora de análise todo dia, vc já abre a cabeça pra muito mais coisa (limite, conjuntos não inumeráveis, derivada, integral, série de Taylor, ...). Depois, quando vc se aprofundar num tópico só, tudo vai ser reabsorvido e bem aproveitado.

φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Nova mensagem EEAR - Quais livros estudar?
    por Borgesdasilva » » em Links e Livros
    1 Respostas
    10114 Exibições
    Última mensagem por ismaelmat
  • Nova mensagem Vale a pena estudar Relações?
    por snooplammer » » em Ensino Médio
    6 Respostas
    1308 Exibições
    Última mensagem por snooplammer
  • Nova mensagem Estudar matemática
    por carlosfse2 » » em IME / ITA
    1 Respostas
    1142 Exibições
    Última mensagem por Ittalo25
  • Nova mensagem Maneiras de estudar química
    por Deleted User 20142 » » em Off-Topic
    4 Respostas
    2259 Exibições
    Última mensagem por Auto Excluído (ID:20137)
  • Nova mensagem Prova de Linguagens ENEM - O que estudar?
    por Danibra7000 » » em Off-Topic
    1 Respostas
    1340 Exibições
    Última mensagem por Lea15

Voltar para “Olimpíadas”